4 Dicas rápidas para Carência Zero em Plano de Saúde

Como saber se o seu seguro de saúde está ativado? Depois de contratar um plano, você geralmente deve esperar um período mínimo para que sua cobertura médica possa começar. Veja quais são os casos onde é possível conseguir uma “Carência Zero” e receber o atendimento que precisa imediatamente.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Prazos estabelecidos para o cumprimento de carência

Primeiramente, saiba que os planos de saúde devem seguir as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Este órgão regulariza o setor, criando e fiscalizando leis como esta, que determinam os prazos de carência repassados aos usuários. Veja em detalhes:

  • 24 horas para casos de urgência e emergência;
  • 180 dias para consultas, exames, internações e cirurgias;
  • 300 dias para partos a termo.

Sobretudo, as operadoras têm autonomia para conceber prazos menores que estes, e, até chegar a Carência Zero em determinados casos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Saiba quando a Carência zero é possível

  1. No caso de participação em plano empresarial, acima de 30 vidas (entre funcionários, associados  e dependentes);
  2. Em situações onde haja portabilidade de plano entre a mesma operadora (mudança de plano sem cumprimento de nova carência);
  3. Os recém-nascidos que os pais possuem plano de saúde com cobertura obstétrica;
  4. Se o paciente possuir doenças ou lesões e informar por meio de declaração ao contratar o plano; este poderá conseguir uma cobertura parcial temporária até cumprir a carência.

Cobertura parcial temporária 

Mesmo que hajam restrições para Carência Zero, as operadoras podem rever os casos de doenças ou lesões preexistente – DLP. Para que o paciente seja atendido imediatamente, pode ser concedida uma Cobertura parcial temporária que pode durar até 24 meses.

A partir da adesão contratual, estes casos podem ser autorizados a realizar Procedimentos de Alta Complexidade – PAC. Se comprovado que a necessidade está diretamente relacionada à doença ou lesão preexistente declarada pelo beneficiário, ou seu representante legal. O prazo máximo para atendimento destes tipos de procedimentos é de até 21 dias úteis.

Uma lista completa pode ser encontrada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS. Só para exemplificar, os mais comuns são a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a hemodiálise, a quimioterapia e o cateterismo cardíaco.

Dessa forma, a cobertura parcial temporária não é praticada por todas as empresas de plano de saúde.  Antes de contratar e assinar qualquer tipo contrato é recomendado que o paciente obtenha informações complementares a este serviço.

Verifique a carência zero do seu plano de saúde

Em síntese, o contratante precisa estar atento aos prazos de carência determinado pelo plano de saúde a ser contratado. As informações descritas neste artigo dizem respeito às diretrizes gerais da ANS, e não de uma empresa específica. Por isso, cheque os detalhes relacionados a cobertura mínima e os procedimentos que estão inclusos na proposta que pretende assinar.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Caso você tenha dúvidas sobre qual é a melhor opção de plano de saúde. Assine a Newsletter da Cedro Corretora de Seguros, você receberá as melhores ofertas do mercado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *