O plano de saúde cobre cirurgia de apendicite?

Antes de mais nada, todos nós sabemos o quanto os problemas de saúde são preocupantes e nos assustam, principalmente aqueles que surgem sem ao menos emitir algum sinal de alerta antes. Um claro exemplo disso é bastante conhecido por todos nós: apendicite. Certamente, conhecemos alguém que já precisou ir às pressas para o hospital devido a tanta dor. Mas será que o plano de saúde cobre apendicite?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Você estava tranquilo, quando uma dor imensa começa, indo para o hospital há o diagnóstico: problemas no apêndice. Então, para evitar mais surpresas desagradáveis, descubra se o plano de saúde cobre cirurgia de apendicite.

Geralmente, alimentos não digeridos e restos de fezes são apontados como os causadores dessa inflamação. Eles obstruem o apêndice, causando o desenvolvimento de bactérias. Agora, veja mais sobre essa infecção.

Neste artigo, você vai ficar muito bem informado sobre os sintomas e as causas da apendicite, bem como se a apendicite nos traz riscos e se é possível evitá-la. Se você ficou interessado em saber mais sobre isso, basta prosseguir com a leitura deste conteúdo que preparamos com muito carinho para você!

Tudo que você precisa saber sobre apendicite!

De antemão, nossa intenção com este tópico é de lhe trazer todas as informações necessárias para que você fique bem informado(a) sobre a apendicite, doença que pode trazer sérias complicações para o paciente quando não é tratada de forma adequada.

O que é apendicite?

O apêndice é um pequeno órgão, longo e fino. Ele se localiza na primeira parte do intestino grosso. Quando entra em um processo inflamatório gera a apendicite.

Mas esse problema pode ser resolvido com facilidade ao remover o órgão completamente.

Isso é feito por uma cirurgia chamada de apendicectomia, realizada nas primeiras 24 horas logo após o diagnóstico do quadro.

Já o sintoma principal da apendicite é a dor abdominal do lado direito e próxima ao umbigo. Com o passar das horas, esse incômodo fica mais forte.

Então, leva a um colapso do aparelho digestivo, causando febre, vômito e náuseas.

Assim, para ter um diagnóstico é preciso realizar a palpação do abdômen, além de fazer a tomografia e o ultrassom para confirmar o quadro.

Logo, havendo a suspeita é preciso buscar ajuda médica com urgência. Se não tratada, pode gerar complicações graves, como a peritonite, que causa a inflamação de toda a mucosa da cavidade abdominal.

Quais são os sintomas da apendicite?

Geralmente, o indivíduo só sabe quando está com apendicite quando a inflamação já se encontra avançada e vai às pressas para o hospital, onde você será submetido a uma cirurgia após o diagnóstico confirmado.

No entanto, existem alguns sintomas que servem de alerta para você ir ao médico o quanto antes. Vamos conhecê-los? Confira abaixo:

  • Dor abdominal intensa localizada na região inferior direita do abdômen;
  • Febre baixa persistente;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Mal estar geral;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Excesso de gases ou barriga inchada.

Quais fatores desencadeiam a apendicite?

De antemão, muitas são as especulações de quais seriam as causas da apendicite, algumas pessoas falam até que alimentos podem causá-la. Mas será que tudo isso é realmente verdade? Isso você vai saber agora, pois nós vamos te explicar!

Em primeiro lugar, é essencial mencionar que a apendicite é causada por uma obstrução em seu interior, a qual pode acontecer decorrente de vários fatores. A razão mais comum é justamente quando fragmentos de fezes ficam presos nesta região.

Por outro lado, pequenos vermes, tumores e, até mesmo sementes de frutas podem bloquear a saída deste órgão, o qual é bem estreito. Sendo assim, há um grande acúmulo de bactérias, o que provoca a inflamação.

Apendicite: quais são os riscos?

Como sabemos, é melhor prevenir do que remediar. Mas muitas pessoas ainda insistem em não cuidar da saúde e acabam pagando para ver. Contudo, assim como outras doenças, a apendicite pode causar uma série de consequências se não for tratada corretamente. Isso ninguém deseja, não é?

Além da ruptura do apêndice com contaminação da cavidade abdominal, essa doença ainda pode provocar peritonite no abscesso intra-abdominal. No caso do rompimento do órgão, ocorre uma liberação de todas as bactérias na região do abdômen, ocasionando uma infecção generalizada na área, correndo o risco de passar para a corrente sanguínea e acometer o corpo inteiro.

Quando chega neste ponto, o paciente pode vir a óbito quando não recebe atendimento adequado em poucas horas.

Apendicite: como diagnosticar?

Antes de mais nada, o tratamento de alguma doença deve ser precedido de um diagnóstico preciso através da realização de alguns exames, e com a apendicite não seria diferente. Só assim é possível aumentar as chances de sucesso do tratamento e reduzir os riscos de equívocos.

O diagnóstico da apendicite é feito através da história clínica do paciente e de exames físicos. No caso dos exames laboratoriais e da ultrassonografia abdominal, estes podem ajudar a confirmar o diagnóstico e avaliar os riscos.

A seguir, veja quais são os principais exames para diagnosticar a doença:

  • Hemograma;
  • TAC de abdômen;
  • Ultrassonografia abdominal;
  • Tomografia com contraste.

Apendicite na gravidez: o que fazer?

Inicialmente, um quadro de apendicite durante a gravidez pode ser um tanto quanto perigoso, porque os sintomas são um pouco diferentes e a demora no diagnóstico pode agravar a condição de saúde da mãe e do bebê.

Os sintomas da doença na gravidez costumam se apresentar através de dor abdominal persistente do lado direito do abdômen. No entanto, quando a paciente já se encontra no terceiro trimestre de gestação, a dor pode acontecer no fundo da barriga e nas costelas, podendo ser confundida com as contrações comuns da gravidez e dificultando o diagnóstico.

Ao menor sinal de apendicite, vá ao seu obstetra o quanto antes para analisar o seu caso e verificar se realmente se trata de uma apendicite. Quando o diagnóstico é confirmado, o tratamento é cirúrgico e pode acontecer em duas formas: apendicectomia convencional ou apendicectomia por videolaparoscopia.

De modo geral, a cirurgia por videolaparoscopia é mais indicada para as gestantes que estejam entre o primeiro e segundo trimestre de gestação, ficando a apendicectomia convencional restrita ao final da gestação. Contudo, isso não é uma regra e a decisão de qual método cirúrgico será feito cabe exclusivamente ao médico, visto que há risco de acontecer um parto prematuro.

Apesar de preocupante, não precisa se desesperar, porque a gravidez prossegue sem problemas para a mãe e para o bebê na maioria dos casos. Além disso, é necessário que a mamãe fique internada no hospital, em observação após a realização do procedimento e indo ao consultório médico semanalmente para verificar se está tudo bem.

Qual é o tratamento para apendicite?

O tratamento do apêndice inflamado é cirúrgico. O órgão é removido durante uma cirurgia em que a pessoa está anestesiada e não é substituído.

Mas não precisa se preocupar! Como não foi notada uma função específica do apêndice no corpo, não há prejuízos ou riscos para a vida do paciente.

A operação tem anestesia geral e dura entre 30 a 60 minutos. Além disso, ela pode ser feita com uma incisão, com cerca de cinco centímetros, acima do apêndice. Então, o cirurgião remove esse órgão, gerando uma pequena cicatriz na barriga.

Outra forma é a laparoscopia, ou seja, o médico faz três cortes no abdômen, inserindo uma câmera para visualizar o processo e retira o apêndice.

A segunda maneira é menos invasiva, tem uma recuperação mais rápida e a cicatriz é quase imperceptível.

Depois que termina a apendicectomia, o paciente fica internado de 1 a 3 dias, sendo liberado assim que consegue ingerir alimentos sólidos normalmente.

Como é o pós-operatório e seus cuidados?

O médico marca a revisão para uma semana depois da cirurgia. Se tudo estiver bem, a pessoa já pode voltar para o trabalho, desde que não precise fazer esforços físicos. Neste segundo caso, ela apenas pode trabalhar após 30 dias.

Já a recuperação demora de 1 semana a 1 mês. Neste período é preciso seguir alguns cuidados:

  • Repousar nos primeiros 7 dias;
  • Tratar a ferida no posto de saúde a cada 2 dias;
  • Remover os pontos de 8 a 10 dias;
  • Beber, no mínimo, 8 copos de água por dia;
  • Pressionar a ferida quando tossir;
  • Evitar atividade física nos primeiros 15 dias;
  • Dormir com a barriga para cima;
  • Preferir bebidas quentes como chás;
  • Comer alimentos grelhados ou cozidos;
  • Evitar dirigir nas primeiras 3 semanas após a operação.

Com essas medidas, o paciente pode ter uma recuperação mais rápida e sem possíveis complicações.

Cirurgia de apendicite: quais são os riscos?

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia de apendicite também traz alguns riscos consigo. Mas não precisa se assustar, porque os riscos são raros e não costumam ser graves.

As principais complicações desta cirurgia envolvem prisão de ventre e infecção da ferida. Sendo assim, é fundamental que o paciente fique atento e não deixe de ir ao médico quando ficar mais de 3 dias sem defecar ou apresentar sinais de infecção, tais como: vermelhidão no local da ferida, dor constante, febre acima de 38 graus e saída de pus.

Afinal, o plano de saúde cobre cirurgia de apendicite?

Agora que você entende mais sobre esse procedimento, deve estar em dúvida sobre os valores e coberturas. Saiba que uma cirurgia para apendicite custa, em média, R$ 6.000,00.

Embora esse preço seja alto, você pode ficar tranquilo. Obrigatoriamente, o plano de saúde cobre cirurgia de apendicite na modalidade hospitalar e de referência. Nesse caso, apenas é preciso estar em uma clínica da rede credenciada.

Mas, atenção! Os pacotes apenas ambulatoriais não têm essa cobertura. Por isso, procure sempre a opção de plano de saúde mais completa para você e sua família.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde cobre apendicite: esclareça suas dúvidas

Geralmente, quando o assunto é saúde, sempre surge alguma dúvida por mais informações que você já tenha obtido. Sendo assim, criamos um tópico destinado para tirar todas as suas dúvidas sobre apendicite. Vamos lá?

É possível prevenir a apendicite?

Apesar da prevenção ainda ser o melhor remédio, especialistas indicam que uma prática definida que previne totalmente a doença, visto que pode acometer até os organismos saudáveis. Portanto, é indispensável que você fique atento(a) aos sintomas e procure um médico o quanto antes.

Pode retirar o apêndice de forma preventiva?

Não! Se isso já passou pela sua cabeça, pare de cogitar essa possibilidade. Inclusive, não se deve nem associar a cirurgia de apendicite com outro procedimento cirúrgico, visto que o apêndice é o órgão com maior comunicação com o intestino grosso.

O que fazer em caso de suspeita de apendicite?

Em primeiro lugar, você deve buscar assistência médica imediatamente quando sentir dor na região inferior e do lado direito do abdômen. Outro ponto importante é que não se deve recusar ficar internado no hospital enquanto não houver a confirmação do diagnóstico, pois você pode precisar de uma cirurgia de emergência.

O que é apendicite supurada?

Apendicite supurada é um termo utilizado para se referir aos casos em que há o rompimento do apêndice decorrente da inflamação. Nestas situações, a dor é de forte intensidade e o risco de sepse é bastante elevado.

Qual é a função do apêndice?

O apêndice é um órgão que possui de 5 a 10 centímetros e possui função um pouco controversa: ao mesmo tempo que faz parte da defesa do organismo contra infecções, ele atua como função residual.

Como é feita a laparotomia?

A laparotomia ou apendicectomia convencional é aquela em que se faz uma incisão na cavidade abdominal para retirar o apêndice. Apresenta um maior risco, pois o contato entre o órgão rico em acúmulo de bactérias e a parede abdominal é praticamente impossível.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Plano de saúde cobre apendicite: não conte com a sorte!

Agora que você já sabe tudo sobre esta doença e se o plano de saúde cobre apendicite, o que você está esperando para garantir a sua segurança e se sentir tranquila mesmo em meio às emergências? Não perca tempo e coloque a sua saúde em primeiro lugar!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Por fim, a apendicite é uma das várias doenças que podem aparecer sem aviso. Então, proteja aqueles que você ama! Fale com um consultor e escolha o melhor plano para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *