Plano de saúde cobre gastrite: saiba como proceder

Provavelmente você já tenha ouvido falar em gastrite, mas você sabia que aquela queimação e/ou dor abdominal que você sente, pode ser um sinal dela? É uma situação muito desconfortável, afinal, ninguém gosta de estar mal. Mas será que o plano de saúde cobre gastrite? Calma que a gente te conta, basta ficar atento(a)!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Plano de saúde cobre gastrite?

Primeiramente, gostaríamos de te tranquilizar informando que é possível realizar o acompanhamento com o médico especialista para diagnosticar e tratar a gastrite. Sendo assim, o plano de saúde te ajuda cobrindo procedimentos como consultas e exames.

Diagnóstico da gastrite

Antes de mais nada, a gastrite se caracteriza por uma inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago. Além disso, existem dois tipos dessa doença: aguda e crônica.

No primeiro caso, a gastrite aguda (também chamada de nervosa) acontece quando o paciente apresenta alguns sintomas próprios da doença decorrente de um estresse emocional.

Já no caso crônico, a gastrite se faz presente por um tempo maior no organismo do indivíduo, ao contrário do quadro clínico anterior. Dessa forma, os tipos celulares mais comuns são os linfócitos e plasmócitos.

Quais são as causas?

De antemão, a causa mais provável é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parte interna do estômago, permitindo que os sucos gástricos danifiquem esse tecido.

Como é feito o diagnóstico?

Em primeiro lugar, é fundamental que você agende uma consulta com um médico especialista. Após isso, o profissional vai te ouvir atentamente, avaliar o seu histórico familiar, analisar os seus sintomas e solicitar alguns exames para determinar o diagnóstico.

A seguir, confira os exames que podem ser solicitados:

  • Exames para detectar a presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago, podendo ser por exame de sangue e/ou o famoso teste respiratório;
  • A endoscopia é o procedimento mais solicitado, pois através dele é possível analisar o órgão e detectar sinais de inflamação;
  • Raio X do trato digestório para buscar anormalidades.

Quais são os sintomas?

A gastrite é o tipo da doença que pode passar despercebida em muitos casos. Porém, algumas pessoas podem apresentar sintomas como:

  • Indigestão;
  • Queimação e/ou azia;
  • Perda de apetite;
  • Dores abdominais;
  • Náuseas e vômitos.

Existem fatores de risco?

Você sabia que alguns hábitos/práticas podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver gastrite? Descubra quais são:

  • Uso excessivo de anti-inflamatórios;
  • Quanto mais idade, maior são as chances;
  • Alcoolismo;
  • Estresse;
  • Doença autoimune;
  • Uso de drogas;
  • Portador de HIV/AIDS.

Tipos de tratamento para gastrite

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o tratamento vai depender da causa da doença. Apesar disso, veja algumas opções:

  • Evitar o consumo de medicamentos anti-inflamatórios e álcool, bem como outros tipos de drogas;
  • Usar um remédio (com prescrição médica) para diminuir a quantidade de ácido no estômago, tais como: antibióticos, antiácidos e inibidores da bomba de prótons.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Convênio médico cobre gastroplastia endoscópica?

Você sabia que a cirurgia bariátrica não é indicada para pessoas portadoras de doenças inflamatórias no trato digestivo? Pois é, mas existe uma outra opção chamada de gastroplastia endoscópica.

Este novo método é minimamente invasivo e é realizado totalmente por endoscopia. Além disso, ajuda a reduzir o peso corporal em até 55% em um ano e retarda o esvaziamento de alimentos no estômago, criando uma sensação de maior saciedade.

Mas será que o plano cobre? Infelizmente, os planos de saúde não cobrem este procedimento. Isso acontece porque o CFM ainda não regulamentou a sua prática.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Plano de saúde cobre gastrite: para finalizar

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Ficou interessado e deseja receber mais conteúdo? Se você gostou de saber se plano de saúde cobre gastrite, saiba que nós temos muitos outros artigos com temas que serão úteis para a sua vida. Basta assinar nosso newsletter: é rápido e gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *