Tratamento de suor pelo plano de saúde: conheça a simpatectomia

Você já se sentiu constrangida por suar excessivamente e acabar com aquela mancha na camisa? Se sim, saiba que essa condição é chamada de hiperidrose. Mas será que é possível fazer o tratamento de suor pelo plano de saúde?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

No decorrer deste artigo, nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e você vai poder conhecer mais sobre a hiperidrose, descobrir se é possível fazer o tratamento pelo plano de saúde e como funciona.

Tratamento de suor pelo plano de saúde

Você não tem culpa por sofrer com suor excessivo, mas também ninguém merece sofrer com esse constrangimento, não é mesmo? A condição que causa essa produção excessiva de suor é a hiperidrose e cerca de 3% dos brasileiros sofrem com isso.

Mas você sabia que o suor também desempenha um papel fundamental no nosso corpo? Sim, pois ele é o responsável por controlar a temperatura corpórea, principalmente durante a prática de alguma atividade física ou diante de temperaturas elevadas.

imprevistos-banner-2

Quando essa atividade das glândulas sudoríparas é bastante alta, acontece a transpiração excessiva. Apesar de não ser uma condição que cause algum risco à vida, é uma situação que pode ser bastante constrangedora para quem sofre com ela.

A hiperidrose provoca suor excessivo em áreas como pés, mãos, face e axilas. Mas se você sofre com essa condição, não precisa se desesperar, pois é possível realizar o tratamento de suor pelo plano de saúde.

Especialista em tratamento de suor pelo plano de saúde

De antemão, o profissional mais indicado para tratar a hiperidrose é um médico que tenha título de especialista em cirurgia torácica e que tenha habilitação para videotoracoscopia.

Se você ainda possui dúvidas quanto à qualificação do profissional, você pode verificar a aptidão do médico no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.

Afinal, quais são as opções de tratamento?

Antes de mais nada, o tratamento para a hiperidrose vai depender de cada caso e apenas um profissional especializado pode determinar qual a melhor opção para tratar essa condição. Confira agora algumas formas de tratamento:

  • Medicamentos: uso de drogas colinérgicas podem ajudar a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas. É eficaz para alguns pacientes, mas é pouco receitada e possui alguns efeitos colaterais, como: boca seca, problemas com a micção e tontura.
  • Antitranspirante: o médico pode aconselhar o uso de antitranspirantes mais fortes para controlar a sudorese excessiva.
  • Toxina botulínica: a substância pode ser injetada nas mãos, axilas ou nos pés para bloquear a transpiração. É temporária e o principal ponto negativo é o incômodo no momento da aplicação.
  • Iontoforese: esse procedimento utiliza a eletricidade para “desligar” as glândulas sudoríparas. Também é temporária e é mais eficaz para o suor excessivo nas mãos e nos pés.
  • Simpatectomia: quando o tratamento clínico não surte o efeito esperado, o médico pode sugerir essa cirurgia.

Simpatectomia torácica para hiperidrose

Como foi dito anteriormente, a simpatectomia é recomendada quando o caso não responde aos tratamentos clínicos. A cirurgia é realizada sob anestesia geral, em ambiente hospitalar e é minimamente invasiva.

Mas quem pode fazer a simpatectomia? A resposta é simples: todos os pacientes que se sentem incomodados com a hiperidrose. Basta procurar o médico especializado para avaliar o seu caso.

A contraindicação se dá nas seguintes situações: portadores de insuficiência respiratória ou cardíaca grave, obesidade extrema, diabético(a) descompensado(a) e que possui alguma sequela de doença pleural.

Além disso, o paciente já pode sentir diferença quando acordar, pois o efeito é imediato e, no dia seguinte já pode receber alta, desde que não haja complicações.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Simpatectomia tem efeitos colaterais e complicações?

Apesar de ser um procedimento simples, a simpatectomia pode trazer algumas complicações e alguns efeitos colaterais, assim como qualquer outra cirurgia.

Vamos começar te apresentando alguns efeitos colaterais que podem acontecer. Veja quais são:

  • As mãos podem ficar muito secas, especialmente nos primeiros meses;
  • Pode acontecer o que chamamos de sudorese compensatória, ou seja, você começa a suar em outras partes do corpo.

Apesar de ser em menor número, as complicações podem surgir. Conheça:

  • Queda da pálpebra;
  • Colabamento pulmonar;
  • Pneumotórax;
  • Perfuração do pulmão;
  • Hemotórax residual.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Vantagens de se tratar pelo plano de saúde

Em primeiro lugar, as vantagens de tratar a hiperidrose pelo plano de saúde são inúmeras, tais como: escolher um profissional de confiança, não precisa ficar na lista de espera e a solução do problema é rápida e efetiva.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Se você ainda não tem um plano de saúde, chegou a hora de contratar o seu para poder fazer o tratamento de suor pelo plano de saúde e usufruir de tantos outros serviços. Portanto, fale com um de nossos corretores e faça a sua simulação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *