Plano de saúde popular: saiba mais

Plano de saúde popular: eis um assunto que vem lançando dúvidas e perspectivas no Brasil há alguns anos.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Sabemos que, diante da realidade brasileira, poucas são as pessoas que podem arcar com um bom plano de saúde. A discussão se torna ainda mais problemática quando pensamos que todos estão vulneráveis a doenças e urgências – e o atendimento médico particular especializado envolve altos custos.

Nesse cenário, a proposta do plano de saúde popular vem sendo discutida pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população ao serviço e instituir mensalidades mais baratas. Acompanhe a leitura e informe-se sobre o assunto!

O que é o plano de saúde popular?

Muita gente não sabe, mas em 2016 – visando criar planos de saúde a melhores preços e com cobertura reduzida – o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu um grupo responsável por estudar o tema e sugerir propostas de implementação.

Avançando o trabalho, essa comissão (composta por associações médicas, seguradoras e instituições privadas de saúde) formalizou propostas que foram enviadas pelo MS à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em 2017.

O plano de saúde popular, entretanto, recebeu várias críticas da ANS, principalmente no que diz respeito a conflitos com as regras da própria agência (para a aprovação do plano, essas normas deverão ser submetidas a alterações). O projeto ainda não saiu do papel.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como seria o funcionamento do plano de saúde popular?

A ideia central do plano de saúde popular, que seria disponibilizado em diferentes frentes, é oferecer um menor número de serviços do que os obrigatórios definidos pela ANS, fazendo com que estejam mais acessíveis para a população.

Com a proposta, o objetivo é também desafogar o SUS, embora não se trate de uma privatização do sistema (o que seria inconstitucional).

Vantagens

A principal vantagem oferecida para a população seriam os baixos preços, tendo em vista que a estimativa é de uma redução de valores de até 20% nos planos de saúde. Em teoria, as novas modalidades também contribuiriam para liberar a carga de atendimento do SUS.

Vale lembrar, entretanto, que todos esses benefícios são questionáveis, já que os processos contra planos de saúde poderiam ser aumentados.

Cobertura do plano de saúde popular

Visando o corte de gastos, a cobertura oferecida pelo modelo popular é alterada, variando de acordo com os diferentes tipos de planos.

É interessante reforçar que os serviços seriam reduzidos, com a oferta de uma cobertura apenas regional.

Isso significa que os serviços tidos como obrigatórios pelo rol de procedimentos da ANS seriam cortados se não estiverem disponíveis na região de residência do beneficiário.

Para exemplificar alguns modelos de coberturas, podemos citar aquela que se destina apenas para exames e consultas, a que é somente hospitalar e por fim a ambulatorial e hospitalar, que abrange internações.

Tipos de plano de saúde popular

Conforme consta no texto apresentado para aprovação da ANS, são 3 os tipos de plano de saúde popular propostos.

O primeiro, mais simplificado e com menos custos, ficaria restrito a procedimentos menos complexos. Dessa forma, o usuário não poderia dispor de internações, procedimentos de emergência e determinados exames.

 

Em seguida, viria o plano que combina o modelo hospitalar e o ambulatorial, contemplando também os procedimentos de maior complexidade e especialização.

Para seguir para um atendimento especializado, no entanto,  o cliente precisaria ser atendido primeiro por um médico de atenção primária ou de família.

Por fim, está o plano que envolveria certa participação financeira adicional do usuário, que poderia então ter acesso a procedimentos complexos e o ambulatorial. Os valores seriam definidos pelo plano contratado.

Prazos para atendimento e cirurgias alterados

Outra mudança significativa que vale a pena ser ressaltada diz respeito aos prazos de carência. No plano de saúde popular, o usuário teria que esperar 30 dias após o acionamento do plano para marcar consultas, exceto nas especialidades obstetrícia, ginecologia, cirurgia geral, pediatria e clínica médica.

Para agendar cirurgias, o prazo também fica aumentado: dos 21 dias atuais, o tempo de espera passaria para 45 dias.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Não adie sua tranquilidade!

Embora traga vantagens, o plano de saúde popular ainda está tramitando no governo, sem previsão de aprovação e implementação.

Nesse cenário, a boa notícia é que hoje é possível dispor de planos que cabem no seu orçamento e que oferecem toda a qualidade e confiabilidade que você precisa.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Conheça as opções da Cedro Corretora de Seguros e garanta sua tranquilidade desde já! Para ficar por dentro de mais conteúdos úteis sobre saúde e qualidade de vida, assine agora nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *