Tratamento para HPB: saiba tudo sobre Hiperplasia Prostática Benigna

A HPB acomete principalmente homens mais velhos, alguns conseguem conviver bem com ela, mas outros precisam buscar tratamento. Neste texto, vamos explicar o que você precisa saber sobre essa condição e sobre o tratamento para HPB.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

O que é HPB?

HPB é a sigla para Hiperplasia Prostática Benigna e é o crescimento da próstata. Como o próprio nome já diz, é benigno, ou seja, não tem relação com o câncer.

Primeiramente, é importante entender que o aumento da próstata pode ir comprimindo a uretra e causando uma obstrução urinária.

Devido a essa obstrução, complicações podem ocorrer. Consequentemente, é muito importante buscar tratamento, que, além de prevenir complicações, melhora qualidade de vida dos pacientes.

As alternativas para o tratamento para HPB vão de medicamentos à cirurgia.

Causas da Hiperplasia Prostática Benigna

As causas ainda não são conhecidas. Mas muitos especialistas afirmam existir uma relação hormonal, principalmente com a testosterona.

Além disso, a idade e o histórico familiar também apresentam grande relação com o desenvolvimento da HPB.

Em suma, a idade é determinante, sendo mais comum a partir dos 50 anos e aumentando os casos a medida que o homem envelhece.

Sintomas da HPB e o que fazer?

Como falado anteriormente, o aumento da próstata pode comprimir a uretra, o que leva aos seguintes sintomas:

  • Jato urinário fraco e com interrupções;
  • Esvaziamento incompleto da bexiga;
  • Desejo constante de urinar, inclusive quando o homem está dormindo;
  • Dificuldades de começar a urinar;
  • Gotejamento no final da micção;
  • Urgência em urinar.

Além desses sintomas, pode ocorrer sangue na urina e sensação de dor e queimação.

Muitos homens com HPB não apresentam sintomas. Mas, se o homem sentir alguns dos sintomas citados, é necessário procurar um urologista para o diagnóstico e tratamento.

Prevenção da HPB

Há alguns estudos que relacionam o alto consumo de gorduras e de zinco com o aumento de chances de desenvolver uma HPB sintomática. Além disso, há relações também com a obesidade. Sendo assim, é importante o homem ter uma dieta balanceada como forma de prevenção.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Complicações da HPB

Quando não tratada, as complicações da HPB podem chegar a ser sérias. Por exemplo, quando o crescimento da próstata gera obstrução da urina, o esforço dos rins pode aumentar, causando impedimento da função renal.

Além disso, a retenção urinária pode levar a infecções urinárias que podem se tornar graves, além de cálculos na bexiga.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tratamento para HPB

O tratamento para HPB se faz necessário quando é sintomático e tem como objetivo aliviar esses sintomas e impedir complicações.

Felizmente, existem muitos tratamentos para evitar as complicações indesejadas. Pode ser com medicamentos ou cirúrgico. Os principais são:

  • RTU: procedimento mais comum que remove parte da próstata com um instrumento cirúrgico.
  • Termoterapia transuretral de micro-ondas ou hipertermia: destrói o tecido da próstata por meio do calor de micro-ondas.
  • Eletrovaporização transuretral: utiliza vaporização elétrica.
  • Tratamentos mais recentes: utilizam injeção de água quente sob pressão na próstata ou insere dispositivos que sustentam a parte interna da uretra.

Para sintomas leves, o tratamento para HPB pode ser apenas com medicamentos para relaxar a bexiga ou encolher a próstata. A escolha do melhor tratamento vai depender do paciente e da gravidade dos seus sintomas.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Essas informações foram úteis? Assine nossa newsletter e aproveite muito mais. Aproveite também que a Cedro tem todos os produtos que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *