Descubra os benefícios da zumba fitness para sua saúde

Quando o assunto é emagrecer e manter uma rotina de exercícios, nem todo mundo é adepto da musculação. Se você não é fã dessa prática, a boa notícia é que existem alternativas para movimentar o corpo e ainda se divertir, com destaque para a zumba.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Aliando ritmos pop e latinos, passos de dança e movimentos localizados de ginástica, a modalidade promove benefícios surpreendentes para a saúde e o humor. Saiba mais sobre a zumba fitness e por que vale a pena apostar nas aulas!

Saúde e diversão: o que é zumba fitness?

Trata-se de uma modalidade aeróbica que combina dança e exercícios, misturando ritmos rápidos e lentos para tonificar e esculpir o corpo.

A inspiração da prática é latina (com coreografias de salsa e merengue, por exemplo), mas todos os ritmos musicais são trabalhados, com muita diversão para os alunos.

Para alcançar os objetivos de tonificação muscular e condicionamento cardiovascular, a base do treinamento é a ginástica aeróbica.

Vale acrescentar uma curiosidade: a zumba foi criada em 1990 em uma aula improvisada. Seu fundador, Beto Perez, registrou oficialmente o programa em 2001, nos EUA.

Quais são os benefícios da prática?

Aliando perda de peso, toda a diversão da dança, coreografias simples e até um bom motivo para fazer amigos, a zumba fitness promove diversos benefícios para a saúde e a qualidade de vida. Confira os principais:

A zumba emagrece mesmo?

Sim! Como os treinos são alternados ou intermitentes, a zumba é excelente para aumentar o metabolismo. O gasto calórico por aula é alto e varia de 400 a 1000 kcal em 1 hora. Essa queima depende de fatores como nível de intensidade, preparo físico e familiaridade do aluno com a rotina.

Para se ter uma ideia, a queima de calorias é similar a de exercícios como spinning, body attack e corrida.

Vale lembrar: a perda de peso efetiva, na zumba ou fora dela, também depende de uma alimentação saudável e do devido acompanhamento médico!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Quais áreas do corpo são mais trabalhadas?

A zumba trabalha o corpo como um todo, mas há destaque para o fortalecimento e a tonificação dos músculos inferiores (pernas e bumbum). Os músculos do chamado “core” ou centro do corpo – lombar, abdômen, paravertebrais, oblíquos e membros superiores – também são bastante focados.

É interessante apontar que os resultados visíveis da zumba aparecem aproximadamente após 3 meses de prática.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Quem pode apostar na modalidade?

Democrática, a zumba não tem restrições específicas e pode, a princípio, ser realizada por todos os perfis de praticantes. Mesmo as pessoas que não têm muito condicionamento ou se sentem perdidas com os passos de dança conseguem acertar o ritmo com o tempo.

É fundamental, no entanto, que os futuros praticantes façam uma avaliação física e sigam as recomendações médicas, assim como acontece em qualquer outro exercício. Para os sedentários, é interessante começar a prática em um ritmo mais calmo, com aulas para iniciantes e respeitando os próprios limites.

Por fim, vale mencionar que é possível encontrar boas aulas de zumba tanto em academias e centros especializados, quanto no meio online. Atualmente, a internet disponibiliza muitos cursos de ritmos (gratuitos ou pagos) que podem ser aproveitados da comodidade de casa!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

E aí, gostou de saber mais sobre a zumba fitness? Para ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, assine agora nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *