Tratamento para sinusite: conheça as alternativas

Você sabia que a sinusite atinge 1 em cada 8 pessoas em todo o mundo? Ainda de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço (AAO-HNSF), a doença é quinta causa mais comum no uso de antiobióticos. Mas será que existe tratamento para sinusite? A Corretora Cedro revela quais são as alternativas!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, você vai conhecer não só as formas disponíveis de tratamento para sinusite, mas também será possível saber o que é, quais são os tipos e, até mesmo, sobre a cirurgia. Ficou curioso? Basta continuar a leitura do texto!

O que é sinusite?

Sabe quando você apresenta sintomas de gripe ou resfriado, mas o quadro evolui ao ponto de causar dor nos dentes e atrás dos olhos? Pois é, esses são sinais clássicos da sinusite. Mas você sabe, ao certo, do que se trata?

De antemão, a sinusite se caracteriza pela inflamação dos seios paranasais e pode ocorrer devido a alguns fatores, tais como: infecção bacteriana, viral ou fúngica e, inclusive, reações alérgicas.

Além disso, a sinusite pode se manifestar das seguintes formas:

  • Aguda: a qual tem aparecimento repentino e desaparece em pouco tempo.
  • Crônica: tende a durar mais de 3 meses.

Tipos de sinusite

Como visto anteriormente, a sinusite pode ser aguda ou crônica. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas? Confira:

  • Sinusite aguda: os sintomas duram, no máximo, 12 semanas. O quadro pode ser desencadeado por infecção viral, bacteriana e, até mesmo, alergia respiratória alta.
  • Sinusite crônica: esse tipo de sinusite acontece quando a inflamação dos seios nasais se faz presente por um período acima de 12 semanas, ou seja, 3 meses. Quando aos fatores que podem estar relacionados, são eles: anatômicos, ambientais, doenças associadas (asma, alergia e outras), fungos, bactérias e sistêmicos.

Tome nota: se os sintomas persistirem por mais de 5 dias, o ideal é que você busque um médico especialista, o otorrinolaringologista, para avaliar e tratar a doença.

Tratamento para sinusite

Antes de mais nada, é válido ressaltar que o tratamento pode variar de acordo com cada caso. Sendo assim, apenas o “otorrino” pode indicar a melhor forma de tratar a doença. Entretanto, o tratamento é feito a base de medicamentos. Confira:

  • Corticóides orais ou injetáveis;
  • Descongestionantes;
  • Solução salina;
  • Anti-inflamatórios e analgésicos;
  • Antibióticos.

Por outro lado, se o caso for crônico ou fúngico, o tratamento pode ser associado à uma cirurgia. Neste caso, o intuito é a melhoria na drenagem dos seios da face, bem como a sua limpeza.

Outra situação em que o procedimento cirúrgico pode ser indicado é quando o paciente não responde ao tratamento clínico.

Tratamento natural para sinusite

De antemão, é bastante incômodo quando a sinusite resolve aparecer, até porque os sintomas tendem a causar um desconforto extremo. Sendo assim, é essencial que você busque tratamento para sinusite o mais rápido possível.

Além do tratamento clínico mencionado no tópico anterior, você sabia que é possível aliviar os sintomas e facilitar o processo de recuperação através da adoção de algumas práticas? Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar. Veja:

  • Umidifique o ar;
  • Usar soro fisiológico para limpar o nariz;
  • Inspire vapores de ervas;
  • Use uma solução salina caseira;
  • Alimente-se com refeições mornas, como sopas e caldos;
  • Ingerir mais quantidade de água;
  • Priorize o descanso;

Quando o organismo não responder aos tratamentos naturais, não hesite em procurar um médico para dar início à administração de medicamentos.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Cirurgia Sinusal

Como dito acima, o tratamento para sinusite vai variar conforme o caso do paciente. Diante disso, talvez o médico recomende a realização de algum procedimento cirúrgico. Mas, afinal, qual é a cirurgia que serve para tratar a doença?

Primeiramente, existem alguns tipos de cirurgias possíveis e o médico fará a escolha com base na forma que a sinusite se manifesta. A seguir, conheça os 3 procedimentos cirúrgicos mais comuns no tratamento para sinusite:

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tratamento para sinusite: cuide da sua saúde

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Devido a ser uma doença bastante comum, desejamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o tratamento para sinusite. Mas você sabia que é possível adquirir ainda mais conhecimento? A verdade é que assinar nosso newsletter é rápido e você ainda recebe conteúdos relevantes de forma gratuita!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *