Benefícios do kombucha: saiba como fazer e quem não deve beber

Atualmente, a tendência da alimentação é que você cultive seus próprios alimentos em casa e prepare as suas próprias refeições. Se você faz parte do grupo que está aderindo a isso, é provável que você já tenha ouvido falar em kombucha e Kefir. Mas sabe quais são os benefícios do kombucha?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, nós traremos todas as informações necessárias sobre kombucha: o que é, quais são os benefícios, se é possível fazer em casa e, até mesmo, se possui alguma contra indicação. Ficou curioso para saber sobre isso? Então, basta acompanhar o artigo. Vamos lá?

O que é kombucha?

Em primeiro lugar, o kombucha é uma bebida gaseificada, levemente adocicada e ácida. É de origem chinesa e é preparada a partir do chá verde ou preto com adição de várias bactérias. Em outras palavras, é um chá fermentado que possui funções probióticas, assim como o Kefir.

Segundo a nutricionista Bianca Oliveira, o kombucha é desempenha um papel muito importante para o funcionamento do intestino, porque fornece bactérias saudáveis e causa uma melhoria em diversos aspectos, como: digestão, perda de peso e inflamação.

Você ficou com receio pelo fato de ser feito com bactérias? Mas fica tranquilo(a), viu? Essas bactérias são “do bem”, pois contribuem positivamente para um melhor funcionamento do organismo.

Como fazer kombucha em casa?

Você conhece o modo de preparo do iogurte Kefir? Pois bem, a forma de fazer kombucha é semelhante. A única diferença existente é com relação ao leite, já que o kombucha é preparado a base de chá preto.

Não é um processo tão complexo quanto possa parecer, mas é preciso manter alguns cuidados: limpeza, local escuro, pote de vidro e paciência. Agora, que tal pegar papel e caneta para anotar os ingredientes?

Antes de mais nada, é preciso buscar um scoby confiável e orgânico. Geralmente, o que ocorre é o indivíduo receber doação de alguém que já produz o kombucha. Com relação aos demais ingredientes, você vai precisar de: 1 litro de água filtrada, 1 colher de sopa de chá preto (pode ser verde ou branco também) e 100 gramas de açúcar.

O kombucha deve ser feito de forma segura, então todo cuidado é pouco. É indispensável que você tenha atenção redobrada com a higiene das mãos, dos utensílios e do local que o kombucha será preparado.

Benefícios da kombucha

Agora que você já sabe o que é e quais são os ingredientes necessários, é essencial conhecer os benefícios da kombucha. Afinal, você não pode consumir algo sem ter conhecimento de que modo isso fará bem para a sua saúde.

A seguir, confira a lista dos benefícios da kombucha:

  • Contribui com a perda de peso;
  • Combate a gastrite;
  • Fonte de antioxidante;
  • Reduz o estresse;
  • Equilibra o PH do sangue;
  • Melhora o funcionamento do intestino;
  • Previne infecções urinárias e intestinais;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Diminui o risco de dor de cabeça e enxaquecas;
  • Alivia os sintomas da menopausa;
  • Combate a insônia.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

O kombucha tem contra indicações?

De antemão, a bebida corre o risco de ser contaminada com outras bactérias se não for preparada corretamente. Diante disso, é fundamental que você saiba quais são as contra indicações do kombucha, assim você evita futuros problemas. Veja:

  • Mulheres grávidas devem evitar o consumo, porque a bebida pode ter efeito abortivo se for contaminada com outras bactérias, por exemplo: Listeria monocytogenes.
  • Pacientes diabéticos não devem ingerir a bebida, por causa da glicose;
  • Pessoas com problemas de gases devem consumir com moderação, pois influencia no inchaço abdominal.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Benefícios do kombucha: mais informações

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Você gostou de ler este artigo? Por se tratar de uma tendência, pensamos que seria relevante trazer essas informações para você. Quer adquirir ainda mais conhecimento? Basta assinar nosso newsletter para receber conteúdos úteis para a sua vida, assim como esse sobre benefícios do kombucha.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *