Absenteísmo e presenteísmo nas empresas: saiba como combatê-los!

Quer entender por qual motivo precisamos falar sobre o absenteísmo e presenteísmo nas empresas?

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Bom, ambos os termos estão relacionados à saúde ocupacional e, acerca deste tema, elencamos os seguintes dados:

  • segundo publicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2020, o número total de afastamentos do trabalho por questões relacionadas a depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais foi de 289 mil.
  • segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, de 2012 até agosto de 2021 já foram mais de quatrocentos e cinquenta milhões de dias perdidos por causa de afastamentos de funcionários do trabalho.

Deste modo, percebe-se que o absenteísmo e presenteísmo nas empresas é danoso tanto para o funcionário quanto para a própria empresa.

Deste modo, hoje vamos falar um pouco mais sobre essa questão, confira!

O que significa Absenteísmo e Presenteísmo?

Ambos os termos estão relacionados à saúde ocupacional dentro da empresa, a seguir iremos definir ambos.

a) Absenteísmo

O absenteísmo é um padrão de conduta habitual de ausências e atrasos por parte do funcionário no seu ambiente de trabalho.

b) Presenteísmo

O presenteísmo é o fenômeno no qual o funcionário está presente no ambiente de trabalho de corpo, contudo, sua mente está em outro lugar, de modo que não apresenta resultados, não adimple com prazos e sua produtividade é baixa.

Ambos os fenômenos, absenteísmo e presenteísmo nas empresas, estão frequentemente relacionados a fatores como:

  • qualidade do ambiente corporativo;
  • gestão precária ou com abusos, humilhações, pressões e falta de motivação;
  • falta de reconhecimento da empresa em relação aos esforços empregados pelo colaborador em sua função;
  • Falta de uma política de valorização e plano de carreira;
  • qualidade de vida do funcionário;
  • problemas de saúde físicos ou emocionais;
  • outros fatores.

Como esses indicadores afetam a empresa?

O absenteísmo e presenteísmo nas empresas as afetam da seguinte forma:

  • Diminuição da produtividade;
  • Número alto de faltas, afastamentos, o que gera perdas financeiras;
  • Ambiente corporativo não integrado, gerando resultados precários e perda de prazos;
  • Alta rotatividade de funcionários;
  • Imagem prejudicial da empresa perante o mundo externo, o que pode prejudicar a atração de bons profissionais.

Todos esses fatores geram transtornos de gestão e perdas financeiras para a empresa.

Quais principais dicas para evitar o absenteísmo e presenteísmo nas empresas?

As dicas para evitar esses dois fenômenos variam conforme a empresa, mas as mais comuns são:

  • Implementar políticas de valorização do colaborador, tais como bônus de produtividade, plano de carreira e outros benefícios;
  • Proporcionar e incentivar condutas que melhorem a qualidade de vida do colaborador, tais como exercícios físicos e outros cuidados com a saúde;
  • Feedbacks constantes de forma e melhorar os resultados e a gestão corporativa;
  • Disponibilizar benefícios que façam o colaborador sentir-se seguro e valorizado, tais como planos de saúde empresariais e seguro de vida.

Esses são apenas alguns exemplos, contudo, é importante que se saiba que sem um ambiente de trabalho saudável, essas dicas não surtirão efeitos.

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Como oferecer um ambiente de trabalho saudável?

Um ambiente de trabalho saudável é construído ouvindo os colaboradores e implementando suas sugestões.

Portanto, espaços de descanso, comemoração de aniversário e outros encontros organizacionais para confraternização, bem como uma boa gestão são ótimas formas de promover um bom clima organizacional.

Além disso, também é importante identificar problemas específicos que causam mal-estar corporativo e saná-los.

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Qual é o papel do RH nesses casos?

O papel do RH nesses casos é realizar pesquisas junto aos colaboradores, oferecer ajuda e identificar os problemas que precisam ser sanados.

Com essas condutas, o RH poderá construir um ambiente de trabalho saudável e assim eliminar o absenteísmo e presenteísmo nas empresas.

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