Condição crônica: saiba o que é o que fazer

A condição crônica é bastante associada ao fato de não existir cura, ou seja, o paciente vive em constante tratamento até o final da vida. Mas será que é isso mesmo? Você sabe quais são as condições de saúde existentes?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Durante este artigo, você vai poder ficar por dentro de tudo que diz respeito à condição crônica. Ficou interessado e deseja saber mais? É só continuar acompanhando o artigo e prestar atenção em cada informação. Boa leitura!

Quais são as condições de saúde?

Você sabia que condição de saúde vai muito além de doenças? Isso acontece porque, no seu conceito, determinados estados fisiológicos também estão incluídos, tais como: gravidez, acompanhamento de crianças, adolescentes e idosos.

De modo resumido, as condições de saúde são definidas como circunstâncias na saúde de cada indivíduo, podendo acontecer em episódios ou de forma contínua. Além disso, podemos dividí-las em dois grupos. Veja:

  • Condição aguda: de modo geral, as condições agudas apresentam curta duração, em torno de três meses. Como manifestações de doenças transmissíveis de curso curto, podemos citar: dengue, gripe, doenças infecciosas, apendicite e traumas.
  • Condição crônica: a evolução da condição crônica possui um período de duração maior, acima de três meses. Por outro lado, algumas doenças crônicas podem se manifestar de forma permanente, ou seja, para o resto da vida.

O que é condição crônica de saúde?

No tópico anterior, você pôde conhecer um pouco do conceito de condição crônica. Mas você sabia que algumas condições agudas podem se tornar crônicas? Devido a alguns traumas que podem deixar sequelas que perduram por um longo tempo, a incapacidade deixada por elas pode requerer alguns cuidados específicos.

A verdade é que o termo condição crônica não se refere apenas às doenças crônicas, viu? O conceito também engloba:

  • Doenças infecciosas persistentes;
  • Condições relacionadas à maternidade;
  • Distúrbios mentais;
  • Deficiências físicas e estruturais;
  • Doenças bucais;
  • Doenças metabólicas.

O que fazer em caso de condição crônica de saúde?

Em primeiro lugar, um paciente portador de condição crônica deve visitar o seu médico especialista regularmente, a fim de controlar a doença e não permitir que cause danos ao seu organismo.

Com o diagnóstico e prescrição médica do tratamento em mãos, chegou a hora de você fazer a sua parte e cumprir com as recomendações do seu médico. Além disso, outros dois pontos fundamentais para uma melhor qualidade de vida é manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos frequentemente, independente de você ter alguma condição crônica.

E, se o seu médico achar interessante e lhe indicar, também é possível ingerir vitamina A, pois está diretamente relacionada ao sistema imunológico.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Condições crônicas X Doenças crônicas

Como você pôde ler no decorrer deste artigo, as condições crônicas não são, necessariamente, um sinônimo de doenças crônicas. O que acontece é que as condições crônicas incluem outros quadros clínicos além de asma, hipertensão, câncer e doença de Alzheimer.

Lembra das demais situações que fazem parte do grupo das condições crônicas? Então, fique atento, porque vamos citar alguns exemplos para que você compreenda melhor:

  • Doenças infecciosas persistentes: tuberculose, Aids e hanseníase;
  • Deficiências físicas e estruturais (amputação, cegueira, deficiência motora e outras).

Além disso, também a obesidade também é considerada como condição crônica e merece um cuidado todo especial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) a reconhece dessa forma devido a necessidade de tratamento específico e por durar um longo período de tempo.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Condição crônica: receba mais informações

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou do artigo sobre condição crônica e ficou curioso para adquirir ainda mais conhecimento? Saiba que nunca foi tão simples, basta assinar nosso newsletter para receber conteúdos relevantes que serão muito úteis para a sua vida. E, o melhor, é gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *