Importância do descanso: dicas para saúde

Você tem dedicado o tempo necessário para descansar e ter uma boa noite de sono? Não? Saiba que você não está sozinha, pois, certamente, muitas pessoas passam por isso. Mas, afinal, qual é a real importância do descanso? Fica aí, porque a Corretora Cedro vai te contar!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, você vai descobrir o porquê do descanso ser considerado essencial para um bom funcionamento do organismo. Ficou curioso? Basta continuar lendo este artigo. Boa leitura!

Qual é a importância do descanso?

De antemão, muitas pessoas acreditam que o único malefício de não dormir bem é se sentir cansado no decorrer do dia. Mas você sabia que as consequências vão muito além de um simples cansaço? A seguir, confira quais são os prejuízos:

  • Redução da capacidade mental

Você sabia que a falta de sono tem relação direta com a diminuição das capacidades mentais? Pois é! Estudos indicam que uma má noite de sono afeta aspectos como: inteligência, memória e atenção.

Vale ressaltar que esse prejuízo pode atingir negativamente o seu trabalho, principalmente se você trabalha em cargos que exigem muita atenção e concentração. Com relação aos estudos, a falta de sono pode dificultar o processo de aprendizagem.

  • Diminuição do bem-estar

Não existe nada melhor do que ter uma noite de sono perfeita e acordar com aquela sensação de relaxamento, não é? É bom saber que a falta de sono pode tornar seu dia bastante complicado, porque: diminui a testosterona no homem, aumento do cortisol e de problemas como ansiedade.

  • Problemas de saúde

Não ter um bom descanso pode ser extremamente prejudicial à sua saúde, porque pode potencializar as características de algumas doenças, tais como: derrame cerebral, diabetes, câncer, doenças do coração e pressão arterial elevada.

Importância do descanso e do sono

Primeiramente, o descanso é comumente associado ao sono. Então, partindo desse princípio, é de suma importância que o indivíduo durma cerca de 8 horas por dia para conseguir estabelecer o equilíbrio corporal como um todo. Afinal, é durante o descanso que ocorre a manutenção do corpo.

Por outro lado, nós temos outra forma de descansar: deixar os problemas um pouco de lado e aproveitar mais os momentos de lazer em família e amigos. Dessa forma, você melhora o humor e a sua disposição, ganhando mais qualidade de vida e longevidade.

A importância do descanso para a saúde física e psicológica

Antes de mais nada, é fundamental reforçar a importância de manter uma alimentação saudável e de praticar atividade física regularmente. Contudo, o descanso é o terceiro pilar de uma qualidade de vida excelente.

Apesar de não ser vista como prioridade e ser sacrificada, relaxar e ter uma boa noite de sono é indispensável para renovar as energias. Sendo assim, você assegura a sua saúde física e psicológica!

A importância do descanso nas atividades físicas

Quem disse que o descanso nas atividades físicas não é importante? É preciso descansar bem para conseguir uma boa rotina de treinos. Agora, que tal conhecer alguns prejuízos da falta de descanso para os praticantes de exercícios físicos? Veja:

  • Redução dos níveis de energia;
  • Diminui a capacidade do organismo armazenar glicogênio;
  • Reflexos menos precisos e decisões mais lentas.

Em suma, isso pode ser considerado como um ciclo: quem dorme bem, rende melhor nas atividades físicas. Quem pratica exercício físico, tem uma noite de sono de mais qualidade.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Dicas para um melhor descanso

Agora que você sabe da importância do descanso para a saúde como um todo, que tal conhecer algumas dicas para colocá-las em prática a partir de hoje? Então, pega um papel e anota as dicas da Corretora Cedro:

  • Deixe seus planos e preocupações um pouco de lado;
  • Crie um ambiente agradável para relaxar;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada;
  • NÃO fume;
  • Evite fazer várias atividades na cama, como: dormir, ler, falar ao telefone e outras;
  • Não durma após ter comido excessivamente ou não ter se alimentado;
  • Procure manter uma rotina de horários para dormir.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Importância do descanso: saiba muito mais!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou do conteúdo sobre a importância do descanso? Saiba que é possível receber ainda mais conteúdo exclusivo e relevante para uma melhor qualidade de vida. Portanto, assine nosso newsletter e fique por dentro de tudo!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *