Como escolher o obstetra ideal: 5 dicas que farão a diferença!

Certamente, todos já sabem que uma grávida precisa ser acompanhada de perto por um obstetra durante o período da gestação, inclusive no pós-parto. Sendo assim, essa escolha é de extrema importância, pois é essencial que o profissional seja de sua confiança. Mas, afinal, como escolher o obstetra ideal? A Corretora Cedro explica!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Durante este artigo, nós vamos falar um pouco sobre esse acompanhamento com um obstetra: qual é a importância deste profissional, quando você deve buscá-lo e, claro, algumas dicas para que você escolha o melhor obstetra para te acompanhar durante a sua gravidez. Então, vamos lá? Boa leitura!

Quando devo ir ao obstetra?

De antemão, todas as mulheres devem procurar um obstetra quando descobrir a gravidez ou, até mesmo quando deseja engravidar. Isso acontece porque este é o profissional responsável por avaliar a saúde da paciente e analisar, através de exames, a possibilidade de ter um filho(a) e de manter uma gestação.

E qual é o papel do obstetra quando a mulher já está grávida? Neste caso, o profissional vai realizar um acompanhamento médico completo, visando preservar a saúde tanto da mãe quanto do bebê.

Portanto, pense com muito carinho e cuidado quem você vai escolher para ser o seu/sua obstetra durante a sua gestação. Afinal, a escolha de um profissional de sua confiança e que te dê todo suporte necessário fará toda a diferença nesta fase tão especial como a gravidez, pois você vai se sentir tranquila por saber que está em boas mãos.

A importância do obstetra durante o pré-natal

Antes de mais nada, é só a mulher descobrir que está grávida para que a sua agenda de compromissos seja preenchida rapidamente: consultas e exames são apenas alguns itens que fazem parte dessa “maratona médica” que acontece durante a gestação.

O pré-natal consiste no acompanhamento médico que a gestante e o bebê terão durante todo o período da gravidez. O seu principal objetivo é garantir a integridade de mãe e filho no momento do parto, mas também existem outras finalidades, como: identificar doenças presentes no organismo da mãe que possam impactar o desenvolvimento do bebê, detectar problemas no feto, avaliar a placenta e identificar se há o risco de pré-eclâmpsia.

Diante do exposto acima, é indispensável que a mulher grávida seja acompanhada por um médico obstetra. Dessa forma, ela assegura uma gravidez saudável e tranquila, bem como garante um bom parto, pois os riscos de surpresas desagradáveis são mínimos.

Posso mudar de obstetra?

Em primeiro lugar, o ideal mesmo é que a mãe seja acompanhada por um único obstetra durante toda a sua gestação. Mas o que fazer quando não é possível? Talvez essa mudança de obstetra seja mais comum do que a gente pensa e pode ocorrer pelas mais diversas razões: falta de confiança no profissional, divergências nas opiniões, mudança no local de residência e, até mesmo, a contratação de um plano de saúde.

Independente de qual seja o motivo que te leve a querer mudar de obstetra, você precisa saber que realizar essa troca é um direito de qualquer paciente. Contudo, essa mudança de obstetra deve ser feita de forma segura a fim de que não haja prejuízos no acompanhamento da saúde da mãe e do bebê.

Portanto, se você deseja ou quer mudar de obstetra, lembre-se de levar toda a documentação adquirida até o momento: exames realizados, cartão do pré-natal e informações sobre a gestante. Dessa forma, o novo profissional ficará ciente de tudo que ocorreu até aquele instante.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

5 dicas de como escolher o obstetra ideal

Finalmente chegamos à pergunta central deste artigo: como escolher o obstetra ideal para me acompanhar durante a gravidez? Então, pensando em te ajudar e te tranquilizar, trouxemos algumas dicas para que você obtenha sucesso na hora de escolher o obstetra ideal. Confira:

  • Peça indicações: o “boca a boca” ainda é um dos pontos mais confiáveis, porque conhecer a experiência de outras famílias te ajuda a entender como aquele médico trabalha.
  • Pesquise sobre o médico: agora que você já pediu indicações e já tem alguns nomes em mãos, que tal buscar mais referências sobre este profissional? Isso deve ser feito antes mesmo de marcar uma consulta e você pode utilizar todos os recursos possíveis: internet, redes sociais e outros.
  • Verifique a disponibilidade do médico: durante uma fase tão especial e importante como a gravidez, é essencial que você seja acompanhada por um médico que esteja sempre disponível para tirar suas dúvidas ou atender à alguma emergência. E é justamente por esse motivo que pode ser muito prejudicial optar por um médico longe da sua localidade.
  • Busque um médico que “se pareça com você”: não estamos falando de semelhanças físicas, viu? Acontece que é preciso se conectar com o obstetra escolhido para que você se sinta segura o suficiente. Afinal, de nada adianta ser um ótimo profissional se você não se sente confortável.
  • Preço: se você é beneficiária de algum plano de saúde, este é um ponto que menos pesa na hora de escolher o obstetra ideal, pois o próprio convênio te dá todo suporte necessário no que diz respeito aos custos. No entanto, se você busca atendimento em rede particular, você precisa analisar as suas finanças, pois são várias consultas e exames que acontecem no decorrer dos 9 meses.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como escolher o obstetra ideal: para concluir

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

O que você achou deste artigo? Gostou? Considerou útil? Nós, da Corretora Cedro, desejamos que tenha sido um conteúdo que tenha te ajudado de alguma forma. Além de saber como escolher o obstetra ideal, você sabia que é possível adquirir ainda mais conhecimento? Nunca foi tão simples: basta assinar nosso newsletter. É gratuito!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *