Seguro para financiamento imobiliário: esclareça suas principais dúvidas

Financiar o imóvel é a solução de muitos brasileiros para conquistar a tão sonhada casa própria. Entretanto, o processo – que pode ser negociado em bancos ou construtoras – costuma gerar muitas dúvidas nos futuros moradores. Uma das mais comuns é o seguro para financiamento imobiliário.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Conhecida como “seguro habitacional”, essa garantia é obrigatória na solicitação do crédito imobiliário, oferecendo benefícios para todas as partes envolvidas. Saiba mais sobre o assunto e informe-se antes de bater o martelo no seu financiamento!

Seguro para financiamento imobiliário: o que é e por que é necessário?

O seguro para financiamento imobiliário ou seguro habitacional é uma garantia oferecida para toda a operação de aquisição ou construção de um imóvel. Como mencionamos, a medida é vantajosa para todas as partes envolvidas, assegurando os direitos do comprador, sua família e a instituição financeira.

Com o seguro habitacional, a família tem direito a permanecer com o imóvel na ausência da pessoa que realizou o empréstimo, devido à morte ou invalidez permanente.

O seguro garante, ainda, direito à reconstrução ou indenização em casos de danos físicos ao imóvel. Esses danos ficam sujeitos aos riscos contemplados pelo serviço, que podem incluir alagamentos, incêndios, terremotos e outras catástrofes naturais.

Por sua vez, a instituição financeira ou seguradora que concedeu o financiamento também é protegida, já que o seguro garante a quitação da dívida.

Quais são os tipos de seguro habitacional?

São dois tipos ou modalidades de seguro habitacional:

  • Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação (SFH);

  • Seguro Habitacional em Apólices de Mercado.

O primeiro é voltado para os imóveis financiados pelo SFH, sendo obrigatório para os mesmos. Nesse caso, as condições do seguro seguem um padrão e são disponibilizadas em uma única apólice para todas as seguradoras. Vale acrescentar que o governo federal ]participa da operação do Sistema Financeiro de Habitação.

Já as apólices de mercado são aplicadas para os imóveis que estão fora do SFH. Aqui, cada uma das seguradoras gerencia sua carteira de seguros para financiamento imobiliário.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Quais são as coberturas?

  • MIP – Morte e Invalidez Permanente do Mutuário: essa cobertura garante a quitação do saldo devedor do financiamento se houver falecimento ou invalidez permanente do mutuário (contratante do empréstimo) ou de um dos integrantes da renda familiar, se assim for previsto no acordo.

  • DFI – Danos Físicos ao Imóvel: é a cobertura que abrange os prejuízos ao imóvel ocasionados por eventos externos. Dentre os riscos cobertos, estão explosão, inundação, desmoronamento total e parcial, queda de raio e destelhamento. A indenização prevista é correspondente ao valor necessário para reparar os prejuízos, deixando o imóvel nas mesmas condições de antes.

É importante destacar: na compra de um imóvel financiado pelo SFH, o mutuário ou solicitante do empréstimo deve obrigatoriamente contratar as duas coberturas acima.

Da mesma forma, para imóveis financiados fora do SFH, as instituições financeiras costumam exigir a contratação de no mínimo a MIP e a DFI.

Nesse sentido, existem também outras coberturas adicionais, a exemplo de assistência funeral e atendimento a emergências domiciliares. Caso haja interesse do contratante,  é preciso ajustar os termos do contrato a depender dos objetivos e necessidades do segurado.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Seguro para financiamento imobiliário: tranquilidade e proteção contra imprevistos

Por fim, é importante lembrar que o seguro habitacional (que é obrigatório em todas as instituições financeiras) tem seu valor embutido nas prestações do financiamento.

Garantindo mais tranquilidade e segurança para o processo, o seguro visa proteger o consumidor e seus bens de possíveis contratempos e imprevistos. Para evitar problemas, leia o contrato com atenção e entenda todos os detalhes das coberturas. Esse cuidado vale a pena!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Esperamos que este conteúdo seja útil na contratação do seu seguro para financiamento imobiliário! Para receber novos artigos da Cedro Corretora de Seguros, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *