Vitiligo é doença? Conheça as causas, sintomas e tratamento

Você lembra de Michael Jackson, não é? Nesse sentido, é praticamente impossível não associá-lo ao vitiligo, bem como de toda a polêmica que girou em torno disso. Mas será que vitiligo é doença? Quais são as causas? E os sintomas?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

No decorrer deste artigo, você encontrará as respostas para os questionamentos acima, bem como conhecer como funciona o tratamento. Então, vamos lá? Tenha uma boa leitura!

Afinal, vitiligo é doença?

Antes de mais nada, você precisa saber que vitiligo é uma doença cutânea e é caracterizada pela falta ou diminuição da melanina (pigmento responsável por dar cor à pele). Geralmente, é possível perceber o surgimento de manchas brancas na região afetada.

As áreas mais atingidas são: cotovelos, joelhos, face, genitais, mãos e pés. Apesar disso, vale ressaltar que a doença pode se encontrar de forma isolada (apenas em algumas partes) ou pode se espalhar pelo corpo.

Você sabia que a taxa de incidência é pequena quando comparada com outras doenças? Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), entre 1% e 2% da população mundial sofre com vitiligo. No Brasil, a taxa chega a 0,5%.

Apesar de não haver consenso, o vitiligo pode ser dividido em 2 grandes grupos e, a partir deles, subdivididos em 7 tipos. Acompanhe:

  • Vitiligo localizado: Neste caso, manchas podem surgir em até 3 partes do corpo e a sua evolução acontece rapidamente, podendo ser em semanas ou meses. Após isso, a doença se estabiliza. Com relação às subdivisões, são elas: segmentar, de mucosas ou focal, sendo este último o tipo mais comum.
  • Vitiligo generalizado: Este tipo pode evoluir de forma rápida ou lenta e pode se estabilizar depois de certo tempo. Além disso, as manchas são simétricas e acometem as mesmas áreas do corpo em ambos os lados. O vitiligo generalizado pode ser: vulgar, misto, acrofacial e universal.

Quais são as causas do vitiligo?

De antemão, as causas do vitiligo ainda não estão claramente definidas. Contudo, existem algumas teorias que apontam para a causa da doença. Veja quais são:

  • Teoria Neural: acredita-se que o vitiligo segmentar é provocado por substâncias que destroem as células produtoras de melanina e que atinge a região de um nevo.
  • Teoria autoimune: essa teoria se baseia na formação de anticorpos que acabam inibindo a produção de melanina ou, ainda, atacando e destruindo o melanócito.
  • Teoria citóxica: neste caso, acredita-se que a despigmentação é provocada por substâncias presentes em borracha e alguns tecidos.

Sintomas do vitiligo

O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas brancas pelo corpo. Entretanto, a doença também pode manifestar outros sinais. Confira:

imprevistos-banner-2
  • Despigmentação do cabelo, sobrancelhas, cílios e barba;
  • Alteração ou perda da cor da retina;
  • Perda da cor nas membranas mucosas (interior da boca e nariz, por exemplo);
  • Em alguns casos, o paciente pode sentir dor e sensibilidade na área atingida.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Vitiligo tem cura? E tratamento?

Em primeiro lugar, é essencial informar que, até o momento, não existe uma cura definitiva para o vitiligo. Contudo, é possível fazer o tratamento a fim de restaurar o tom da pele. Mas, afinal, como posso tratá-la?

Os tratamentos tradicionais costumam ser longos e consistem na aplicação de pomadas à base de corticoides, bem como fototerapia e o uso de loções. Por outro lado, quando o vitiligo já atingiu mais de 50% do corpo, o médico pode recomendar a despigmentação total da pele.

Por fim, queremos deixar uma informação importante para você: o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece consultas, diagnóstico e tratamento para o vitiligo. Com relação aos planos de saúde, eles também te dão todo suporte necessário.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Vitiligo é doença: decida se cuidar

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Agora que você já sabe que vitiligo é doença e tudo que lhe diz respeito, que tal decidir começar a se cuidar desde já? Sabemos que a melhor forma de assegurar tranquilidade ao cuidar da saúde é ter um plano de saúde. Então, fale com um de nossos corretores e solicite a sua simulação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *