Escleroterapia: saiba mais sobre este tratamento para varizes e vasinhos

Muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres, sofrem com vasinhos e varizes, não é mesmo? Geralmente elas são localizadas nas pernas, e trazem muito desconforto principalmente para as mulheres, já que muitas sentem vergonha, deixando, até mesmo, de vestir roupas mais curtas.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Mas você sabe o que é a escleroterapia? Continue lendo e descubra.

O que é escleroterapia?

A escleroterapia, também conhecida popularmente como “aplicação”, é o método utilizado pelo médico angiologista ou cirurgião vascular para diminuir ou até mesmo eliminar vasos e varizes. É feito com a aplicação de injeções na variz ou na veia.

Por que tratar vasinhos e varizes?

O tratamento das varizes e vasinhos não é apenas estético. Na verdade, os vasos podem se transformar em flebite, inflamação dolorosa das veias que pode causar muita dor, desconforto, assim como pode se transformar em doenças circulatórias também.

As varizes aparecem mais nas pernas e pés porque as pessoas acabam ficando mais tempo em pé ou sentada, isso significa que as pessoas que possuem uma vida sedentária correm um grande risco de ter varizes.

Diagnóstico e tratamento de varizes

O médico indicado para realizar o diagnóstico é o médico angiologista ou o cirurgião vascular. Eles são os indicados por terem estudado o sistema circulatório, dando um diagnóstico detalhado para o paciente.

O tratamento indicado por ele também é personalizado, ou seja, é de acordo com o seu tipo de variz. Geralmente, o tratamento mais indicado, quando são mais superficiais, é a escleroterapia, porém, existe mais de um tipo deste tratamento.

Como é feita a escleroterapia

O tratamento consiste em injetar um medicamento diretamente na veia ou na variz. A injeção vai secar as veias indesejáveis, realizando ali uma coagulação de sangue que desaparece quando reabsorvido pelo organismo.

Por ser um procedimento laboratorial, não necessita de nenhum tipo de preparo para a aplicação. Cada sessão leva, em média, 20 minutos.

Tipos de escleroterapia

Existem 3 tipos de escleroterapia, e o seu médico vai poder lhe dizer a ideal para você, assim como o número de sessões necessárias.

  • Escleroterapia com glicose: Este método é utilizado para tratar vasinhos e pequenas varizes. É a aplicação líquida, feita com glicose, diretamente nos vasinhos afetados, causando irritação e inflamação, o que resulta em cicatrizes que logo vão fechá-los;

  • Escleroterapia com espuma: Este tipo é utilizado nas varizes e vasinhos mais grossos. É feita a utilização de uma espuma de dióxido de carbono, causando uma irritação na variz, deixando-a com a aparência mais disfarçada;

  • Escleroterapia a laser: Esse procedimento costuma ser um pouco mais caro, por causa da utilização do laser. Ele é indicado para a retirada dos vasinhos do rosto, do tronco e pernas. O laser aumenta a temperatura do vaso, causando sua destruição.

Fazer escleroterapia dói?

A escleroterapia causa uma pequena dor e desconforto ao inserir a agulha, ao injetar o líquido e ao se disparar o laser. Porém, a dor é suportável e pode ser ainda diminuída com a utilização de pomadas anestésicas no local.

Há riscos ao realizar aplicações de vasinhos?

A escleroterapia é contra indicada para gestantes; pessoas com vasos maiores, com indicação para cirurgia; e usuários de anticoagulantes orais.

Ao realizar o procedimento com o angiologista ou com o cirurgião vascular, os riscos são quase nulos.

Após o procedimento, os vasos podem voltar? E as varizes?

Raramente os vasos e varizes tratados voltam a aparecer, porém, o procedimento não trata a causa. Portanto, novos vasos e varizes podem aparecer.

Alguns cuidados após o procedimento:

  • Uso de meias de compressão durante as primeiras 3 semanas;

  • Evitar exposição solar nas primeiras 2 semanas;

  • Não fazer depilação nas primeiras 24 horas;

  • Não fazer exercício físico exaustivo nas primeiras 2 semanas.

A escleroterapia pode ser feita por quem tem plano de saúde. Procure o seu plano para ter mais informações, e não deixe de agendar uma visita ao angiologista ou ao cirurgião vascular.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou das informações? Assine a nossa newsletter para estar sempre por dentro de nossas novidades.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *