Plano de saúde cobre fisioterapia? Saiba mais sobre o assunto

Inicialmente, muita gente ainda acredita que só devemos procurar um fisioterapeuta quando sofremos alguma contusão ou algo mais grave como um acidente. Mas será que é assim mesmo? Será que o plano de saúde cobre fisioterapia?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Desde 1999 o plano de saúde cobre fisioterapia, de acordo com a Lei dos Planos de Saúde (9656/98). Segundo o Idec, os planos têm o dever de cobrir os tratamentos fisioterápicos e não podem limitar o número de sessões. Ou seja, deve ser respeitado o número de sessões indicado pelo médico.

Antes de adentrar nessa questão de fazer fisioterapia pelo plano de saúde, nós vamos trazer um breve panorama sobre a carreira do fisioterapeuta, bem como informações sobre quando buscar este profissional.

Além disso, sabemos que a escolha de um fisioterapeuta deve ser feita com cautela e atenção. E, para te ajudar, traremos algumas dicas para acertar na escolha e ter sucesso no tratamento!

Ficou curioso e deseja saber sobre tudo isso e muito mais? Então, basta continuar acompanhando este artigo. Boa leitura!

A carreira do fisioterapeuta

De antemão, o curso de Fisioterapia forma o fisioterapeuta, o qual é responsável por prevenir e reabilitar a capacidade física e funcional dos pacientes.

Para isso, o profissional aplica terapias e técnicas de massagens e ginásticas para tratar as doenças e lesões.

Como dito anteriormente, é preciso cursar Fisioterapia para se tornar um fisioterapeuta. O curso possui, em média, 4 anos de duração e os alunos devem cumprir 800 horas de estágio obrigatório.

E já que estamos falando em estágio, ele pode ser realizado em diversos locais, tais como: hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, asilos e os próprios centros de estudo da faculdade.

De acordo com o MEC, o conteúdo essencial do curso de Fisioterapia deve contemplar as seguintes áreas:

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Conhecimentos Biotecnológicos;
  • Ciências Sociais e Humanas;
  • Conhecimentos Fisioterapêuticos.

Quando procurar um fisioterapeuta?

Em primeiro lugar, se você acha que devemos recorrer à fisioterapia apenas quando sofremos algum acidente, saiba que está completamente enganado e é bom ter consciência disso!

Isso acontece porque a fisioterapia pode tratar diversas condições, não ficando restrita apenas para casos de lesões ou fraturas.

Sendo assim, você também pode optar pela fisioterapia para os casos abaixo:

  • Alívio de dores: as práticas manuais terapêuticas podem ajudar a solucionar as dores musculares;
  • Melhora da postura: o pilates e o RPG são algumas práticas que auxiliam o paciente a conquistar melhores hábitos posturais;
  • Tratamento de insônia: bruxismo e síndrome das pernas inquietas são alguns problemas que prejudicam o sono e a fisioterapia pode ajudar a resolvê-los;
  • Recuperação esportiva: os atletas podem prevenir e tratar lesões com o apoio de um fisioterapeuta esportivo;
  • Na terceira idade: a fisioterapia ajuda os idosos a conquistar uma melhor qualidade de vida;
  • Incontinência urinária: o fisioterapeuta uroginecológico pode tratar a incontinência urinária e outros problemas urinários por meio de aparelhos específicos e alguns exercícios;
  • Acompanhamento na gestação: fisioterapeutas especializados em saúde da mulher podem auxiliar no treinamento para o parto, bem como na volta ao peso antes de engravidar e a melhora postural;
  • Doenças respiratórias: os exercícios de controle da respiração da fisioterapia respiratória ajudam na recuperação de doenças como bronquite e pneumonia.

Os benefícios da fisioterapia para a saúde

Antes de mais nada, a fisioterapia consiste em diagnosticar, recuperar e prevenir distúrbios de movimentos que ocorrem no corpo humano através da aplicação de várias técnicas.

Quando você começa a fazer sessões de fisioterapia, já é possível perceber os efeitos positivos desse tratamento no corpo!

Melhoria na postura

Você costuma manter a postura corporal correta em todos os momentos do dia? Certamente, não. Isso acontece porque acaba passando despercebido diante da correria do dia a dia.

Contudo, manter uma postura inadequada com constância é extremamente prejudicial e pode acarretar alguns problemas e a fisioterapia pode ajudar tanto para preveni-los ou tratá-los!

Afinal, ninguém merece aquela dor forte na lombar ou aquele incômodo na coluna, não é? Então, busque um fisioterapeuta e melhore seus hábitos posturais o quanto antes!

Recuperação neurológica

Engana-se quem pensa que a fisioterapia só serve para quem sofre com contusões ou fraturas, pois ela é extremamente benéfica para a recuperação neurológica.

É uma ótima opção para pacientes que sofreram com traumatismo craniano ou que são portadores de alguma doença neurodegenerativa, pois ajuda na recuperação e melhora das funções motoras.

Melhora de doenças respiratórias

Você sabia que a fisioterapia ajuda o paciente portador de doença respiratória a aperfeiçoar o transporte de oxigênio? Isso mesmo!

É justamente por isso que alguns problemas melhoram ou apresentam remissão. E, com uma melhor oxigenação, o paciente conquista uma melhor qualidade de vida também!

Restaura a saúde física e emocional

Inicialmente, talvez você esteja se perguntando o que a fisioterapia tem a ver com a saúde emocional. Mas, por incrível que pareça, existe uma relação entre elas!

Além de restaurar a sua saúde física, a fisioterapia ainda impacta positivamente a saúde mental, pois traz de volta a sua autoestima.

Afinal, sofrer com dores ou se sentir incapaz é uma sensação desagradável e faz com que as pessoas percam o prazer de viver. Sendo assim, a fisioterapia é fundamental!

Melhora o condicionamento físico

Neste caso, a explicação é bem simples: a fisioterapia esportiva é essencial para melhorar o condicionamento físico, especialmente se você for atleta.

Além de prevenir lesões decorrentes dos exercícios físicos praticados, o profissional ainda contribui para devolver o grau de eficiência muscular que havia sido perdido por causa de algum acidente.

Reinserção do paciente oncológico

De antemão, ser diagnosticado com câncer não é nada fácil. Além de ser uma doença debilitante, o tratamento provoca uma série de reações adversas fortes.

Você sabia que esse paciente pode apresentar dor articular, fraqueza e perda de massa magra? Pois é!

É justamente após o controle da doença que os benefícios da fisioterapia entram em cena para garantir mais segurança ao paciente durante sua reinserção em sua vida cotidiana.

Como escolher uma clínica de fisioterapia?

Primeiramente, tratar e prevenir doenças e lesões é fundamental, mas o sucesso do tratamento vai depender de uma série de fatores, inclusive da escolha do local onde você vai fazer fisioterapia.

Apesar desse processo de escolha não ser tão simples quanto parece, nós da Corretora Cedro vamos te ajudar com algumas dicas: Veja só!

  • Verifique se a equipe é formada por profissionais qualificados;
  • Procure se informar sobre os tratamentos oferecidos na clínica;
  • Tente descobrir se a clínica possui uma estrutura adequada e de qualidade;
  • Busque indicações de pessoas próximas;
  • Confirme as credenciais do profissional no Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO);
  • Reflita se o ambiente e os profissionais te passam segurança e tranquilidade.

Plano de saúde cobre fisioterapia, o que mais preciso saber?

Fique atento aos planos antigos! Se o contrato foi feito antes de 1999, as novas regras ainda não eram válidas e, portanto, não há garantia da cobertura do tratamento fisioterapêutico.

É possível o reembolso para tratamento de fisioterapia. Ou seja, você paga por uma consulta particular e, através de uma nota fiscal, solicita o reembolso pelo convênio. Porém, é importante verificar as regras do seu plano de saúde antes.

Como dito anteriormente, o plano de saúde não pode limitar o número de sessões do paciente. Entretanto, o número de consultas pode ser limitado, respeitando a quantidade mínima de duas consultas por doença.

O que é a fisioterapia?

A fisioterapia é a especialidade médica que desenvolve, previne, restaura ou preserva a capacidade física e funcional.

Ou seja, a fisioterapia colabora para a recuperação de acidentados, trata problemas causados por má formação e vícios de postura, e também é importante para a recuperação de lesões neurológicas, cardíacas ou respiratórias.

Por isso, o plano de saúde cobre fisioterapia. Pois, ela é essencial para a saúde do nosso corpo e, portanto, nossa qualidade de vida.

Quais são os tratamentos fisioterapêuticos?

Você já sabe o que é fisioterapia, vamos agora entender como são os tratamentos dessa área médica.

Confira uma lista de alguns procedimentos fisioterapêuticos:

  • Cinesioterapia: consiste no alongamento e fortalecimento, com objetivo de melhorar a movimentação funcional do local prejudicado;
  • Crioterapia: utiliza-se de compressas e imersões frias, para diminuir dores, inflamações e estimulação neuromuscular;
  • Eletroterapia: utiliza corrente elétrica, em diferentes intensidades e frequências, para melhorar dores, provocar a estimulação neuromuscular e regenerar tecidos vasculares;
  • Fototerapia: a partir do uso da luz, provoca redução da dor e da inflamação, e reparação de tecido;
  • Hidroterapia: prática de exercícios em água fria ou morna para relaxamento muscular e melhoria na mobilidade articular;
  • Massoterapia: utiliza-se de massagem para relaxar os músculos, drenar os membros e estimular as terminações nervosas;
  • Mecanoterapia: com equipamentos específicos essa técnica tem ação anti-inflamatória e analgésica;
  • Respiratória: tratamento com finalidade de melhorias e reabilitação do sistema respiratório, com o uso de incentivadores respiratórios.

O médico deverá indicar o procedimento adequado para cada situação, sendo que é possível também a receita de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde cobre fisioterapia: principais dúvidas

Por se tratar de um assunto que envolve alguns termos técnicos e regras, nós decidimos trazer este tópico para esclarecer todas as suas dúvidas e ter conhecimento dos seus direitos.

Então, vamos lá? A seguir, acompanhe as perguntas mais frequentes e suas respectivas respostas:

Tenho direito a quantas consultas com fisioterapeuta?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o beneficiário do plano de saúde tem direito a até duas consultas por ano para cada nova doença diagnosticada.

Existe algum limite no número de sessões de fisioterapia?

De antemão, o número de sessões é ilimitado e conforme a necessidade apontada pelo seu médico. Contudo, não é necessário apenas querer fazer, é essencial ter indicação médica.

Por quanto tempo a fisioterapia pode ser feita?

O tempo pode variar de acordo com o caso de cada paciente. Quando seu médico detectar que não há mais indicação para continuar com as sessões, você poderá receber alta da fisioterapia.

Todo plano de saúde deve oferecer cobertura para fisioterapia?

A cobertura para fisioterapia com o objetivo de recuperar a saúde do paciente é obrigatória para todos os contratos firmados a partir de 1999 ou aqueles que foram adaptados à Lei dos planos de saúde (9656/98).

Quais são as doenças tratadas com mais frequência pela fisioterapia?

Geralmente, as patologias ortopédicas apresentam uma maior incidência, visto que pode acometer qualquer pessoa independentemente da faixa etária.

Além disso, traumas, lesões, degeneração osteomuscular e doenças degenerativas do sistema nervoso também são condições que a fisioterapia trata com maior frequência.

A partir de quantos anos pode fazer sessões de fisioterapia?

De antemão, a fisioterapia pode ser indicada a partir do momento que a criança começa a andar. No entanto, isso vai depender de vários fatores, como: desenvolvimento da criança, questões posturais, prevenção de doenças, equilíbrio e outros.

Posso prevenir problemas de má postura através da fisioterapia?

Com certeza! Os problemas decorrentes de uma postura inadequada podem ser evitados através de tratamento ortopédico e reeducação postural.

É verdade que o fisioterapeuta pode prescrever medicamentos?

Não! Essa é uma ótima pergunta, então fique atento(a): os únicos profissionais que podem prescrever medicamentos são o médico e o dentista.

O plano de saúde deve cobrir RPG?

Devido ao fato de RPG não constar na lista do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, os planos de saúde não são obrigados a fornecer esta cobertura.

Contudo, o plano de saúde pode oferecê-la em duas situações: se o convênio médico desejar oferecer a cobertura para RPG e se a operadora for obrigada por vias judiciais.

Posso fazer pilates pelo plano de saúde?

Infelizmente, a resposta é não. Isso acontece porque o procedimento não está incluso no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Dica para contratar plano de saúde

É importante entender quais são as suas necessidades e como funciona cada cobertura para você contratar o plano de saúde ideal. Por isso, conversar com um corretor da Cedro é a melhor dica na hora de contratar o plano certo para você!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Fale agora mesmo com um de nossos corretores e tenha a orientação que você precisa para escolher o melhor plano de saúde para você e sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *