Tudo o que você precisa saber sobre endometriose

A endometriose é uma doença que acomete o endométrio, tecido fora da cavidade uterina e que envolve órgãos como trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Porém, ao contrário do que muitos pensam, essa enfermidade pode acometer o sexo feminino a partir da primeira menstruação, podendo se estender até a última.

No entanto, o diagnóstico dessa doença dá-se por volta dos 30 anos de uma mulher. Ela afeta, em média, seis milhões de pessoas do público feminino.

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, mulheres ente 13 a 45 anos, dentro da faixa etária reprodutiva, podem desenvolvê-la, sendo as chances de 10 a 15 %. Estima-se que há 30% de chance delas ficarem estéreis.

Hoje vamos falar mais um pouco sobre a endometriose. Continue acompanhando e saiba mais um pouco sobre essa doença. Boa leitura!

Sintomas

Normalmente, os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. Porém, há mulheres que não sentem nenhum tipo de desconforto. Portanto, é importante sempre fazer o acompanhamento com o seu ginecologista.

Veja abaixo mais sinais da doença:

  • Cólicas menstruais intensas e dores durante o período menstrual;
  • Dor pré-menstrual;
  • Desconforto durante a relação sexual;
  • Dores difusa ou crônica na região pélvica;
  • Fadiga e exaustão;
  • Menstruação intensa ou irregular;
  • Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
  • Dificuldade para engravidar ou infertilidade.

Entretanto, é preciso ressaltar que a dor ocasionada pela endometriose pode ser intensa, abdominal ou como se fosse ao intestino.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como é o tratamento?

Por ser uma condição crônica, a endometriose é uma doença que não tem cura. Portanto, é uma enfermidade que dura por toda a vida e os sintomas só cessam no período da menopausa. Afinal, é uma época em que há um declínio de hormônios que atingem diretamente o endométrio.

Sendo assim, não é normal que uma mulher tenha fortes cólicas menstruais. Quando isso acontecer, é necessário que ela procure um médico imediatamente para que tenha um diagnóstico correto.

O tratamento vai ser direcionado de acordo com a gravidade da doença. Quando a mulher está em idade fértil e a endometriose é detectada, é possível considerar o uso de anticoncepcional para suspender a menstruação e evitar as dores. Porém, pode ser que o médico receite outros medicamentos.

Quando o caso é mais intenso, é possível que haja a intervenção cirúrgica. Nesse caso, existe uma raspagem do endométrio, mas somente quando os sintomas impedem a mulher de seguir com as suas atividades diárias. Em diagnósticos mais graves, é preciso que a mulher remova todo o útero.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Prevenção

Os maiores fatores de risco da endometriose são o estresse, mulheres que têm filhos depois dos 30 anos, alterações no útero e má alimentação. Portanto, para prevenir essa doença, evitar situações que tirem você do seu estado de paz e ter um dieta rica, especialmente, em alimentos com ômega 3 e fibras.

Como você viu, a endometriose não tem cura, mas é uma doença que pode ser evitada. Portanto o acompanhamento com um ginecologista, preferencialmente pelo plano de saúde, é de extrema importância para as mulheres.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou do conteúdo? O blog da Cedro sempre tem dicas relevantes para você cuidar da sua saúde! Clique aqui e assine a nossa newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *