Como declarar reembolso de plano de saúde no imposto de renda 2020?

Com a proximidade do prazo para declaração do imposto de renda, que se encerra em 30 de abril, aumentam as dúvidas sobre o processo. Nesse sentido, as despesas médicas são um dos principais pontos de preocupação dos cidadãos, incluindo as que envolvem plano ou seguro na área. Afinal, como declarar reembolso de plano de saúde no imposto de renda 2020?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Para te ajudar a vencer essa etapa burocrática com sucesso, listamos as principais orientações e cuidados no envio das informações. Tome nota!

Gastos de saúde: afinal, o que pode ser declarado? 

Primeiramente, é importante esclarecer que as despesas de saúde do contribuinte e seus dependentes não têm limite de dedução. Isso significa que o abatimento do valor é integral, diferente do que acontece com os gastos de educação.

Assim, podem ser descontados gastos com exames laboratoriais, hospitais, consultas médicas, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, serviços radiológicos, próteses ortopédicas/dentárias e aparelhos ortopédicos.

Para a dedução completa, é fundamental comprovar todas as despesas conforme orientado. Por isso, os especialistas aconselham guardar todos os comprovantes de pagamento durante 5 anos. Dessa forma, os contribuintes se resguardam caso sejam convocados pelo Fisco.

Cuidado com a malha fina: nem tudo pode ser declarado 

Atenção: nem todas as despesas médicas podem ser declaradas. Medicamentos, procedimentos/tratamentos estéticos, vacinas, internação, gastos com massagistas, óculos, lentes de contato e outros são custos que não podem ser descontados no IR.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde e declaração de IR: como funciona? 

As pessoas que arcam com planos de saúde particulares podem abater os valores gastos no imposto de renda 2019.

Nesse caso, valem todos os tipos de planos, incluindo o familiar/individual e o coletivo por adesão (planos de cooperativas, sindicatos, dentre outros).

Vale a pena destacar que é preciso fazer a declaração dos valores reembolsados pela operadora de saúde. Essa situação ocorre quando há custos de internações, exames, consultas e outros tipos de assistência médica particular.

É interessante lembrar, ainda, que todas as seguradoras de saúde devem fornecer um relatório completo dos gastos médicos reembolsados.

Esse cuidado acaba facilitando o processo para os contribuintes, que não precisam armazenar todas as notinhas dos serviços de saúde acumuladas durante o ano.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como declarar reembolso de plano de saúde no imposto de renda 2019? 

O primeiro cuidado é fazer a declaração do imposto de renda no modelo completo. Só assim será possível descontar o valor total das despesas.

É preciso ter em mente que cada contribuinte deve declarar somente seus próprios gastos médicos (aqueles que foram realizados e reembolsados no seu nome).

Dessa forma, se você tiver dependentes, será preciso incluí-los na declaração anual, para só depois detalhar as despesas de saúde no nome deles.

Nos planos empresariais, o contribuinte deve descontar os valores que ele mesmo pagou, e não o valor investido pela empresa.

Passo a passo da declaração

As despesas com plano de saúde devem ser informadas na ficha “Pagamentos Efetuados, código 26 – Planos de Saúde no Brasil”.

Ali, você deverá preencher o nome e o CNPJ da operadora de saúde, assim como o valor integral pago no ano calendário e o valor reembolsado.

Veja como declarar o reembolso de plano de saúde no imposto de renda 2019:

  1. No momento da declaração, selecione um dos códigos relacionados ao tipo de serviço médico utilizado no menu de “Pagamentos Efetuados”, que é relativo ao gasto desembolsado no plano ou seguro de saúde;

  2. Posteriormente, informe se o valor foi gasto e reembolsado para você ou para algum dependente. Nesse último caso, não se esqueça de informar também o nome do dependente;

  3. Em seguida, o sistema irá solicitar dados como o nome da empresa ou profissional que prestou o atendimento, assim como seu CNPJ (se for pessoa jurídica) ou CPF (se for pessoa física);

  4. Por fim, abaixo dessas últimas informações, preencha o campo “Valor Pago” com o seu investimento no serviço de saúde. No campo “Parcela não Dedutível/Valor Reembolsado”, informe o valor que você recebeu como reembolso por seu plano ou seguro de saúde.

E então, gostou do conteúdo? Esperamos ter te ajudado com as principais informações sobre o reembolso de plano de saúde no imposto de renda 2019.

Na Cedro Corretora de Seguros, nos comprometemos a oferecer as melhores opções em planos e seguros na área, além de levar informação de qualidade até você.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das atualizações do blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *