Hérnia de disco tem cura? Conheça os sintomas e tratamento

Se você sofre com dores nas costas, provavelmente já cogitou que a causa seja o estresse do dia a dia ou ao cansaço após uma longa jornada de trabalho. Mas você sabia que é possível que essa dor seja decorrente da hérnia de disco? Pois é! Mas fica tranquilo(a), porque a Corretora Cedro chegou para te explicar tudo bem direitinho!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, você vai ficar por dentro do conceito de hérnia disco, se tem cura e/ou tratamento, bem como se é considerada grave e quais são os sintomas. Então, se você se interessou pelo assunto e deseja saber mais, é só continuar acompanhando o texto. Boa leitura!

O que é hérnia de disco?

De antemão, a hérnia de disco se caracteriza por lesões no disco intervertebral. Essa estrutura funciona como uma espécie de amortecedor que se localiza entre os ossos da coluna, proporcionando equilíbrio.

O resultado de lesões neste disco é justamente a dor intensa localizada na região afetada, o que provoca certa dificuldade até para realizar tarefas do dia a dia. Apesar de ser mais comum na lombar, a hérnia de disco pode se manifestar em outras regiões, como: cervical e torácica.

Quais são os sintomas?

Sabe aquelas dores nas costas constantes e que você ignora por muitas vezes? Chegou a hora de prestar mais atenção, porque pode ser um forte indício de hérnia de disco. Isso acontece porque os sintomas desta condição costumam surgir anos antes de diagnosticá-la.

imprevistos-banner-2

A seguir, confira os sintomas mais comuns:

  • Dor nas costas durante a noite de sono;
  • Dificuldade para se mover ou segurar algum objeto;
  • Seu rendimento diminui e você se sente desanimado para realizar atividades do cotidiano;
  • Formigamento ou dor nos braços e pernas;
  • Dificuldade em segurar a urina;
  • Dor nas costas que persista há mais de 3 meses;
  • Dificuldade para permanecer sentado na postura correta (coluna ereta);
  • Fraqueza na(s) perna(s);
  • Dor no pescoço.

Ao perceber algum desses sintomas, você deve buscar ajuda médica o quanto antes, porque todos indicam problemas na coluna. Durante a consulta, relate tudo que você está sentindo, pois vai ajudar o médico ortopedista no diagnóstico, além de exames como Raio-X.

Quando a hérnia de disco é grave?

Em primeiro lugar, qualquer problema em nossa saúde merece nossa atenção e um cuidado especial. No entanto, quando o assunto é hérnia de disco, existem dois tipos que são considerados graves, pois já significam que a estrutura do disco já está bastante danificada.

Quando se trata de uma hérnia de disco extrusa, o disco já se encontra deformado e fragmentado. Isso quer dizer que, depois de perder completamente seu formato original, pode ocorrer um rompimento deste disco.

Já no caso da hérnia de disco sequestrada, a situação é ainda mais grave, porque o disco pode chegar ao ponto de se partir no meio. Este rompimento pode causar inflamação e a chamada “dor química”.

Qual é o tratamento?

Afinal, qual são os métodos de tratamento para a hérnia de disco? A verdade é que apenas um ortopedista pode recomendar a melhor forma de tratar a doença. De modo geral, a hérnia de disco pode ser tratada por:

  • Medicamentos;
  • Fisioterapia;
  • Infiltração na coluna;
  • Cirurgias, sendo indicada em apenas 10% dos casos.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Hérnia de disco tem cura?

Antes de mais nada, nós temos uma boa notícia para você. Acontece que a grande maioria dos casos pode obter sucesso no tratamento, havendo melhora dos sintomas. Contudo, é essencial que o paciente siga todas as recomendações do médico.

Em suma, tem cura sim, mas o acompanhamento por um médico de confiança é indispensável. Sendo assim, não adianta fugir de consultas ou exames, o tratamento deve ser seguido à risca.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Obtenha mais informações

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Em primeiro lugar, desejamos que este artigo tenha sido útil para a sua vida, independente de você sofrer com hérnia de disco ou não. Com este artigo, ainda que você não tenha esta doença, você pode ajudar pessoas queridas que tenham esta condição. Por fim, que tal assinar nosso newsletter para adquirir ainda mais conhecimento? Todos os conteúdos são criados pensados em você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *