Tabela FIPE: saiba para que serve e como consultá-la

Pensando em comprar um carro, mas não sabe por onde começar? A tabela FIPE  pode te ajudar a escolher a melhor opção. Leia o artigo e conheça mais sobre essa ferramenta gratuita. Além disso, aprenda como utilizá-la para economizar dinheiro e fechar o melhor negócio.

Afinal, a tabela FIPE é um aliado na hora de achar o veículo perfeito para o seu dia-a-dia.

Tabela FIPE: o que é e pra que serve?

Basicamente, o conceito da tabela FIPE é simples! Ela é uma lista mensal que analisa os preços médios de veículos vendidos no Brasil. São alisados carros, motos e caminhões.

O serviço foi criado pela pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e leva em consideração as marcas consolidadas país (ex: Ford, BMW, Fiat, Mercedes, Chevrolet, Honda, Hyundai etc).

Sendo assim, a tabela FIPE pode ser muito útil na hora de comprar, trocar ou vender o seu automóvel. Isso porquê ela é uma estimativa real das negociações e avaliações de diversos modelos vendidos no país.

Consequentemente, você poderá escolher modelos que cabem no seu bolso.

Como utilizar a tabela FIPE?

Agora, avalie a média de preço dos modelos de veículos através do site oficial da tabela Fipe. É fácil. Entre na página, ou baixe o aplicativo para android ou sistema IOS.

Depois disso, é só consultar o que você procura. O serviço avalia modelos de carros e micro-ônibus a partir de 1985 e 1981, respectivamente. Além de motos.

Porém, esse valor é apenas uma aproximação.

Existem outros fatores que podem influenciar o preço real:

  • Região do país;
  • Ano em que o veículo foi produzido;
  • Estado de conservação ( o carro é novo ou usado?);
  • Cor do veículo;
  • Acessórios adicionais (airbag, estofamento especial, fechaduras automáticas, alarme, insulfilme, etc).

Sendo assim, as condições de oferta vão variar de acordo com essas e outras especificações do carro. Além do modelo, a política de preço de cada fábrica ou revendedora de automóveis também é um fator crucial.

ADICIONAL: A FIPE também conta com parceiros que analisam os valores de carros e motos usados, novos ou seminovos. Um exemplo disso é o serviço oferecido pelo site da webmotos.

O que a tabela FIPE não leva em consideração?

Mas, atenção: se você está procurando caminhões, é importante saber que o site só avalia o preço do chassi-cabine. Ou seja, a tabela não leva em conta os preços da carroceria.

Além disso, as vendas especiais também não estão inclusas na análise da Tabela FIPE. Confira o que ela não analisa:

  • veículos importados de maneira independente;
  • automóveis blindados, transformados ou de fabricação própria;
  • veículos para revenda ou para fretista;
  • veículos para vendas especiais como para o governo, por exemplo.

E aí, o artigo sobre a tabela FIPE te ajudou? Assine a newsletter da CEDRO para receber mais conteúdos como esse, ou fale com a gente pelo Facebook, Twitter ou Instagram.