Plano de saúde cobre ginecomastia?

Sim, o plano de saúde cobre ginecomastia! Pois, a cirurgia de ginecomastia está listada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Todos os procedimentos que compõe a lista do Rol da ANS possuem, obrigatoriamente, cobertura pelos planos de saúde brasileiros.

Porém, existem condições específicas para que o plano de saúde cubra a cirurgia de ginecomastia! Portanto, leia este artigo para saber tudo o que você precisa sobre ginecomastia e plano de saúde!

Ginecomastia e Pseudoginecomastia

Você sabia que existe a ginecomastia e a pseudoginecomastia? Nos dois casos, o que ocorre é um aumento das mamas do homem. Porém, suas causas são diferentes.

No caso da pseudoginecomastia, a causa é o excesso de peso. Sendo assim, não há interferência direta na saúde do homem.

Por sua vez, a ginecomastia “real” possuí causas variadas, como problemas no fígado e na tireoide. Portanto, a ginecomastia afeta a saúde do paciente. Incluindo a saúde mental, uma vez que o aumento da região mamária costuma prejudicar a autoestima do homem.

Quando o plano de saúde cobre ginecomastia?

O plano de saúde cobre a ginecomastia “real”, porém não cobre a pseudoginecomastia. Afinal, a pseudoginecomastia não afeta a saúde do paciente, trata-se apenas de uma questão estética e, portanto, é o caso de uma cirurgia plástica.

Porém, no caso da ginecomastia “real” o homem vivencia prejuízos à sua saúde. Sendo assim, o plano de saúde é obrigado a cobrir a cirurgia para garantir o bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Graus da ginecomastia

Existem quatro graus de ginecomastia. Os graus são determinados de acordo com o crescimento da mama. Sendo assim, são eles:

plano-e-estética
  • Grau 1: é um pequeno aumento da mama, destacando-se a região das auréolas.
  • Grau 2A: neste grau o aumento ainda é pequeno, porém maior que no grau 1. Observa-se que a saliência se inicia no tórax e não apenas no seio.
  • Grau 2B: aumento moderado da mama, com excesso de pele e saliência mais aparente.
  • Grau 3: grande aumento da mama com excesso de pele, de forma bastante aparente.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tratamento para ginecomastia

Quem faz o diagnóstico da ginecomastia é o endocrinologista. O médico deve solicitar alguns exames, entre eles o ultrassom das mamas e análise do nível hormonal. Sendo assim, após o diagnóstico, o especialista vai indicar a realização da cirurgia e/ou outro tratamento.

Os medicamentos utilizados para o tratamento da ginecomastia têm como objetivo equilibrar a produção de hormônios. No caso da cirurgia, é eliminado o excesso das glândulas mamárias.

Entretanto, no caso da pseudoginecomastia, o tratamento consiste em dietas e exercícios físicos para a perda de peso.  o procedimento é de uma cirurgia plástica, sem a necessidade da remoção das glândulas mamárias.

Sendo assim, o plano de saúde cobre ginecomastia de acordo com o Rol da ANS. Entretanto, a pseudoginecomastia não possuí cobertura pelos planos de saúde por se tratar de uma questão estética apenas.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Fale com um corretor da Cedro e receba a orientação que você precisa!

1 comentário


  1. Olá, boa noite!!
    Tenha uma dúvida, ginecomastia mista aonde tem o aumento das grandulas e gordura.
    O plano cobre.?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *