Você sabe a diferença entre seguro residencial e habitacional?

Após conseguir a casa tão desejada, é preciso proteger esse imóvel. Então, nesse momento é comum surgir a dúvida sobre qual é a melhor forma para manter essa casa segura. Afinal, qual a diferença entre seguro residencial e habitacional?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Descubra o que cada um significa e como eles podem garantir a segurança da sua família.

Por fim, saiba como calcular o valor de ambos a partir da cotação do seu imóvel. Acompanhe!

Qual a diferença entre seguro residencial e habitacional?

Talvez você não saiba por que são necessários os seguros. Portanto, é importante perceber que essas alternativas são úteis para proteger o seu lar. Além disso, elas não são sinônimos.

Cada um apresenta métodos e coberturas de contratação distintas. Por isso, antes de assinar o contrato é preciso entender bem a diferença entre seguro residencial e habitacional.

Seguro residencial

O seguro residencial é obrigatório durante o financiamento de todo imóvel. Então, sua cobertura inclui danos físicos à residência.

Ele protege seus pertencer e seus móveis, além de cobrir acidentes que ocorram a visitas em sua casa.

A opção mais completa também oferece: cobertura contra problemas elétricos, roubo e até mesmo queda de aeronaves. Por isso, esse seguro é tão importante durante o financiamento da residência.

Seguro habitacional

Já o seguro habitacional é uma garantia que você contrata para o crédito imobiliário. Qualquer aquisição de imóveis realizada pelo Sistema Financeiro de Habitação dessa modalidade de seguro.

A contratação ocorre por meio da instituição financeira que realiza o financiamento do imóvel. Assim, caso ocorra morte ou invalidez permanente da pessoa contratante, o seguro garante a quitação do imóvel.

imprevistos-banner-2

Dessa forma, os dependentes podem ficar mais tranquilos e poderão continuar residindo no imóvel, sem a preocupação com a dívida.

Além disso, a proteção também cobre para contratos de financiamento com mais de um responsável. Logo, caso algo aconteça com uma das pessoas que financia 60% da dívida, o seguro habitacional cobre esse custo.

Ainda está na cobertura desta alternativa: quedas de raios, incêndio, destelhamentos, desmoronamento, alagamento, explosões ou inundação.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como calcular o valor de cada seguro?

Para o seguro residencial, quem define o valor máximo de cobertura é o segurado. Logo, esse valor, chamado de Limite Máximo de Indenização, é calculado a partir da avaliação do valor do imóvel.

Ou seja, caso a residência esteja cotada no valor de 300 mil reais, basta contratar uma apólice nesse valor. Entretanto, não vale a pena contratar um valor maior do que o real, porque a seguradora cobrirá apenas o custo de acordo com o parecer técnico.

Já o seguro habitacional custa entre 1% a 4% do valor da prestação do imóvel. Outros fatores que contam nessa estimativa são: montante financiado, idade do financiador e valor do bem. Esse tipo de seguro não tem franquias e apresenta carência somente em dois casos.

Sendo assim, o primeiro é caso ocorra suicídio, quando a cobertura apenas passa a ser válida depois de dois anos de vigor da apólice.

Já a segunda situação é para invalidez ou morte, quando a seguradora pode exigir até um ano de carência máxima.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como contratar um seguro residencial ou habitacional?

Em primeiro lugar, o mais importante é entender a diferença entre cada opção. Logo, será possível contratar o seguro ideal em cada caso e não cair em mitos sobre seguros. Então, após isso é preciso procurar uma seguradora confiável.

Sendo assim, para contratar o seguro residencial e habitacional do seu lar, apenas é preciso entrar em contato com um dos nossos corretores. Então, você conhecerá a melhor alternativa de acordo com o seu perfil.

Com isso, após entender a diferença entre seguro residencial e habitacional, basta contratar o melhor tipo para o seu caso. Assim, você pode proteger seu imóvel e garantir a segurança de toda a sua família.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Está pronto para cuidar dos seus bens? Então, basta falar com um corretor hoje mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *