Plano de saúde para CNPJ: saiba os benefícios e como contratar

Antes de mais nada, a busca incessante por uma independência financeira tem sido um forte motivo que desperta o desejo de se tornar um empreendedor, seja como Microempreendedor Individual (MEI) ou não.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

E, como você sabe, cuidar da saúde é indispensável, principalmente para os profissionais autônomos que não podem deixar de trabalhar um dia sequer, ou seja, precisam dispor de boas condições de saúde, tanto física quanto mental. Mas será que existe plano de saúde para CNPJ?

O plano de saúde para CNPJ pode ser contratado tanto para microempreendedores individuais (MEI), quanto para empresas de todos os portes. No entanto, o mínimo é de duas pessoas para contratar o plano empresarial. No caso de um autônomo, podem aderir ao contrato entrar com o seu CNPJ algum de seus dependentes ou funcionários contratados por ele.

A Agência Nacional de Saúde (ANS), garante que, quem é MEI pode contratar planos de saúde até 35% mais baratos que os individuais. No entanto, para ter acesso a essa economia tem um número mínimo de pessoas que pode ser de duas a até três beneficiários para a operadora de saúde concordar com a contratação.

No artigo a seguir, vamos informar tudo sobre como contratar um plano de saúde para CNPJ, bem como os benefícios e as regras para conseguir os descontos.

Além disso, você ainda vai conhecer um pouco sobre a vida de empreendedor, ou seja, quais são os desafios de empreender aqui no Brasil. Por outro lado, também traremos informações relativas aos tipos de plano de saúde para CNPJ e suas vantagens.

Ficou interessado(a) por este assunto? Então, se acomode na cadeira e tenha uma boa leitura!

Desafios de empreender no Brasil

Em primeiro lugar, empreender é o sonho de muitas pessoas devido à independência financeira e outras vantagens, tais como: eliminar o espaço para o tédio, conseguir a auto realização, conquistar a tão sonhada autonomia no poder de decisão, aprender com os próprios erros, experiência em solucionar problemas e crescer tanto como pessoa quanto como profissional.

No entanto, nem tudo são flores e empreender também implica em alguns obstáculos. A seguir, confira quais são os desafios do empreendedor aqui no Brasil:

Falta de estímulo de crédito

Devido à falta de incentivo financeiro para que o empreendedor consiga taxas de juros mais baixas, o indivíduo necessita planejar muito bem a vida financeira da empresa e fazer o constante controle de gastos.

Concorrência alta

A verdade é que o ambiente está cada vez mais competitivo para o empreendedorismo brasileiro, visto que a concorrência cresce cada vez mais. Contudo, não é motivo para desanimar e você deve usar isso ao seu favor, ou seja, investir em um diferencial para a sua empresa.

Carga tributária alta

De antemão, é essencial que você saiba que o regime tributário no Brasil é considerado pesado e o empreendedor precisa de um bom planejamento durante o processo de fundação da empresa. Caso contrário, o risco do fracasso é iminente.

Burocracia

Se você planejou a criação da empresa corretamente, chegou a hora de abrir. Mas você sabia que esta etapa pode ser um tanto quanto burocrática? Pois é, não é à toa que muitas pessoas deixam suas ideias apenas no papel.

Portanto, se chegou a hora de legalizar a sua empresa, é fundamental que você tenha paciência para enfrentar esta etapa da melhor maneira possível. São vários formulários, processos, documentos, comprovantes, entre outras burocracias.

Gestão empresarial

Antes de mais nada, é bastante comum vermos pessoas que decidem empreender, mas não conseguem fazer uma boa gestão empresarial e acabam acumulando dívidas, problemas e estresses.

É necessário fazer o controle de vendas, de estoque, de caixa e outras coisas que parecem fáceis, mas que demandam atenção e tempo. Além disso, não podemos esquecer do marketing da empresa e da gestão financeira, dois aspectos que são de suma importância para uma boa gestão.

Escolher um nicho de mercado

Pode até parecer ser a coisa mais fácil do mundo, mas escolher um nicho que o empreendedor se identifique é complicado. Isso acontece porque se essa escolha for feita visando apenas o lado financeiro, você não será um bom empreendedor no que diz respeito à satisfação pessoal.

Possibilidade da empresa fechar

Neste desafio, nós voltaremos a bater na tecla de se fazer um bom planejamento. Sabe por que? A justificativa é simples: quanto menos você planejar, maior são as chances do negócio fechar. E ninguém quer ver o seu sonho sendo destruído, não é mesmo?

Plano de saúde para CNPJ: o que é e quais são os tipos?

O plano de saúde para CNPJ, também conhecido como plano de saúde empresarial, foi criado para aquelas empresas que se preocupam com a saúde dos seus colaboradores e deseja oferecer o convênio médico como benefício corporativo.

Neste tópico, a boa notícia é que qualquer empresa pode contratar um plano de saúde para CNPJ, independente do porte do seu empreendimento. Pensando em atingir o maior público possível, não existe apenas um tipo de plano. Acompanhe:

Plano de saúde para MEI

Os profissionais autônomos registrados como Microempreendedor Individual (MEI) podem contratar plano de saúde e usufruir dos serviços de saúde oferecidos pela operadora: exames, consultas, cirurgias, internação e outros.

A seguir, confira quais são as regras exigidas quando for contratar um plano de saúde para MEI:

  • CNPJ ativo na Receita Federal;
  • Ter, no mínimo, 6 meses de registro como MEI;
  • 2 ou 3 pessoas adicionadas ao plano de saúde.

Plano de saúde para pequenas empresas

Se a sua empresa é de pequeno porte, você não precisa se preocupar, pois é possível contratar um plano de saúde sim. Para isso, é indispensável que você conheça o perfil dos seus colaboradores e preste atenção nos aspectos do contrato em si, como: cobertura, abrangência, rede credenciada, tipo de acomodação e outros.

Com relação ao número de vidas exigido no contrato, isso vai depender da política de cada operadora. Porém, a partir de duas vidas já é possível contratar um plano de saúde para pequenas empresas.

Plano de saúde para grandes grupos

Você é empreendedor e a sua empresa possui mais de 100 colaboradores? Lembre que oferecer um plano de saúde empresarial como benefício corporativo é uma ótima opção. Vale ressaltar que as vantagens são para a empresa e o funcionário, ou seja, todos saem ganhando.

Outro ponto importante a ser mencionado sobre plano de saúde para CNPJ é sobre o preço, porque o valor do plano de saúde empresarial tende a ser mais barato do que outras modalidades de contratação. Além disso, algumas operadoras também proporcionam melhores condições no período de carência.

Plano de saúde para CNPJ: quais são as vantagens?

Como visto anteriormente, tanto a empresa quanto o colaborador usufruem dos benefícios. Você sabia que contratar um plano de saúde para CNPJ pode ser tão vantajoso para a empresa? Pois é!

A seguir, a Corretora Cedro revela quais são as vantagens. Veja:

Para o empreendedor

  • Melhoria do clima organizacional;
  • Colaboradores mais produtivos;
  • Retenção de talentos;
  • Diminui o absenteísmo;
  • Redução no pagamento dos impostos;
  • Diminuição do turnover.

Para o colaborador

  • Maior qualidade de vida;
  • Redução dos gastos com saúde;
  • Tranquilidade e segurança;
  • Melhoria no bem-estar;
  • Garantia de atendimento de qualidade.

Plano de saúde para CNPJ: as melhores operadoras

Primeiramente, nós da Corretora Cedro desejamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o plano de saúde para CNPJ. Se você é empreendedor e se sentiu interessado pelo produto, é indispensável que você tenha conhecimento de operadoras de convênios médicos que você pode confiar, assim você diminui as chances de futuros problemas.

Sendo assim, nós fizemos uma lista com as melhores operadoras de planos de saúde para CNPJ e você conhecerá quais são agora:

Como contratar um plano de saúde para CNPJ

Além do número mínimo de pessoas, para contratar um plano de saúde empresarial com descontos, o seu CNPJ deve estar ativo na Receita Federal. Logo, se tem muito tempo que você não paga a mensalidade nem declara seu imposto de renda, está na hora de atualizar e regularizar isso aí.

Segundo a ANS, você tem que ter seu CNPJ como MEI no mínimo, por 6 meses. E também, para contratar o plano de saúde, deve mostrar o comprovante de pagamento de todas as taxas mensais. Com o CNPJ em mãos, basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência para contratar seu plano de saúde empresarial.

Regras para Plano de Saúde MEI

Cada operadora de saúde tem as suas próprias particularidades. No entanto, a maioria segue as definições estipuladas pela ANS e já citadas anteriormente. Algumas podem concordar em fechar a contratação do plano de saúde empresarial para uma única pessoa. No entanto, a maioria segue a regra de um número mínimo de pessoas, ou seja, a partir de duas.

A operadora de saúde pode rescindir o contrato, caso o MEI não tenha comprovação na Receita Federal ou atrase o pagamento de alguma mensalidade do plano de saúde. No entanto, para fazer isso, a operadora deve comunicar a rescisão com 60 dias de antecedência do aniversário do contrato.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

O que observar na contratação?

Antes de contratar um plano de saúde para CNPJ, é essencial observar algumas particularidades, que podem mudar de acordo com cada operadora de saúde. Uma delas é a cobertura oferecida pelo plano. Informe-se antes quais exames e consultas fazem parte da abrangência do plano de saúde contratado.

A carência e a rede de atendimento também podem ser diferenciadas. Segundo a ANS, somente os planos empresariais com 30 pessoas ou mais não precisam cumprir carência e nem cobertura parcial temporária, a CPT. No entanto, as operadoras costumam negociar essas condições, por isso sempre é bom conversar antes de contratar um plano de saúde para CNPJ.

Na hora de contratar o plano de saúde para CNPJ, sempre se informe sobre o histórico de reajustes anuais do pacote escolhido. Dessa forma, a pesquisa de mercado pode auxiliá-lo a fazer a melhor escolha para você e a sua família.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Plano de saúde para CNPJ: dúvidas frequentes

Por ser um assunto que possui suas próprias características e muitos termos técnicos, nós decidimos separar um tópico exclusivo para trazer as perguntas mais frequentes sobre plano de saúde e respondê-las. Confira:

Quais são os fatores que afetam o valor do plano de saúde para CNPJ?

Em primeiro lugar, é bom saber que uma série de variáveis pode influenciar no valor do plano de saúde empresarial, são elas: faixa etária dos colaboradores, cobertura oferecida pela operadora, abrangência, qual é a categoria do plano e se é com coparticipação ou não.

Como funciona o reajuste nos planos de saúde para empresas?

Os reajustes nos planos de saúde para CNPJ podem ser anuais ou por faixa etária.

Quem pode contratar um plano de saúde empresarial?

Como o próprio nome indica, este tipo de plano de saúde só pode ser contratado através de um CNPJ, mesmo que o indivíduo não possua uma empresa propriamente dita.

É possível que o colaborador perca a cobertura do plano de saúde?

Sim, mas são em algumas situações, como: falta de pagamento da mensalidade, divórcio ou separação, aposentadoria, perda do vínculo associativo e rescisão.

Porque a mensalidade fica mais cara conforme a idade avança?

Isso acontece porque as operadoras de planos de saúde entendem que a probabilidade do idoso precisar de internações e tratamentos é maior, o que provoca um aumento nas despesas que por sua vez influencia diretamente no valor da mensalidade.

O que é carência?

Talvez você já tenha ouvido algum conhecido falar que não pode usar o plano de saúde por ainda estar na carência, então vamos descobrir o que é. A carência é justamente o período de tempo que o beneficiário precisa esperar para poder usufruir dos serviços de saúde, tendo direito apenas aos atendimentos de emergência.

Plano de saúde para CNPJ: contrate o seu!

Agora que você já sabe tudo sobre plano de saúde para CNPJ, qual será o seu próximo passo? A verdade é que contratar este tipo de plano só lhe traz benefícios, desde que contratado com segurança e com uma operadora de confiança.

A Corretora Cedro deseja ter esclarecido todos os seus questionamentos e quer ajudar a adquirir o seu plano de saúde para CNPJ e cuidar da saúde da melhor forma.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com um corretor! Ele sempre está pronto para ajudar!

2 Comentários


  1. Olá, estou passando para dar uma olhada. Parabéns pelo
    site. Vou recomendar para interessados nesse nicho de
    mercado. Voltarei outras vezes. Até logo!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *