Tártaro no dente: o que é, causas, como prevenir e como remover

Também conhecido como cálculo dental, o tártaro é uma placa bacteriana, causada por maus hábitos de higiene bucal. Se deixado muito tempo em contato com os dentes, as bactérias acumuladas na placa podem trazer complicações, como mau hálito, cáries e gengivite.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tire todas as suas dúvidas sobre esse problema em nosso texto!

O que é o tártaro?

É um acúmulo de bactérias nos dentes e, com o passar do tempo, essa cobertura, antes esponjosa e maleável, endurece. Sendo assim, a escovação não consegue remover o tártaro endurecido, sendo preciso a intervenção do dentista.

O que pode causar?

Uma das principais causas do tártaro é a falta ou insuficiente higiene bucal. Muitas pessoas acham que a escovação diária, bem como o uso do fio dental e enxaguante bucal são perda de tempo. Quando os dentes não estão bem cuidados, as bactérias se multiplicam no esmalte dos dentes e aparece o tártaro.

Como saber se tenho?

O tártaro supragengival é mais fácil de ser identificado, pois aparece próximo à gengiva e tem coloração branca ou amarela. Muitas vezes, o próprio paciente o identifica e o remove com a escovação adequada, desde que a placa ainda não esteja endurecida.

Já o tártaro subgengival se forma abaixo da gengiva e é invisível a olho nu. No entanto, visitas periódicas ao dentista podem identificá-lo e removê-lo, pois ele precisa de uma técnica mais especializada para ser retirado. A sua coloração também muda e costuma ser mais escuro e esverdeado.

Gengivite é igual a tártaro?

Não, mas uma das causas da gengivite é a placa bacteriana que, se crescer muito, pode atingir a gengiva e causar uma inflamação.

Caso ela ainda esteja grudenta, uma boa higienização, com escovação, fio dental e enxaguante bucal pode remover a placa.

No entanto, se ela estiver endurecida, pode ser necessário até mesmo uma raspagem no local, feita geralmente por periodontista.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como prevenir?

Escovação diária, no mínimo duas vezes ao dia, por dois minutos. Não se esqueça de usar o fio dental, pois ele remove a placa entre os dentes e em locais que a escova não alcança.

Outra dica é cuidar da alimentação e evitar os alimentos doces ou carboidratos, pois eles favorecem o aparecimento da placa bacteriana.

Visite seu dentista uma ou duas vezes ao ano, ou a cada seis meses. Ele é responsável por fazer um limpeza completa e cuidar da saúde dos seus dentes. No entanto, o dentista só complementa a limpeza, pois todos os dias você já deve fazer a sua.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Quais tratamentos?

Geralmente, a remoção do tártaro é feita pelo dentista, por meio de raspagem. O ultrassom é usado para remover a parte mais espessa da placa bacteriana.

Após o procedimento, é feito um polimento dos dentes, para clarear as manchas e os deixar mais saudáveis.

Muitas pessoas acreditam que soluções caseiras, como bicarbonato de sódio, são eficazes para remover o tártaro. Não são, inclusive o excesso desse material pode remover o esmalte dos dentes e deixá-los mais fracos.

Dessa forma, basta ter uma higiene bucal diária e eficiente para evitar o tártaro. Prevenir, no caso da saúde bucal, é melhor do que fazer o tratamento de raspagem, por causa da dor e dos custos.

Afinal, se você pode cuidar da sua saúde, não precisa gastar tempo e dinheiro com cirurgias. Consulte o seu dentista regularmente ou quando for necessário.

Agora que você já sabe tudo sobre o tártaro, continue conosco!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

O blog da Cedro tem tudo o que você precisa saber sobre qualidade de vida, saúde e finanças. Clique aqui, assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *