Dietas para crianças: como ter uma alimentação mais saudável

Quando se fala em alimentação saudável, é preciso ter ainda mais atenção às dietas para crianças. Por isso, os pratos e lanches devem ter receitas apetitosas, mas que não prejudiquem a saúde dos pequenos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Logo, para prevenir a obesidade infantil, comece mantendo um cardápio balanceado. Esse cuidado evita diversas doenças, além e fortalecer o organismo da criança.

Veja mais dicas para cuidar da dieta infantil.

Quais são os alimentos essenciais nas dietas para crianças?

O excesso de peso pode vir acompanhado de diversas doenças. Por isso, o mais recomendado é proteger as crianças, oferecendo um estilo de vida saudável.

Com isso em mente, é fundamental manter a prática de uma atividade física, ingestão frequente de água e uma alimentação equilibrada. Portanto, existem alimentos essenciais na alimentação infantil.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Ministério da Saúde, até os 6 meses não é preciso oferecer nada para o bebê além do leite materno, sendo complementar até os dois anos ou mais.

Sendo assim, um prato proporcional é rico em legumes e verduras, acompanhado de frutas. Quanto mais colorido, mais nutritivo ele é. Além disso, também é importante distribuir alimentos de todos os grupos, veja:

  • Verduras, legumes e frutas: alface, tomate, cenoura, banana, maçã etc.
  • Pães, cereais e raízes: arroz integral, bolo, pão, batata, mandioca etc.
  • Proteína animal: carnes e ovos.
  • Leite e derivados: iogurte, leite, queijos etc.
  • Proteína vegetal: feijão, ervilha, lentilha, soja, castanhas, nozes e sementes.
  • Gorduras e óleos: azeite, gorduras dos peixes, óleo de milho e outros.
  • Açúcar: frutas, leite, pão, bolo, doces etc.

Com isso, é possível entender que as dietas para crianças não devem ser restritivas. Pelo contrário, devem contemplar todos os grupos alimentares, com preferência para os alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Quais doenças podem ser evitadas com boa alimentação?

Dessa forma, é comum surgir a dúvida se existem dietas para crianças acima do peso. Na verdade, o primeiro passo é desmistificar essa palavra. Logo, “dieta” pode ser vista como um plano alimentar adequado para uma pessoa.

Para isso, basta utilizar quantidades proporcionais de todos os grupos alimentares. Então, evitar também os excessos de gorduras, óleos e açúcares. Essas comidas podem causar diversos problemas de saúde, como cáries e outras complicações.

Por isso, ao seguir dietas para crianças desde cedo, os pais conseguem evitar várias doenças como:

  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Asma;
  • Doenças hepáticas;
  • Apneia do sono;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Dores nas articulações;
  • Hérnia de disco.

Além dessas dificuldades, o excesso de peso é um dos fatores que pode levar até mesmo ao câncer, sendo os mais comuns: câncer de próstata, de útero, de cólon e de mama.

A esse cenário, também podem ser acrescentados males como bulimia e outros transtornos alimentares, além de isolamento e depressão.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como incentivar uma alimentação mais saudável?

A infância é a fase de crescimento, por isso é ainda mais importante manter uma alimentação saudável em todos os aspectos. Por isso, para evitar o interesse por guloseimas e salgadinhos, o primeiro passo é ser o exemplo.

Quando a criança vê os pais ou responsáveis comendo de forma correta, elas tendem a repetir esse comportamento.

Além de tudo, se não houver doces em casa, a única opção será escolher algo saudável, como uma fruta ou suco natural. Caso a criança esteja muito habituada aos alimentos ricos em açúcar, diminua as quantidades gradualmente.

Outra forma de incentivar a alimentação correta é introduzir outros alimentos. Primeiro, combinar com a criança de experimentar uma verdura, depois passar para outro legume que ela se nega a comer.

Por fim, as dietas para crianças devem ser acompanhadas sempre por um profissional de nutrição. Apenas o especialista pode fazer os exames necessários e avaliar todas as proteínas, vitaminas e minerais que os pequenos precisam.

Então, se você gosta de saber mais sobre saúde e bem-estar, que tal receber essas dicas diretamente em seu e-mail? Para isso, basta assinar a nossa newsletter.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

O blog da Corretora Cedro sempre traz assuntos atuais e importantes, então assine e receba conteúdos valiosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *