Síndrome Consuptiva e o emagrecimento sem saúde

Emagrecimento rápido, perda acelerada de massa magra corporal e atrofia muscular. Esses são alguns dos sintomas da síndrome consuptiva, que também é conhecida como síndrome do definhamento ou síndrome de Wating.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Você já tinha ouvido falar dela?

Atualmente, o transtorno vem se tornando cada vez mais comum entre jovens e adultos. E, devido a falta de informação, muitas pessoas não sabem identificar rapidamente o problema.

Por isso, hoje, vamos te explicar mais sobre as causas e tratamentos para a síndrome consuptiva. Afinal, ela é complexa e está associada à outros problemas de saúde.

O que é a Síndrome Consuptiva?

Primeiramente, a síndrome do definhamento é caracterizada pela perda de mais de 10% do peso basal do corpo entre o período de um semestre à um ano.

Ela causa o emagrecimento involuntário e a atrofia muscular, prejudicando a qualidade de vida do paciente.

Além disso, o grande problema é que a síndrome consuptiva está associada à outras questões mais sérias como a desnutrição, por exemplo. Nesse caso, a patologia pode ser gerada por diversos fatores.

Portanto, fique atento à má alimentação e também aos sinais do corpo que indicam má absorção de nutrientes. Além disso, é fundamental não seguir dietas extremas. Elas podem causar a desregulação do metabolismo e causar a desnutrição.

Como descobrir se você tem a síndrome consuptiva?

O primeiro passo para identificar o transtorno é avaliar seu peso. Está perdendo muita massa corporal nos últimos 6 meses?

Além disso, você experienciou perda de apetite ou, ao contrário, tem sentido muita fome nos últimos tempos? Se sim, confira algumas situações atreladas à síndrome consuptiva:

  • Aumento de apetite: atrelado a diabetes desregulada, hipertiroidismo, feocromocitoma, síndrome de má-absorção.
  • Perda de apetite: pode estar associada a patologias como o câncer, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tabagismo, doenças crônicas e gastrointestinais.

Já no caso de doenças auto-imunes, como a AIDS, a perda de peso pode ser acompanhada por diarréia, fraqueza ou febre maior que 38 ºC no período de 30 dias.

E atenção! Doenças psicológicas e psiquiátricas também estão relacionadas à síndrome consuptiva.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Síndrome Consuptiva: diagnóstico e tratamento

Por fim, procure um médico caso tenha percebido algum desses sintomas descritos acima. A primeira parte do diagnóstico é uma avaliação do seu quadro clínico atual.

Posteriormente, é fundamental realizar testes de laboratório (exame de sangue, por exemplo) e exames de imagem para descobrir as causas da síndrome consuptiva.

Após realizar o laudo, o seu médico irá indicar o tratamento mais adequado ao seu caso.

Geralmente, o primeiro passo é reestabelecer a massa corporal e restaurar o funcionamento do metabolismo. Exercícios de resistência e esteróides anabolizantes são alguns dos tratamentos aconselhados aos pacientes.

Porém, o seu tratamento pode ser diferente e, por isso, não aconselhamos a auto medicação. Procure um profissional, investigue o problema a fundo.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Acesse mais conteúdos sobre saúde!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou da explicação? Então assine a newsletter da CEDRO! Você vai receber periodicamente mais conteúdos informativos sobre saúde, bem estar e convênios médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *