Tratamento de câncer de colo do útero: saiba as chances de cura

Você já teve câncer de colo do útero ou conhece alguém que sofreu com essa doença? Se sim, este artigo é um excelente meio de obter conhecimento acerca do assunto, bem como de ajudar o próximo. Então, vamos conhecer como funciona o tratamento de câncer de colo do útero?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre o tratamento de câncer de colo de útero, até mesmo se é possível prevenir essa doença grave. Vamos lá? Tenha uma boa leitura e anote todas as informações!

Tratamento de câncer de colo do útero

Você sabia que o principal agente do câncer de colo do útero é o papilomavírus humano (HPV)? Além disso, estamos falando de um tumor que leva alguns anos até se tornar maligno e de uma doença que é mais comum em mulheres com mais de 25 anos.

Pode até parecer um câncer “exclusivo” do público feminino, mas ele também pode atingir os homens, viu? Inclusive, pode estar associado ao câncer de pênis. Sendo assim, não temos como fugir: os cuidados com nossa saúde são indispensáveis!

Mas, afinal, como é o tratamento de câncer de colo do útero? Antes de mais nada, é fundamental mencionar que o estadiamento da doença é um fator crucial na hora de determinar a melhor opção de tratamento.

Contudo, outras razões podem influenciar nessa decisão, tais como: idade da paciente, localização do tumor, se o indivíduo deseja ter filhos e a condição física de modo geral. Dessa forma, o ideal é separar as formas de tratamento de acordo com cada estádio. Acompanhe:

  • Estádio IA: Conização, traquelectomia radical ou histerectomia simples.
  • Estádio IB: Histerectomia ampliada ou radioterapia.
  • Estádio II: Radioterapia externa + braquiterapia + quimioterapia.
  • Estádio III: Braquiterapia + radioterapia externa + quimioterapia.
  • Estádio IVA: Radioterapia externa + braquiterapia + quimioterapia.
  • Estádio IVB: Quimioterapia, podendo ser associada à imunoterapia.

Quais são as chances de cura?

Antes de mais nada, queremos reforçar a importância de cuidar da saúde, principalmente de modo preventivo. Dessa forma, é possível diagnosticar doenças de modo precoce e iniciar o tratamento o quanto antes.

E com este tipo de câncer não seria diferente, viu? Quando em estágio inicial ou fase não invasiva, o tratamento de câncer de colo do útero tem, aproximadamente, 80% a 90% de cura. Já para os casos mais avançados, a tendência é que as chances diminuam conforme o avanço da doença.

Quanto tempo dura o tratamento de câncer de colo do útero?

Agora que você já sabe como funciona o tratamento de câncer de colo do útero, talvez esteja se perguntando sobre a duração, não é mesmo? Pois é, mas a resposta para essa dúvida vai depender da extensão do câncer.

E, mesmo após o tratamento, é fundamental que a paciente realiza exames regularmente, geralmente a cada 3 ou 6 meses. Isso acontece para que possíveis alterações no estado de saúde possam ser identificadas e tratadas.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como prevenir?

Não adianta fugir, porque a prevenção ainda é o melhor remédio. Mas como posso me prevenir? Fica tranquilo(a), pois a Corretora Cedro te informa!

Em primeiro lugar, é essencial que você use camisinha em todas as relações sexuais. Dessa forma, você previne não apenas o câncer de colo do útero, mas também outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A seguir, confira outras formas de prevenção:

  • Fazer o exame Papanicolau;
  • Vacina contra o HPV.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Tratamento de câncer de colo do útero: conheça mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Se você gostou de ler este artigo sobre tratamento de câncer de colo do útero, nós temos uma dica que será extremamente útil para a sua vida: assinar nosso newsletter te traz mais conhecimento, o que vai te proporcionar uma melhor qualidade de vida. Você não vai ficar de fora, não é? Então, não perde tempo, porque é simples e gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *