Convênio médico cobre psicólogo? Descubra como funciona com a Cedro Corretora

Vivendo as turbulências do nosso dia a dia vemos a importância de um bom amparo psicológico. Porém, nem sempre é possível ter acesso a esse tratamento, tendo em vista que o preço das sessões não são lá tão em conta assim. Ai pode surgir a dúvida: convênio médico cobre psicólogo?

Por isso viemos lhe explicar a respeito do tratamento com psicólogos e planos de saúde.

Convênio médico cobre psicólogo?

De acordo com o Rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS), é obrigatório que todo plano de saúde conceda, ao menos, 40 sessões com o psicólogo no período de 1 ano, ou seja, quase uma vez por semana.

É importante ressaltar que a periodicidade dos encontros é de fundamental importância para a evolução do tratamento do paciente.

Como funciona a cobertura dos planos para atendimento psicológico?

Ainda de acordo com o Rol da ANS, no ramo psicológico existem 3 métodos de cobertura: consultas e sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e psicoterapia.

Para que o benefício das 40 sessões seja concedido é necessário que o paciente apresente um dos seguintes problemas:

  • Transtornos de humor;
  • Transtornos de desenvolvimento psicológico;
  • Síndromes comportamentais, associadas a problemas fisiológicos ou fatores físicos;
  • Transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia.

Benefícios de fazer tratamento psicológico

O atendimento psicológico tem como objetivo principal cuidar da saúde mental do paciente. Dessa forma, o psicólogo auxilia o paciente a entender suas emoções e controlá-las, entender seus medos, seus traumas, suas limitações, assim como aprende a lidar com suas frustrações.

Esse atendimento deve ser buscado quando há casos mais profundos de depressão e ansiedade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 40% da população brasileira sofre de insônia, 24% com algum transtorno de ansiedade e 5,8% com sintomas de depressão. Dessa forma, vê-se a real importância de se cuidar da saúde mental.

Um grande empecilho para o tratamento com psicólogo é o tabu existente na sociedade, em que muitas pessoas ainda acreditam que só frequenta o psicólogo aqueles que possuem algum tipo de distúrbio.

Infelizmente, esse pensamento errôneo a respeito do tratamento mental faz com que muitos não procurem por ajuda, prejudicando muito a sua saúde psicológica.

Se a população tivesse maior entendimento sobre o assunto mais pessoas procurariam por tratamento e, talvez, o nosso cotidiano não estivesse assim, tão turbulento.

Vale a pena contratar um convênio para atendimento psicológico?

Distúrbios de ansiedade e depressão são os que mais acometem as pessoas quando falamos em saúde mental.

Portanto, se esse é seu caso, é válido a contratação do plano de saúde, pois o tratamento com psicólogos é garantido, claro, desde que você atenda a uma das indicações pedidas.

O cuidado com a saúde mental é tão importante quanto com a saúde física, afinal, não adianta ter um corpo saudável e uma mente perturbada.

Outra vantagem do plano de saúde é que você poderá conciliar esses dois cuidados, podendo ter acesso garantido a consultas médicas de várias especialidades, assim como todos os benefícios que um plano de saúde pode te oferecer.

Gostou dessa matéria? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a todas as nossas novidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *