Cirurgia Artroscópica: indicações, vantagens e riscos

A artroscopia ou cirurgia artroscópica é um procedimento cirúrgico pouco invasivo, criado para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de lesões internas. Geralmente é utilizada para tratamentos nos joelhos e ombros. No entanto, pode ser indicada para anomalias no quadril, tornozelo, cotovelo e punho.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Ela é feita por meio de pequenos furos ou incisões, que cicatrizam rapidamente no pós-operatório. Neles, é introduzido um tubo, com uma forte luz e câmera na ponta, que permitirá a segurança do procedimento. As imagens do vídeo são vistas em um monitor externo e os demais instrumentos da cirurgia são colocados em outras incisões feitas no paciente.

Confira agora outros detalhes sobre essa cirurgia!

Indicações

A artroscopia geralmente é indicada para diagnóstico e tratamento de lesões entre as articulações. Dentre as mais usuais estão ruptura de meniscos, artrite reumatoide e o tratamento da artrose.

Além disso, a cirurgia artroscópica também pode ser utilizada para reparar problemas ósseos, ligamentos, meniscos, cartilagens e tendões, e ainda ser utilizada para diagnóstico, embora pouco usual.

Contudo, por ser mais precisa, pode detectar lesões que passariam despercebidas em outros exames, como a radiografia, tomografia e ressonância magnética.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Vantagens da cirurgia artroscópica

A artroscopia, por ser pouca invasiva, é de rápida reabilitação, e, na maioria das vezes, o paciente recebe alta poucas horas após a cirurgia, diminuindo bastante os custos hospitalares. Por esse mesmo motivo, as dores são menores, tanto durante quando depois do procedimento.

Ao contrário da cirurgia aberta, a artroscopia tem uma rápida recuperação entre os seus pacientes. Entretanto, alguns cuidados devem ser observados, como repouso, cuidado com a região afetada, evitar movimentos bruscos e, caso tenha, tomar a medicação prescrita pelo cirurgião.

Geralmente, os pacientes podem fazer exercícios físicos após 6 semanas da cirurgia artroscópica, dependendo das instruções médicas.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Riscos para o paciente

A cirurgia artroscópica não apresenta riscos para nenhum grupo. No entanto, no caso das gestantes, é recomendável aguardar o parto e, após, marcar o procedimento e realizá-lo, por não ser de urgência.

Algumas complicações podem aparecer no pós operatório, entretanto, são muito raras. Trombose e hemorragias nas articulações são algumas delas. Por esse motivo o repouso é recomendado depois da cirurgia. Se alguma dessas ocorrências aparecer após a artroscopia, informe imediatamente o médico.

Ainda assim o pós operatório costuma ser tranquilo, desde que seguidas as recomendações do médico ortopedista responsável pelo procedimento. Bolsas de gelo aplicadas no local e uso de analgésicos são comuns após a cirurgia artroscópica. Bem como muletas para os casos de cirurgias no joelhos ou tornozelos.

A elevação da região afetada também é fundamental para o retorno do fluxo sanguíneo normal ao local operado. A retomada as atividades cotidianas vai depender da decisão do médico e das reações do paciente ao pós-operatório. Fisioterapias podem ser recomendadas, para que o músculo da região operada se fortaleça.

Outro ponto a ser considerado é antes da cirurgia. Nela, o médico vai perguntar ao paciente sobre suas possíveis alergias a medicamentos e anestésicos, para evitar surpresas durante o procedimento. Também vai questionar sobre possíveis infecções na área a ser operada e se a pessoa já teve trombose ou hemorragias.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

O blog da Cedro tem conteúdos novos para que você saiba sempre tudo o que precisar! São artigos sobre saúde, bem estar e finanças constantemente atualizados para ajudá-lo! Assine a newsletter agora mesmo e não perca nenhum texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *