Seguro com cobertura de risco: entenda como funciona

Provavelmente você já ouviu falar em seguro e nos seus mais variados tipos. Mas o que você sabe sobre seguro com cobertura de risco? Neste artigo, você vai entender como funciona, aprender como renovar a sua apólice e como solicitar a indenização.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Seguro com cobertura de risco

Em primeiro lugar, é importante mencionar que os seguros têm o objetivo de assegurar o pagamento de uma indenização ao segurado ou aos seus beneficiários, desde que o fato ocorrido seja coberto pela apólice, conforme o contrato.

O seguro de pessoas pode ofertar uma variedade de coberturas de risco, sendo a cobertura por morte a mais comum. Para que você possa visualizar melhor, confira alguns exemplos de seguros com cobertura de risco:

  • Seguro de vida;
  • Seguro funeral;
  • acidentes pessoais;
  • Educacional;
  • Seguro viagem;
  • Prestamista;
  • Seguro de diária por internação hospitalar;
  • Seguro de perda de renda;
  • Diária de incapacidade temporária.

Logo, independente do produto que você tenha contratado, se algum caso coberto pelo seu seguro lhe acontecer, você deverá comunicar o fato à operadora e apresentar a documentação necessária. Após isso, a seguradora efetuará o pagamento da indenização em um prazo máximo de trinta dias.

Vale ressaltar que, qualquer pessoa pode ter um seguro para chamar de seu, basta querer assegurar uma proteção extra para si mesmo e para quem você ama.

Seguro de vida X Seguro de acidentes pessoais

Já imaginou se acontece alguma coisa com o provedor da renda de sua família? É um momento triste e que traz consequências ruins, como: dificuldades financeiras, queda no padrão de vida, endividamento e outras.

O seguro de vida e de acidentes pessoais funcionam como uma proteção financeira para o segurado e seus beneficiários diante da ocorrência de alguma fatalidade coberta pelo contrato. Mas você sabia que existem algumas diferenças entre os dois produtos? Então, a gente vai te contar!

imprevistos-banner-2

Antes de mais nada, a principal cobertura do seguro de vida é o falecimento do segurado, seja por causa natural ou acidental. Entretanto, você também pode optar por contratar coberturas adicionais e tornar a apólice ainda mais completa. Além disso, possui um custo maior e o valor varia de acordo com a idade do titular.

Já o seguro de acidentes pessoais possui uma cobertura mais restrita que o produto anterior, pois só indeniza quando acontece algum acidente pessoal coberto. Porém, também tem seus pontos positivos: menor custo e não faz diferenciação entre jovens e idosos.

Renovação do seguro de vida

Se você já contratou um seguro de vida para você, provavelmente já deve ter surgido dúvidas no que diz respeito à renovação da apólice. Aqui, há algumas informações que não podem passar despercebidas.

Em primeiro lugar, é preciso saber que nem você nem a seguradora são obrigados a renovar apólices após o fim da vigência. Portanto, se por algum motivo, você não deseja efetuar a renovação, é necessário comunicar à seguradora com antecedência (já prevista nas normas).

Outro ponto que devemos mencionar é o seguinte fato: não há obrigatoriedade de renovação, mesmo que as apólices já tenham sido renovadas ao longo de vários anos.

Além disso, se você optar pela não renovação, saiba que ainda é possível contratar uma nova apólice, ainda que não seja com as mesmas coberturas e condições contratuais.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como solicitar a indenização?

Caso ocorra algum sinistro, o segurado deverá entrar em contato com a seguradora e comunicar o ocorrido imediatamente. Feito isso, você precisará preencher um formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação necessária, prevista nas condições contratuais.

Vale ressaltar que, a documentação exigida varia de acordo com o caso coberto pelo seguro. Então, é essencial que você fique atento(a) às normas da sua apólice!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Seguro com cobertura de risco: para concluir

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou de saber mais sobre o seguro com cobertura de risco? Saiba que nunca foi tão fácil receber ainda mais informação: basta assinar nosso newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *