Seguro de vida x acidentes pessoais: saiba as diferenças e quando contratar

Todos nós fazemos planos constantemente, mas também é preciso lembrar que estamos sujeitos à sofrer imprevistos e tudo pode mudar em apenas um piscar de olhos. Então, eis que surge a dúvida: seguro de vida x acidentes pessoais: qual a melhor opção para mim?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Você vai terminar a leitura deste artigo com o conhecimento de como funciona cada um desses produtos e quais são as diferenças existentes entre eles. Então, não perca nada e boa leitura!

Quem pode fazer parte do seguro de vida?

De antemão, no momento da contratação do seu seguro de vida, é possível que a seguradora te dê a possibilidade de incluir cônjuge e/ou filho(s) como seus dependentes no seguro. Dessa forma, todos eles passam a se tornar segurados (dependentes), assim como você.

Mas quais são as regras para essa inclusão? Não tem como te dar uma resposta precisa, pois as normas podem variar de acordo com as empresas.

Tipos de seguro de vida

Basicamente, o seguro de vida é dividido em dois grupos. A seguir, veja quais são e como funciona cada um deles:

  • Individualé contratado por uma única pessoa, a qual entra em contato com a seguradora e possui a livre escolha das coberturas que deseja e o plano a ser contratado. Além disso, ainda é possível negociar qual será a forma de pagamento.
  • Coletivoo seguro de vida em grupo (ou coletivo) é contratado por uma empresa, sindicato ou associação. Neste caso, as pessoas vinculadas às instituições contam com a proteção do seguro e ainda é possível optar quem vai arcar com os custos: se a empresa paga o valor integral ou se os custos serão divididos entre organização e colaborador.

Quem pode fazer o seguro de acidentes pessoais?

Antes de mais nada, o seguro de acidentes pessoais oferece cobertura para casos de morte e invalidez permanente (total ou parcial) decorrente de algum acidente.

imprevistos-banner-2

Dessa forma, esse produto é mais indicado para aquelas pessoas que trabalham em cargos, cujas funções oferecem riscos. Além disso, esse tipo de seguro também é recomendado para outro grupo: os indivíduos que necessitam dispor de boas condições de saúde para cumprir com as suas responsabilidades profissionais.

Seguro de vida x acidentes pessoais: quais são as diferenças?

Com relação às diferenças existentes entre seguro de vida e acidentes pessoais, é fundamental mencionar as duas principais divergências. Confira:

  • Cobertura

Primeiramente, nós temos o seguro de acidentes pessoais, o qual possui uma cobertura mais restrita (ou limitada), cobrindo apenas aqueles casos de falecimento do segurado e de invalidez permanente do mesmo.

Por outro lado, o seguro de vida oferece uma cobertura maior, com cobertura básica para morte decorrente de causas naturais ou acidentais. Além disso, há a possibilidade de contratar assistências adicionais, agregando ainda mais proteção para você e sua família.

  • Valor

A segunda principal diferença entre os produtos em questão é com relação ao valor de cada um. De um lado, o seguro de vida oferta ampla cobertura, mas possui o custo um pouco mais alto e ainda considera a idade como fator que influencia no cálculo do valor do seguro.

Já no seguro de acidentes pessoais, o valor costuma ser mais em conta. Isso acontece pelo fato da cobertura ser mais restrita, bem como de não levar em consideração o fator idade para influenciar o valor final.

Quando contratar o seguro de vida?

De antemão, é possível contratar um seguro de vida a qualquer momento, independente da idade que você tenha. Contudo, é válido ressaltar que é comum as seguradoras só aceitarem que o contrato seja efetuado se a pessoa tiver 65 anos, no máximo.

Portanto, não existe um momento certo para isso. Se você se preocupa com seu futuro e da sua família, você pode fazer o seu seguro de vida agora mesmo!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Quando contratar o seguro de acidentes pessoais?

Assim como o seguro de vida, o seguro de acidentes pessoais é indicado para aquelas pessoas que desejam proteger o seu futuro e de sua família, especialmente para aqueles indivíduos que exercem alguma profissão de risco.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Seguro de vida x acidentes pessoais: proteja-se

Independente do seguro que você escolha, é fundamental contar com o apoio de um profissional especializado. Então, fale com um de nossos corretores e faça a sua simulação!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Tome nota: você não precisa escolher entre seguro de vida x acidentes pessoais, pois é possível contratar os dois e garantir ainda mais proteção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *