Seguro de carros antigos: descubra como funciona e se vale a pena contratar

Muitas pessoas, principalmente no Brasil, possuem carros antigos. No entanto, a contratação de um seguro para protegê-los fica em segundo plano, devido ao alto custo desses contratos. No entanto, existem assistências e coberturas voltadas para esses tipos de veículos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

No artigo a seguir, tiramos todas as suas dúvidas sobre a contratação de seguro para carros antigos. Confira!

Carro antigo, carro usado e carro seminovo

Antes de saber como contratar um seguro para carros antigos, vamos entender como diferenciá-los? O carro seminovo, precisa ter até 3 anos de fabricação e menos de 20 mil quilômetros rodados.

O carro usado, precisa ter mais de 3 anos de fabricação e 20 mil quilômetros rodados, além de outro fatores como o estado da lataria, motor, embreagem e histórico de batidas.

O carro antigo é aquele que já saiu de linha e não é mais fabricado. Pode ter 10, 20 ou mais de 30 anos de fabricação. No caso desses últimos, existe a placa preta, que é um atestado de originalidade do carro com mais de 30 anos.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como funciona seguro de carros antigos

Primeiro, vamos começar com o tema mais polêmico sobre isso. Sim, geralmente seguro de carros antigos, com mais de 10 anos, é mais caro.

Isso se deve à falta de peças no mercado para a reposição. Por isso também, eles são mais visados pelos bandidos, para roubo e furto, com o objetivo de retirar as peças para revenda ilegal.

Outro fator para o alto preço do seguro para carros antigos são os altos riscos de colisões. Muitos carros antigos não têm muita segurança, como freios ABS, cintos de três pontos nos bancos traseiros e dianteiros, airbags e outros equipamentos atualmente obrigatórios em veículos automotivos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Vale a pena contratar?

Carros antigos são um patrimônio de alto valor, tanto histórico quanto financeiro e por isso devem ser segurados.

Geralmente as seguradoras não aceitam contratos para carros com mais de 30 anos de fabricação. No entanto, existem algumas alternativas que podem ser aceitas, por diminuir o risco para a seguradora, ao mesmo tempo que protege o carro segurado.

imprevistos-banner-2

Um deles é contratar um seguro com rastreador. Assim, no caso de roubo, furto ou perda, o carro é rapidamente localizado pela seguradora, por causa do localizador implantado no veículo.

Ele dificulta a ação dos bandidos, avisando a polícia imediatamente em casos de roubos ou furtos.

Outro seguro que pode diminuir os prejuízos para a seguradora caso ocorra alguma coisa é o seguro para terceiros.

Nele, o risco de colisões é amenizado, pois, caso haja alguma batida, o seguro cobre o carro da pessoa que sofreu o dano, sem problemas para o condutor do carro antigo nem para a seguradora.

Muitas seguradoras recusam o seguro de carros antigos, para não ter que repôr peças nos casos de perda parcial do veículo.

No entanto, a maioria delas apresentam aos consumidores seguros especialmente para carros com mais de 25 anos de fabricação.

Por isso, quando for contratar um seguro de carros antigos, entre em contato com a corretora Cedro!

Ela trabalha com diversas seguradoras e pode apresentar a você uma cotação em tempo real, para você comparar na hora! Caso prefira não sair de casa, entre em contato com a Cedro e faça uma cotação online.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou do conteúdo? Então assina e newsletter da Cedro. Aproveite o ambiente virtual e leia nosso outros artigos sobre seguro auto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *