A competitividade no mundo empresarial faz com que os empregadores busquem formas de melhorar seus resultados, isso envolve atrair e reter profissionais talentosos. É aí que se insere o Employer Branding!
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Portanto, se você quer saber mais sobre esse tema, está no lugar certo! Pois é disso que vamos falar hoje.
Nos acompanhe e confira os seguintes tópicos:
- O que é?
- Em que situações é aplicada?
- Qual relação sua com o recrutamento e seleção?
- Quais são as melhores estratégias?
Vamos começar!
O que é employer branding?
Employer branding é uma estratégia que objetiva a construção e manutenção de uma boa imagem da empresa perante seus colaboradores.
Diferente de estratégias que objetivam construir uma percepção positiva da empresa perante o público externo, clientes, o employer branding destina suas energias ao público interno.
A implementação dessa estratégia repercute de maneira benéfica para a empresa, podendo ser listados os seguintes resultados:
- Atração e retenção de bons profissionais;
- Extensão da boa imagem da empresa para clientes finais da marca;
- Funcionários passam a ser propagadores, ajudando a difundir as qualidades da empresa;
- Aumento da produtividade e melhora na entrega de resultados por parte dos colaboradores.
Em que situações é aplicada employer branding?
As situações que essa estratégia é a aplicada são:
1) Quando a empresa precisa atrair bons profissionais, reter os talentos que possui e melhorar os resultados e desempenho de seus colaboradores.
Já é uma verdade sólida no mercado que funcionários felizes apresentam um desempenho melhor.
Bem como, que bons profissionais não levam em conta apenas a remuneração ao procurar uma vaga, mas também, a qualidade de vida que terá na empresa.
2) Quando a empresa percebe a necessidade de se diferenciar da concorrência.
Ter a sua empresa associada a um bom lugar para se trabalhar com certeza irá repercutir na sua marca ou produto.
Além disso, ao atrair e reter bons talentos, o desempenho do seu empreendimento melhora.
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Qual relação do employer branding com o recrutamento e seleção?
Bom, como dissemos anteriormente, ser reconhecida perante o público como bom lugar para se trabalhar faz com que a empresa atraia bons talentos.
Ou seja, na seleção não aparecerão pessoas que buscam um emprego, mas sim pessoas que querem aquela vaga específica em meio a tantas outras.
O employer branding aumenta o nível da seleção, uma vez que bons profissionais querem trabalhar em boas empresas.
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Quais são as melhores estratégias de employer branding?
Para implementar essa estratégia no âmbito da sua empresa é preciso um conjunto de iniciativas e a primeira delas é saber os valores do seu negócio.
Ter missão, visão e valores bem definidos e, a partir daí, implementar esses valores na cultura empresarial.
Mas como fazer isso?
Bem, uma das melhores propostas vigentes é o marketing de conteúdo interno.
A produção e propagação de conteúdo para os colaboradores faz com que a comunicação melhore e as mensagens da empresa sejam entregues aos colaboradores.
Ainda, o marketing de conteúdo interno pode fazer com que os próprios funcionários se envolvam na sua produção, facilitando a incorporação da cultura de empresa que necessita ser produzida.
Isso irá fortalecer o relacionamento entre os colaboradores e ajudará no processo de educação e construção do employer branding.
É importante que fique claro que o marketing de conteúdo não exclui outras ações que objetivam tornar o ambiente corporativo saudável e atrativo para os colaboradores.
Nesse aspecto, o RH será o protagonista na realização de pesquisas junto aos colaboradores.
Identificando pontos de tensão e elaborando políticas que irão melhorar o ambiente para todos.
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