Vasectomia pelo plano de saúde: quem pode fazer e como solicitar

Provavelmente você conheça alguém que teve vários filhos, talvez seus pais ou avós. Mas você sabia que a realidade está se destinando para que as famílias sejam cada vez menores? De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de homens que optaram pela vasectomia, no Brasil,  passou de 7,7 mil para 34 mil entre 2001 e 2017. No decorrer deste artigo, falaremos mais sobre a saúde do homem e se é possível fazer a vasectomia pelo plano de saúde, além de explicar como solicitar, se há riscos na cirurgia e como é a recuperação

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Lei da vasectomia

Você sabia que existe uma lei que ampara a vasectomia? A determinação é que os planos de saúde ofereçam procedimentos de contracepção definitiva para seus beneficiários: vasectomia para os homens e laqueadura para as mulheres.

Mas por qual motivo? Sabemos que a chegada de um filho é motivo de imensa alegria, mas não podemos negar que também gera muitas despesas. Analisando por esse lado, a razão é simples: tanto a vasectomia quanto a laqueadura ajudam no planejamento familiar.

Quais são os requisitos para fazer uma vasectomia?

Como existe uma lei que ampara esse procedimento, podemos dizer que a vasectomia pelo plano de saúde é possível sim. Mas, conforme a Lei nº 9.263/96, existem alguns critérios obrigatórios para a sua realização.

A vasectomia só pode ser realizada em homens com idade acima de 25 anos ou com dois filhos vivos pelo menos. Além disso, o homem precisa manifestar sua vontade junto à operadora, a qual tem, no mínimo, 60 dias para realizar o ato cirúrgico.

Porém, a realização não será permitida nos seguintes casos: se o homem estiver sob efeito de drogas ou se demonstrar que seu emocional está alterado.

Como solicitar vasectomia pelo plano de saúde?

Como dito anteriormente, o paciente deve comunicar o seu interesse à operadora, o que pode ser feito através da consulta com o seu urologista.

Durante o prazo mínimo estabelecido, o paciente terá acompanhamento médico e psicológico.

Quais os riscos da vasectomia?

A vasectomia é uma cirurgia simples e consiste na esterilização masculina de forma voluntária e definitiva, onde ocorre o fechamento dos canais deferentes do homem.

Assim como qualquer outra cirurgia, esse procedimento também possui alguns riscos:

  • Hematoma escrotal;
  • Dor no local da cirurgia;
  • Infecção;
  • Sangramento.

Vasectomia pelo plano de saúde vale a pena?

Como é de conhecimento de todos, a rede pública de saúde ainda é carente de um elevado padrão de qualidade na assistência médica e, devido a alta demanda do SUS, o tempo de espera acaba se tornando maior.

 

Já que é possível fazer a vasectomia pelo plano de saúde, o ideal é que assim seja feita. Além de ter a cobertura garantida para consultas, exames e até mesmo a própria cirurgia, você ainda terá qualidade no atendimento médico e poderá ser acompanhado pelo profissional de sua confiança.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de vasectomia?

Por se tratar de um procedimento simples e não muito invasivo, a recuperação da vasectomia dura cerca de duas semanas.

Talvez você sinta algum desconforto ou inchaço local, mas não precisa se desesperar, pois pode ser controlado com medicamento prescrito pelo seu médico.

Atualmente, a vasectomia com bisturi se dá com duas pequenas incisões e leva cerca de um ou dois pontos com suturas absorvíveis. Mas também há a vasectomia sem bisturi, onde não incisões ou suturas (apenas uma ou duas pequenas aberturas na pele) e a cicatrização é feita espontaneamente.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Cuidados com a saúde do homem

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Se você é homem, não deixe de cuidar da sua saúde, ainda mais agora que você sabe que a vasectomia pelo plano de saúde é possível e está amparada na Lei de planejamento familiar. Então, fale com um de nossos corretores e encontre o plano de saúde que mais se adequa às suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *