Câncer de próstata: como prevenir e quais exames são feitos

Muitos homens ainda não dão prioridade para a sua saúde e só procuram ajuda médica quando sentem algo estranho. Mas essa prática é perigosa, principalmente se esses sintomas escondem uma grave doença por trás, como o câncer de próstata.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Neste artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre essa doença, além de te informar sobre prevenção, sintomas, tratamento e como é feito o diagnóstico. Fique bem atento e vá ao médico regularmente, a prevenção pode te salvar!

Câncer de próstata no Brasil

Você sabia que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens? Além disso, o Instituto Nacional do Câncer estima que 60 mil homens serão afetados pela doença entre 2020 e 2022.

Tendo em vista esse dado preocupante, é importante que o tabu da ida ao urologista seja quebrado, porque o diagnóstico precoce pode trazer menos complicações e aumentam as suas chances de ser curado!

Pensando nisso, o movimento Novembro Azul foi criado para incentivar os homens a se cuidarem e para conscientizar da importância do diagnóstico precoce da doença. Além disso, o movimento também foca na prevenção do câncer de próstata.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e se localiza na saída da bexiga. Ela produz a maior parte do sêmen e concentra as substâncias necessárias para que os espermatozoides sobrevivam.

Como se desenvolve o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tema muito importante e não pode ser deixado de lado, visto que é a segunda maior causa de morte entre os homens.

Primeiramente, é importante saber que a próstata passa por uma fase de crescimento e, por consequência, de multiplicação celular. Durante esse processo, uma célula cancerígena pode se formar, se multiplicar e acabar ocupando o espaço de células saudáveis.

Mas antes de dar continuidade, é interessante saber o que é próstata. Após isso, vamos te informar sobre os fatores de risco dessa doença.

Quais são os fatores de risco?

Se você faz parte de algum dos grupos de risco do câncer de próstata, é bom ficar atento e priorizar a sua saúde.

imprevistos-banner-2

Veja alguns fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença:

  • Idade avançada (50 anos ou mais);
  • Histórico familiar;
  • Excesso de gordura corporal.

Se você faz parte de algum grupo de fator de risco, é indispensável que você vá ao médico regularmente para realizar os exames. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, não é?

Como se prevenir contra o câncer de próstata?

Em primeiro lugar, é bom você estar ciente de que não é possível impedir que o homem tenha câncer de próstata, especialmente se fizer parte do grupo de risco. Mas existem algumas práticas que podem ser evitadas a fim de reduzir o risco de desenvolver a doença.

  • Alimentação saudável: incluir frutas, verduras, legumes, grãos e cereais;
  • Ingerir menos gordura;
  • Prática regular de atividade física;
  • Não fumar;
  • Reduzir o consumo de álcool.
  • Medicamentos como: inibidores 5-alfa redutase e ácido acetil salicílico (AAS).

Vale ressaltar que a auto medicação é perigosa e não é recomendada por nenhum profissional da saúde. O ideal mesmo é manter hábitos saudáveis e ir regularmente ao médico como a principal forma de prevenção do câncer de próstata.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Quais são os exames para detectar o câncer de próstata?

Os exames devem ser realizados pelo menos 1 vez por ano a partir dos 50 anos de idade. Porém, se houver histórico familiar, a prevenção já deve iniciar com 45 anos.

Além do exame de toque retal, veja alguns exames que o médico pode solicitar:

  • Dosagem de PSA

Na dosagem de PSA, é feito um exame de sangue comum para avaliar a presença do hormônio PSA.

  • Ultrassonografia

O médico pode solicitar esse exame como forma complementar para avaliar o tamanho da próstata e sua estrutura.

  • Biópsia

Havendo suspeita de alteração na próstata, o médico vai solicitar a biópsia da glândula para confirmar o diagnóstico ou não.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Câncer de próstata não é a única doença perigosa

É importante lembrar que hábitos ruins podem desencadear muitas outras doenças, tais como: problemas cardiovasculares, obesidade, gastrite, desnutrição, anemia nutricional e muitas outras.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Assinar nosso newsletter é rápido e fácil. Com isso, você receberá conteúdos gratuitamente e ficará por dentro de tudo para ter uma melhor qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *