Saiba mais sobre os efeitos do açúcar no organismo

Todos nós sabemos que o consumo exagerado do açúcar pode fazer mal ao nosso organismo, não é mesmo? Mas, ainda assim, muitos insistem neste consumo. Este artigo vai te mostrar o porquê você deve evitar o excesso de ingestão do mesmo.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A grande dificuldade em deixar de consumi-lo é justamente o seu sabor agradável ao paladar, e a liberação de serotonina, o chamado hormônio da alegria.

Porém, de acordo com a OMS, o ideal é que o consumo do açúcar não ultrapasse 10% das calorias ingeridas durante o dia. E ainda, se o consumo for reduzido à 5% os benefícios para a saúde são ainda maiores.

Consumo

O Brasil é o 5º país mais obeso do mundo, e muito disso é devido ao consumo em excesso do açúcar, encontrado em balas, doces, refrigerantes, e em produtos que muitas vezes nem sabemos, como o caso dos carboidratos.

Além disso, a alimentação do brasileiro está cada vez menos natural e mais industrializada, com sucos e molhos prontos, assim como os embutidos, como salsichas e linguiças, que, além de conter muito sal, também contém açúcar.

A recomendação é de que o consumo do açúcar seja de 25 g por dia, o que equivale a uma colher de sopa cheia.

O consumo de açúcar por crianças pode acarretar ainda distúrbios no comportamento, como hiperatividade, irritabilidade e dificuldade de concentração. O consumo do açúcar é proibido para menores de 2 anos, de acordo com a OMS, pois pode ser danoso às crianças.

Tipos

Além do branco refinado, que normalmente utilizamos, ainda há outros tipos de açúcar, como:

  • Mascavo: É o açúcar em sua forma mais natural, que é extraído logo após o cozimento da cana, não passando por refinando, desta forma, mantém um sabor mais concentrado, assim como preservados os minerais, ferro e cálcio;
  • Cristal: Apresenta-se em formas granuladas grandes, e passa por um leve refinamento e, ainda assim, perde 90% de suas vitaminas. Seu uso é mais aconselhado para a culinária;
  • Orgânico: É processado da mesma forma que o mascavo, porém não leva nenhum aditivo artificial em sua composição, mantendo também todas as suas vitaminas;
  • Light: Mistura do refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, porém também possui menos sabor, portanto, sua utilização acaba sendo em maior quantidade, o que faz perder seu intuito;
  • Frutose: Esse tipo de açúcar é extraído do suco das frutas e do milho. Mesmo sendo natural, ele possui menos vitaminas que os demais, e é mais doce também.

Açúcar é a droga mais perigosa?

Os efeitos do açúcar no cérebro se assemelham com os do uso de drogas, como o da cocaína, pois induz ao cérebro às mesmas respostas da região do cérebro, conhecido como “centro de recompensa”, pois libera dopamina, de acordo com pesquisas feitas recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em excesso, o açúcar favorece o surgimento de doenças não transmissíveis, que são as maiores causadoras de morte no mundo, como doenças cardíacas, diabetes, câncer, doenças renais, etc.

Os efeitos do açúcar no organismo

Ao entrar na corrente sanguínea, faz com que o pâncreas produza insulina, e é aí que ele se transforma em glicose. Mas saiba que carboidratos, gordura e proteínas também viram glicose.

Quando há consumo exagerado, o pâncreas para de produzir insulina, ou produz insulina de menos, o que faz com que o açúcar não entre nas células e fique na corrente sanguínea, e isso é a diabetes que conhecemos.

Desta forma, o açúcar no sangue machuca as paredes das artérias, o que prejudica a cicatrização de ferimentos, por isso que os diabéticos têm problemas com cicatrização e perda de visão.

E se há açúcar demais, e não há gasto de energia, você engorda.

Então, apesar de ser muito saboroso, são muitos os malefícios do açúcar no organismo, por isso, o melhor é diminuir ao máximo a sua ingestão.

Sendo assim, é muito importante se consultar com um nutricionista para descobrir a melhor dieta e quantidade ideal de açúcar para ter uma vida mais saudável.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como esses. O blog da Cedro sempre trás assuntos relevantes e dicas de saúde, qualidade de vida, finanças. Clique aqui e assine agora a nossa newsletter e fique sempre por dentro dos nossos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *