Biópsia liquida é pouca invasiva e veio para ficar: saiba mais

A biópsia é um procedimento cirúrgico, bastante utilizado por oncologistas para analisar e verificar amostras de tecidos e células tumorais para identificar e diagnosticar câncer em seus pacientes. Existem vários tipos desse procedimento, como a cirúrgica, biópsia líquida, a Paaf (agulha fina), a core biópsia (fragmento) e a biópsia a vácuo.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Cada uma delas é indicada para analisar o caso ou lesão. No entanto, no Brasil a mais usual é a cirúrgica. Há pouco tempo, começou a ser utilizada por nosso médicos a biópsia líquida.

Confira abaixo tudo sobre esse exame!

Biópsia líquida

O tumor é, geralmente, vascularizado. Por isso, quando as células morrem por causa do câncer, podem se soltar do tumor e vagar pela corrente sanguínea. Isso foi descoberto desde 1948.

Ao ficarem soltas no sangue, essas células podem infectar e matar outras partes do corpo. Por isso, cerca de 8ml retirados do paciente podem ser cruciais para identificá-las.

A biópsia líquida, procedimento recente no Brasil, consegue se antecipar à evolução do câncer em até três semanas. Por mudar toda a genética do corpo, as células cancerosas são facilmente identificadas por esse novo exame.

Ela também identifica metástases e detecta mais de 50 tipos de câncer. No Brasil, por enquanto, está sendo usado apenas para identificar câncer no pulmão e colorretal.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Biópsia tradicional x biópsia líquida

Na biópsia tradicional, é retirado um pedaço de células do tumor, para análise e verificação da ocorrência de câncer.

Já na biópsia líquida, é observado o caminho das células cancerosas no corpo, por meio de materiais líquidos, como saliva, plasma e sangue. Por serem heterogêneas, as células cancerosas são melhor observadas nos líquidos internos.

Na tradicional, é necessário internação, equipe médica, anestesia e outras ferramentas e estratégias hospitalares. Já na biópsia líquida, o procedimento é rápido, sem possibilidades de dores e os resultados são mais rápidos que a tradicional.

Além disso, a amostra colhida na biópsia líquida é maior e mostra muito melhor onde ocorrem as mutações no corpo, o que facilita muito no tratamento.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Vantagens

Além de ser menos invasiva para o paciente e ter resultados rápidos e precisos, a biópsia líquida tem muitas possibilidades e aumenta cada vez mais. Muitos médicos pretendem, futuramente, utilizá-la para diagnosticar câncer precocemente, o que pode aumentar bastante as chances de uma cura total.

Atualmente, ela é também utilizada para identificar pacientes com metástase, o que impede que o câncer se expanda por mais áreas do corpo.

Nos Estados Unidos a biópsia líquida tem sido bastante utilizada, principalmente na identificação de pacientes que ainda nem demonstram sintomas. No Brasil, ainda é experimental, mas auxilia nas pesquisa e estudos médicos.

Dessa forma, até mesmo possibilita aos oncologistas a indicação de drogas ainda experimentais, para testar a sua eficiência.

Dessa forma, mais do que detectar o câncer, o que os outros tipos de biópsia já fazem, a biópsia líquida também permite acompanhar a progressão das células cancerosas.

Assim, os tratamentos podem ser feitos de forma mais acertiva, contribuindo para um maior acesso das pessoas à essa biópsia. Por ser nova na medicina, ela ainda só está disponível no particular, não podendo ser utilizada pelos convênios médicos.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Agora que você já sabe tudo sobre a biópsia líquida, que tal continuar conosco? O blog da Cedro está cheio de conteúdo sobre saúde, bem estar e finanças! Assine a newsletter e não perca mais nenhum artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *