Convênio médico cobre psicólogo? Descubra como funciona com a Cedro Corretora

Você sofre muito com estresse e/ou ansiedade? Então, é bom que você comece a prestar atenção nos sinais que o seu corpo emite, pois quando sua saúde mental está em risco, isso começa a refletir no corpo em forma de alguns sintomas, podendo até mesmo te levar a adoecer. Mas como cuidar da saúde mental? Será que o convênio médico cobre psicólogo?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A verdade é que estamos vivendo uma realidade cada vez mais difícil de lidar: muito estresse, problemas pessoais, dívidas, divórcios e, por que não mencionar a pandemia causada pelo novo coronavírus?

Alguma vez durante sua vida, você já imaginou que passaria por um momento tão desafiador como esse? Provavelmente não, pois pegou a todos nós de surpresa. Neste caso, o fator determinante para desestabilizar nossa vida como um todo foi o medo intenso, mas não podemos esquecer o isolamento social, que também impactou seriamente a saúde de muitas pessoas.

Vivendo as turbulências do nosso dia a dia, vemos a importância de um bom amparo psicológico. Porém, nem sempre é possível ter acesso a esse tratamento, tendo em vista que o preço das sessões não são lá tão em conta assim. Aí pode surgir a dúvida: convênio médico cobre psicólogo?

Por isso viemos lhe explicar a respeito do tratamento com psicólogos e planos de saúde.

Quando devo procurar um psicólogo?

Antes de mais nada, nós queremos começar te informando sobre quando você deve procurar um psicólogo. Afinal, com a correria do dia a dia, nem sempre é fácil perceber quando precisamos buscar ajuda médica e cuidar mais de si mesmo.

Primeiramente, não podemos esquecer do tabu que ainda existe na sociedade, pois o fato de ir ao psicólogo está bastante relacionado ao fato de estarmos com algum transtorno mental. Mas você sabia que isso não é verdade? Muitas pessoas acabam buscando a terapia como uma forma de auxílio para lidar com as mais diversas situações do dia e se conhecer melhor.

Em segundo lugar, você deve entender que a psicoterapia não serve apenas para casos de depressão profunda ou transtornos mais graves. Sabendo disso, é aconselhado que você procure ajuda psicológica se você sentir sintomas como: medo, tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angústia, desânimo e procrastinação.

Mas você pode estar se perguntando: se são sintomas comuns no cotidiano, como saber que preciso de acompanhamento médico? A resposta é simples: quando você perceber que esses sintomas são constantes em sua vida, não melhoram com o passar dos meses e, em alguns casos, até paralisa a vida do indivíduo.

Portanto, se você está passando pela situação relatada acima, é indicado procurar um psicólogo o quanto antes. Dessa forma, é possível evitar maiores danos à saúde mental, aumentando as chances de obter sucesso no tratamento.

Quais são os sinais físicos da saúde mental em risco?

Como você viu anteriormente, quando a saúde mental não vai bem, isso se reflete no corpo em forma de sintomas. Sabe quando você apresenta problemas digestivos ou aumento da pressão arterial, mas o médico não consegue encontrar um diagnóstico? Pois é, pode ser sinal de que a sua saúde mental está em risco. A seguir, confira alguns outros sintomas:

  • Fadiga;
  • Problemas de memória;
  • Insônia;
  • Nervosismo;
  • Enxaqueca;
  • Falta de ar;
  • Tremores;
  • Problemas estomacais;
  • Palpitações;
  • Náuseas e vômitos;
  • Falta de concentração;
  • Manchas no corpo.

Transtornos mentais: o que são e quais são os mais comuns

Em primeiro lugar, os transtornos mentais (também chamados de doenças psiquiátricas) são caracterizados pelo comprometimento das funções cognitivas. Eles podem surgir em qualquer pessoa, independente da idade e podem ser causados por vários fatores.

Afinal, o que são doenças psiquiátricas? Podem ser conceituadas como condição de anormalidade de ordem psíquica, mental ou cognitiva. A seguir, você vai conhecer um pouco sobre os principais transtornos mentais:

Transtorno bipolar

Antes de mais nada, é uma das doenças psiquiátricas mais comuns e pode causar oscilações no estado emocional e afetar o humor do indivíduo. Suas principais características são: instabilidade psicológica, alternando entre angústia e desânimo com impulsividade e extroversão.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Provavelmente você já ouviu falar nessa doença, não é? A pessoa que possui esse transtorno apresenta comportamentos exagerados com relação a coisas simples do cotidiano. A grande parte dos pacientes tem mania de limpeza, desenvolvendo medo intenso de contrair doenças.

Distúrbios alimentares

Você já conhece a anorexia e a bulimia? São duas doenças relacionadas ao desequilíbrio psiquiátrico. A primeira, é caracterizada pela constante rejeição aos alimentos, decorrente de um medo excessivo de engordar. Já a bulimia se relaciona ao hábito de consumir uma grande quantidade de alimentos e, logo em seguida, induzir o vômito com o intuito de eliminar as calorias que haviam sido ingeridas.

Mas forçar o vômito não é a única prática de quem sofre com bulimia, viu? Essas pessoas também podem fazer uso de laxantes, adotar período de jejuns prolongados e praticar exercício físico com muita intensidade.

Transtorno de ansiedade

Você sabia que o Brasil é o país mais ansioso do mundo? Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), já são quase 19 milhões de brasileiros que sofrem com essa doença, o que corresponde a 9,3% da população.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) provoca sensações de intenso desconforto, mau pressentimento e grande tensão emocional. Os sintomas físicos são bastante desconfortáveis e difíceis de controlar, por exemplo: sudorese, tremores nos membros inferiores e superiores, dores torácicas, palpitação e sensação de formigamento.

Como funciona o tratamento psicológico?

Se você nunca foi ao psicólogo, saiba que cada profissional tem o seu jeito de agir. Porém, o tratamento geralmente acontece em sessões semanais, com duração aproximada de 50 minutos a 1 hora.

As sessões devem acontecer em um ambiente bem acolhedor e tranquilo, justamente para que o paciente se sinta seguro. E, para que o indivíduo possa se sentir ainda mais confortável, a escolha do profissional é fundamental para proporcioná-lo isso.

Convênio médico cobre psicólogo?

De acordo com o Rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS), é obrigatório que todo plano de saúde conceda, ao menos, 40 sessões com o psicólogo no período de 1 ano, ou seja, quase uma vez por semana.

É importante ressaltar que a periodicidade dos encontros é de fundamental importância para a evolução do tratamento do paciente.

Como funciona a cobertura dos planos para atendimento psicológico?

Ainda de acordo com o Rol da ANS, no ramo psicológico existem 3 métodos de cobertura: consultas e sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e psicoterapia.

Para que o benefício das 40 sessões seja concedido é necessário que o paciente apresente um dos seguintes problemas:

  • Transtornos de humor;
  • Transtornos de desenvolvimento psicológico;
  • Síndromes comportamentais, associadas a problemas fisiológicos ou fatores físicos;
  • Transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia.

Benefícios de fazer tratamento psicológico

O atendimento psicológico tem como objetivo principal cuidar da saúde mental do paciente. Dessa forma, o psicólogo auxilia o paciente a entender suas emoções e controlá-las, entender seus medos, seus traumas, suas limitações, assim como aprende a lidar com suas frustrações.

Esse atendimento deve ser buscado quando há casos mais profundos de depressão e ansiedade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 40% da população brasileira sofre de insônia, 24% com algum transtorno de ansiedade e 5,8% com sintomas de depressão. Dessa forma, vê-se a real importância de se cuidar da saúde mental.

Um grande empecilho para o tratamento com psicólogo é o tabu existente na sociedade, em que muitas pessoas ainda acreditam que só frequenta o psicólogo aqueles que possuem algum tipo de distúrbio.

Infelizmente, esse pensamento errôneo a respeito do tratamento mental faz com que muitos não procurem por ajuda, prejudicando muito a sua saúde psicológica.

Se a população tivesse maior entendimento sobre o assunto, mais pessoas procurariam por tratamento e, talvez, o nosso cotidiano não estivesse tão turbulento assim.

Convênio médico cobre psicólogo: mitos e verdades

No decorrer desse artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre como funciona o tratamento com psicólogo, quais são os sinais físicos que a saúde mental está em risco e, até mesmo se o convênio médico cobre psicólogo.

Contudo, nós da Cedro Corretora de Seguros queremos te trazer ainda mais conteúdo, te deixando o mais informada possível. Pensando nisso e em uma realidade repleta de fake news, trouxemos esse tópico dedicado aos mitos e verdades sobre os assuntos abordados.

Transtorno mental é sinônimo de loucura?

Mito! Se você possui algum transtorno mental, não precisa se envergonhar ou se sentir inferior por isso. É preciso entender que a doença psiquiátrica é um problema médico como qualquer outro e que necessita de tratamento.

Pessoas com transtorno bipolar podem ter uma vida normal?

Verdade! Quando diagnosticado e tratado corretamente, o transtorno bipolar não é um empecilho para que as pessoas tenham uma vida normal. O tratamento é feito à base de medicamentos e acompanhamento médico.

Portanto, se você tem essa doença, é tratado adequadamente e segue à risca as orientações do médico, você pode ter uma vida normal como qualquer outra pessoa.

Depressão e ansiedade podem me impedir de trabalhar?

Verdade! Atualmente, já existem estudos que mostram que a depressão é uma das principais causas de invalidez no mundo, perdendo apenas para a dor nas costas. É preciso lembrar que os transtornos afetam o humor e o comportamento do indivíduo, o que pode trazer graves consequências para as mais diversas áreas da vida, inclusive para a área profissional.

Uso abusivo de álcool e drogas pode causar transtorno mental?

Verdade! Dependendo da quantidade, do histórico da pessoa e da frequência, esse consumo pode se tornar uma dependência química, podendo desencadear doenças psiquiátricas como transtorno bipolar, depressão e, até mesmo esquizofrenia.

Medicamentos psiquiátricos viciam?

Mito! Com o avanço da tecnologia, os medicamentos psiquiátricos também evoluíram, sendo possível encontrar opções bastante eficazes e que não viciam.

Sorrir significa não ter transtorno mental?

Mito! Várias pessoas que sofrem com algum tipo de doença psiquiátrica sorriem, brincam e levam uma vida normal. É preciso entender que o fato de uma pessoa sorrir nem sempre significa que ela está bem, mas pode estar tentando disfarçar um sofrimento interno.

Outras pessoas podem participar da minha sessão com o psicólogo?

Verdade! Se o profissional julgar necessário, ele pode convidar outras pessoas para participarem da sessão. Segundo a psicóloga Ana Paula Zanardi, em alguns casos, o atendimento familiar pode aliviar os sintomas e melhorar a relação com o paciente.

Dicas para uma boa saúde mental

Agora que você ampliou o seu conhecimento e já consegue detectar alguns mitos e verdades sobre tratamento psicológico e transtornos mentais, chegou a hora de conhecer as principais dicas para manter a sua saúde mental em dia. Veja:

  • Cuidar da sua alimentação;
  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Ter uma boa qualidade de sono;
  • Fazer algo que lhe faça feliz;
  • Conviver com pessoas que você ama;
  • Evitar o excesso de informação e de redes sociais;
  • Praticar o autocuidado;
  • Equilibrar as responsabilidades com momentos de lazer;
  • Buscar ajuda médica.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Vale a pena contratar um convênio para atendimento psicológico?

Distúrbios de ansiedade e depressão são os que mais acometem as pessoas quando falamos em saúde mental. Portanto, se esse é seu caso, é válido a contratação do plano de saúde, pois o tratamento com psicólogos é garantido, claro, desde que você atenda a uma das indicações pedidas.

O cuidado com a saúde mental é tão importante quanto com a saúde física, afinal, não adianta ter um corpo saudável e uma mente perturbada.

Outra vantagem do plano de saúde é que você poderá conciliar esses dois cuidados, podendo ter acesso garantido a consultas médicas de várias especialidades, assim como todos os benefícios que um plano de saúde pode te oferecer.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Convênio médico cobre psicólogo: para concluir

Esse artigo foi útil para você? Desejamos que sim, pois a nossa intenção sempre será de te ajudar, trazendo mais informação para te deixar mais atualizada e evitar que você seja enganada com fake news ou comentários maldosos e sem conhecimento do assunto.

Como você viu, buscar ajuda de um psicólogo não é motivo para se envergonhar, pois a saúde mental também merece cuidados. Além disso, é essencial ficarmos atentos(as) aos sinais que o corpo emite.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou dessa matéria? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a todas as nossas novidades. Fazendo isso, você tem acesso a outros conteúdos que também serão úteis para a sua vida, assim como que tirou sua dúvida se convênio médico cobre psicólogo. E o melhor: é gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *