Sequelas de infarto: saiba o que pode acontecer

Você sabia que o infarto é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 84 mil pessoas já foram vítimas fatais de infarto só em 2021. Mas quando a pessoa sobrevive, será que é possível sofrer com sequelas de infarto? A Corretora Cedro explica!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Durante este artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre infarto: o que é e quais são os tipos de tratamento existentes, bem como se existem sequelas de infarto e se o paciente precisa manter algum cuidado especial. Ficou curioso? É só continuar lendo o texto para ficar bem informado(a)!

O que é infarto?

De antemão, o infarto acontece quando há uma interrupção no fluxo de sangue para o coração. E, por consequência disso, o coração acaba não recebendo sangue e oxigênio suficientes para se manter em atividade, provocando danos no músculo cardíaco ou, até mesmo, a morte dele.

Apesar de não causar o óbito em todas as pessoas que infartam, é indispensável que você busque atendimento médico o quanto antes. Dessa forma, você garante mais chances de sobreviver e reduz o risco de ter sequelas de infarto.

Portanto, se você sentir dor no peito associada a tontura, falta de ar e formigamento, não hesite em procurar ajuda!

Sequelas de infarto

A verdade é que o infarto pode deixar algumas sequelas sim, principalmente se o tratamento não ocorrer de forma adequada ou for tardio. Nesse sentido, agilidade e qualidade são fatores determinantes quanto às chances do paciente sobreviver.

Mas, afinal, quais são as sequelas de infarto? Confira:

  • Choque cardiogênico;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Aumento de chances para arritmias cardíacas ocorrerem;
  • Paralisia de membros;
  • Problemas na fala.

Você sabia que as sequelas de infarto costumam ser mais visíveis do que as do AVC? Além disso, as chances do indivíduo sofrer um segundo infarto, nos próximos dez anos, aumenta em 30%.

Quais são os tipos de tratamento para o infarto?

Em primeiro lugar, é essencial informar que a forma de tratamento escolhida vai depender da gravidade de cada caso. De modo geral, os médicos agem rapidamente para evitar o risco de complicações e para diminuir as lesões causadas.

Ao chegar em um pronto-socorro, a equipe médica fará os seguintes procedimentos:

  • Verificar a frequência dos batimentos cardíacos;
  • Oferecer oxigênio ao paciente para que o coração não se esforce excessivamente;
  • Administração de medicamentos para reduzir as dores no peito;
  • Em casos graves, pode ser recomendada uma cirurgia de revascularização do miocárdio ou angioplastia;
  • Prescrição de medicamentos para evitar um outro episódio de infarto.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como levar a vida após um infarto?

Após um infarto, é de extrema importância que o paciente permaneça um tempo em repouso absoluto para evitar que o músculo lesionado fique sobrecarregado. Com relação ao período de tempo, isso vai depender de cada caso: quadros mais sérios tendem a exigir um tempo maior de repouso.

Entretanto, o repouso absoluto não pode levar tanto tempo assim, porque o sedentarismo é um dos fatores de risco para que o paciente sofra um novo infarto. Portanto, se houver recomendação médica, o indivíduo já pode iniciar leves caminhadas ainda no hospital.

Por fim, existem dois pilares que são fundamentais para prevenir outro infarto. Pode até parecer clichê, mas manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente ajudam bastante. Além disso, acompanhamento médico frequente e exames de rotina também devem se fazer presentes!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Sequelas de infarto: para saber mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Você já sabia que existem sequelas de infarto? Se não, gostou de saber? Desejamos que sim! Agora, queremos deixar uma dica de amigo(a) para você: que tal assinar nosso newsletter para ficar ainda mais informado(a)? É simples, gratuito e ainda são conteúdos que vão te ajudar a melhorar sua qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *