Plano de saúde cobre vacina de meningite B? Saiba em detalhes aqui

Ninguém gosta de ficar doente, não é mesmo? Gripes e resfriados deixam a gente bem pra baixo. Porém, existem outras doenças que são bem mais graves, e é importante que seja feita a imunização com o intuito de se prevenir. Mas será que o plano de saúde cobre vacina de Meningite B? Basta ler este artigo para ficar bem informado(a)!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Programa Nacional de Imunizações (PNI)

A única forma de prevenção realmente efetiva é a imunização através das vacinas. Os agentes infecciosos, que são os vírus e as bactérias, são causadores de inúmeras doenças, e a vacinação é a única forma capaz de proteger as pessoas.

Felizmente, no Brasil, a imunização através da vacinação é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). porém, nem todas as vacinas estão disponíveis, mas temos um número considerável. Tanto que o país é referência mundial nesse assunto.

Todo ano, cerca de 300 milhões de doses são distribuídas em vacinas, soros e imunoglobulinas. O que acarretou na erradicação de doenças, como varíola e poliomelite, e na redução de casos de mortes por causa do sarampo, do tétano, da rubéola, difteria e coqueluche.

O PNI é responsável pela criação do calendário de vacinação, levando em consideração a situação epidemiológica, assim como a localidade e suas particularidades.

Também definem as vacinas específicas para idosos, gestantes e lactantes, de acordo com a necessidade e riscos desses grupos.

Tipos de vacinas disponíveis

Ao ser vacinada, a pessoa recebe um vírus ou uma bactéria modificada, que vai trabalhar na criação de anticorpos contra eles, portanto, se a pessoa for infectada por alguns desses, seu organismo já estará pronto para defender-se.

Podemos dizer que hoje existem 4 tipos de vacina, são elas:

  • Vacina inativada: São produzidas por vírus ou bactérias mortos através de um processo químico;
  • Atenuada: Produzidas com vírus e bactérias ainda vivos, porém fracos, incapazes de infectar o paciente;
  • Vacina combinada: Possui em sua composição mais de um agente, sendo capaz de imunizar contra mais de uma doença, como é o caso da SCR, que combate o sarampo, a rubéola e a caxumba;
  • Vacina conjugada: Faz a utilização de agentes patogênicos, dessa forma, obtendo uma melhor resposta do sistema imunológico.

A vacina contra a meningite B é a inativada, portanto, não causa infecção.

Meningite tipo B

A meningite é um processo inflamatório que ataca as meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, parasitas ou helmintos, podendo levar o paciente à morte.

Alguns de seus sintomas são:

  • Dor de cabeça;
  • Febre;
  • Rigidez na nuca;
  • Diminuição do nível de consciência;
  • Náusea e vômito;
  • Sensibilidade à luz.

A boa notícia é que essa doença tem tratamento e cura. As pessoas diagnosticadas com meningite devem ser isoladas, pois essa doença possui um alto risco de transmissão.

Plano de saúde cobre vacina de meningite B?

Em geral, os planos de saúde não cobrem vacinação. Isso porque a maior parte das vacinas estão disponíveis pelo SUS.

A única vacina que é obrigatoriamente coberta pelo plano de saúde é a PPD (Tuberculina), IDER. É a única que integra o Rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Entretanto, alguns planos de saúde contam com o ressarcimento parcial do valor pago pelo seu cliente pela imunização em clínicas particulares em algumas vacinas.

O plano de saúde também deve cobrir a vacina da dengue para pessoas do grupo de risco, assim como a OncoBCG, incluídas pela Lei 9656/98.

Portanto, como podemos entender, é opcional ao plano de saúde oferecer a vacinação ou não, então, antes de contratar seu convênio, procure saber se o plano de saúde cobre a vacina da meningite B.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *