Semaglutida para emagrecer: o remédio para diabetes contra obesidade

Se você é portador de diabetes, talvez já tenha ouvido falar em um remédio chamado semaglutida. Mas você sabia que ele pode ser utilizado também com o intuito de emagrecimento? Não? Então, a Corretora Cedro te explica mais sobre a semaglutida para emagrecer.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, você vai aprender mais sobre o que é a semaglutida, quais são os riscos deste medicamento e se realmente funciona para a perda de peso. Ficou interessado pelo tema? Basta continuar lendo o texto e prestar atenção em cada informação. Boa leitura!

O que é semaglutida?

Antes de mais nada, a semaglutida (também conhecida pelo nome comercial Ozempic) é um medicamento para a diabetes lançado recentemente aqui no Brasil, mais especificamente em 2019.

Entretanto, a preocupação está relacionada com o seu uso indiscriminado com a finalidade de perder peso, ou seja, a pessoa não tem prescrição médica e, portanto, não conta com um acompanhamento médico específico. Algumas pessoas até agendam uma consulta com um endocrinologista e conversam sobre a semaglutida para emagrecer, mas outras seguem apenas as informações obtidas através da Internet.

Para finalizar este tópico, nós gostaríamos de te alertar que o uso da semaglutida para emagrecer está sendo transmitido por meio de grupos de WhatsApp e no Facebook por pessoas que trocam relatos e dicas. Portanto, tenha cuidado e não acredite fielmente em tudo que é veiculado!

Semaglutida para emagrecer funciona?

De acordo com a bula do medicamento, a semaglutida deve ser administrada para o tratamento da diabetes tipo 2, pois aumenta a secreção de insulina. Mas será que o remédio realmente é eficaz no processo de emagrecimento?

Devido ao fato da semaglutida ter capacidade de retardar o esvaziamento do estômago e provocar uma sensação de saciedade por mais tempo, este medicamento tem sido utilizado para a perda de peso. Porém, a verdade é que apesar de ter demonstrado esse efeito emagrecedor, os estudos clínicos só foram realizados em pacientes diabéticos.

O estudo STEP1 foi publicado na revista New England Journal of Medicine e trouxe dados animadores: 69,1% dos pacientes conseguiram perder 10% do seu peso corporal inicial e 50,5% perderam 15% do peso.

Embora os resultados tenham sido promissores, ter cautela ainda é necessário, porque a dose administrada no estudo é bem maior do que a dose comercializada. Sendo assim, a possibilidade da pessoa sofrer com mais efeitos colaterais é maior.

Semaglutida: riscos e contraindicações

Assim como todo medicamento, a semaglutida também possui seus riscos e contraindicações, principalmente se for utilizado sem orientação médica. A seguir, confira os efeitos colaterais mais comuns:

  • Enjoos;
  • Alterações intestinais;
  • Vômitos;
  • Alergia a algum componente do remédio;
  • Reação inflamatória no local da picada.

Além disso, as pessoas que optam pelo uso da semaglutida para emagrecer correm grandes riscos de sofrer com novo ganho de peso após o final do tratamento. Aqui, vale ressaltar que alimentação saudável e prática de exercícios físicos são fundamentais no processo de emagrecimento

No que diz respeito às contraindicações, especialistas afirmam que a semaglutida é contraindicada para as gestantes, lactantes, pacientes com problemas no fígado ou pâncreas ou com histórico familiar de câncer de tireoide.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Tratamento contra a obesidade

Como dito anteriormente, a semaglutida é um medicamento utilizado para o tratamento de diabetes tipo 2 e, recentemente, tem sido estudada para avaliar se é realmente eficaz contra a obesidade.

Ainda sobre o estudo mencionado em tópicos anteriores, o resultado nos mostrou que, aproximadamente, mais de 60% dos participantes conseguiram perder peso. Vale ressaltar que a perder de 10% a 15% do peso corporal é recomendada para pessoas que sofram com muitas complicações decorrentes do sobrepeso e da obesidade.

Apesar de existirem estudos que indicam que a semaglutida para emagrecer funciona, o medicamento ainda não foi aprovado para esta finalidade. Sendo assim, é indispensável que você converse com um endocrinologista de sua confiança.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Semaglutida para emagrecer: saiba mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Por fim, gostaríamos de mencionar que este artigo foi produzido para alertar e informar sobre a semaglutida para emagrecer, um tema que causa preocupação e que traz esperança às pessoas que estão acima do peso. Agora, que tal assinar nosso newsletter e ficar por dentro de outros conteúdos que vão ajudar na sua vida como um todo? É simples, rápido e gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *