Vacinas: como são feitas e como funcionam?

Como é de nosso conhecimento, a pandemia causada pelo coronavírus provocou inúmeras mudanças no cotidiano de todo o mundo. Diante de um vírus tão poderoso e com alto poder de letalidade, os estudos para a produção da vacina ficaram a todo vapor. Mas, afinal, como são feitas as vacinas?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Cerca de 1 ano depois do início da pandemia e nós já temos várias vacinas aprovadas e sendo produzidas em larga escala. Mas será que são confiáveis? Por que foi tudo tão “rápido”? Calma, porque a Corretora Cedro vai te explicar tudo!

Como a vacinação foi inventada?

A verdade é que todos sabemos a importância de se vacinar e o quanto elas são fundamentais no processo de prevenção de contágio de doenças e, por consequência, salvar vidas. Mas como elas foram inventadas?

Em primeiro lugar, é bom mencionar que o mundo era um lugar extremamente perigoso, pois as vacinas ainda não existiam e muitas pessoas morriam de doenças que, hoje, podem ser evitadas.

Você sabia que a China foi a pioneira em descobrir uma forma rudimentar da vacinação? Pois é, era o que chamavam de variolação. A partir daí, outros experimentos foram realizados e, a palavra “vacina” veio ser mencionada em resultados publicados no ano de 1798.

Como são feitas as vacinas?

Em tempos de pandemia, o assunto mais falado na população é a vacina. Afinal, é a nossa única chance de evitar ainda mais mortes e crises políticas e econômicas. Mas você sabe como as vacinas são feitas? A seguir, confira as etapas de fabricação:

  1. Pesquisa: depois de fazer a identificação do causador da doença, os pesquisadores estudam a melhor forma de criar a vacina. O objetivo é ativar o sistema imunológico para que ele produza anticorpos contra a doença.
  2. Desenvolvimento: as vacinas podem ser produzidas de diversas formas. No caso do vírus, elas podem utilizar o vírus morto para a sua fabricação. Neste caso, é importante que a vacina acione o sistema imunológico e não cause a doença. Geralmente, os testes são feitos em três fases.
  3. Aprovação: depois que os testes são realizados, os resultados são enviados para os órgãos responsáveis pela aprovação. Aqui no Brasil, nós temos a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
  4. Disponibilização: o que garante a segurança para população é justamente o fato da vacina só poder ser aplicada após passar por todas as fases citadas acima.

Como as vacinas funcionam?

Agora que você já sabe como são feitas as vacinas, é fundamental ter conhecimento do que acontece depois que elas são aplicadas, ou seja, como funcionam no corpo.

De antemão, as vacinas funcionam no organismo de modo bem simples: depois de aplicada, os glóbulos brancos são estimulados a produzir anticorpos para combater a doença. Como a quantidade administrada é segura, ela não vai causar a doença, mas sim preparar para neutralizar o vírus quando aparecer.

Por que algumas pessoas recusam a vacinação?

Com base no cenário atual, podemos perceber uma divergência de opiniões quanto a tomar a vacina ou não. Mas você sabe o porquê de algumas pessoas recusarem a vacinação? Vem ver!

imprevistos-banner-2

Antigamente, a desconfiança era mais relacionada à religião, pois a sensação era de que as vacinas não eram higiênicas ou de que restringia a liberdade de escolha. Por outro lado, falando de coronavírus, a suspeita é com relação à confiabilidade da vacina devido o processo ter acontecido relativamente rápido.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Vacina da Covid-19: panorama geral

Como podemos observar, todos os países estão fazendo todos os esforços para comprar a vacina da Covid-19 e disponibilizar para a população o quanto antes. Agora, que tal acompanharmos o panorama geral?

De acordo com dados atualizados, até o momento, já foram aplicadas quase 10 milhões de doses no Brasil. No mundo, o número de doses aplicadas já ultrapassa 283 milhões.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tudo sobre as vacinas: saiba mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como são feitas as vacinas, que tal assinar nosso newsletter para ter acesso a mais conteúdo relevante e útil para a sua vida? É simples e gratuito. Faça isso e se torne a pessoa mais atualizada(o)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *