Como funciona plano de saúde empresarial? Saiba tudo sobre este produto neste guia

Você sabe como funciona plano de saúde empresarial? Quando o assunto é oferecer benefícios de real valor agregado para os colaboradores, esse serviço sem dúvidas se destaca como um dos mais indispensáveis e atrativos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Se é uma opção vantajosa para os funcionários (que podem contratar um convênio médico para toda a família a valores mais baixos), essa modalidade de plano também é interessante para as empresas, inclusive na atração e na retenção de talentos.

A seguir, confira as principais informações sobre esse tipo de assistência, que ainda gera muitas dúvidas nos RHs e DPs!

Como funciona plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial, como o próprio nome indica, são convênios médicos que se destinam ao quadro de colaboradores de uma organização. Por conta disso, oferecem condições e benefícios especiais para esse público-alvo.

É importante destacar, ainda, que esses planos são sempre regulados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), podendo se apresentar em duas modalidades:

  • Plano coletivo empresarial: oferece assistência de saúde aos funcionários do negócio contratante por conta de vínculo empregatício ou estatutário.

  • Plano coletivo por adesão: são aqueles contratados por associações profissionais, pessoas jurídicas e entidades de classe como sindicatos e conselhos.

Principais tipos de planos de saúde empresarial

Em se tratando dos tipos de cobertura, esses convênios corporativos também podem ser classificados de diferentes formas, sendo as principais:

Como funciona a carência nessa modalidade?

Nos planos de saúde para empresas, o período de carência funciona de forma similar aos planos tradicionais, variando de contrato para contrato.

De forma geral, no entanto, as regras da ANS ditam esse tempo de espera conforme o procedimento. Para empresas de até 30 funcionários, isso significa 24 horas para urgências e emergências, 30 dias para exames básicos/consultas e 180 dias para procedimentos mais complexos (como internações e cirurgias, por exemplo).

Nas organizações com mais de 30 colaboradores, esses prazos podem ser negociados.

E quanto à cobrança?

O mais comum é que a cobrança seja realizada no modelo de coparticipação (a empresa arca com uma parte do valor e os funcionários pagam uma parcela pelos procedimentos utilizados).

Nas situações em que as empresas arcam com todas as despesas, os valores variam de acordo com a prestação de serviços (e devem ser observados no contrato).

Coberturas e Assistências do plano de saúde empresarial

Como os demais planos de saúde convencionais, os planos corporativos abrangem os procedimentos que constam no rol da ANS, variando conforme cada tipo de cobertura. Basicamente, eles podem incluir:

  • exames;

  • consultas;

  • cirurgias;

  • internações;

  • partos;

  • tratamentos.

Além da atenção médica, alguns convênios corporativos também incluem serviços odontológicos, como já mencionamos (em geral são planos à parte, com descontos na mensalidade para os funcionários).

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Qual a importância do plano de saúde corporativo?

O plano de saúde empresarial traz vantagens tanto para os funcionários quanto para a própria organização. Para a equipe, o convênio traz acesso à mais qualidade de vida, saúde e bem-estar a menores custos, garantindo mais tranquilidade.

Por sua vez, as organizações têm no convênio uma oportunidade de motivar e reter talentos, gerando benefícios como redução no absenteísmo, melhoria no clima organizacional, aumento na produtividade e até redução no pagamento dos impostos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Qual o melhor plano de saúde empresarial?

As opções, coberturas e modalidades de convênios médicos corporativos são os mais diversos. Por esse motivo, a escolha pela opção ideal vai variar bastante conforme as necessidades de cada negócio, além do perfil dos colaboradores.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Nesse cenário, contar com o apoio de corretores especializados é fundamental para analisar as alternativas, avaliar o custo-benefício e tomar uma decisão acertada. Agora que você sabe mais sobre como funciona plano de saúde empresarial, faça uma cotação de planos com os corretores da Cedro e conte com nossa ajuda! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *