Exercícios para diástase: dicas de treinos para evitar o problema e corrigir a musculatura

Você sabe o que é diástase? Este artigo vai lhe dizer o que é e como preveni-la através de exercícios para diástase.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

O que é diástase? Por que ela acontece?

A gravidez pode trazer, além da felicidade do nascimento de um bebê, alguns quilos a mais, estrias, celulites, assim como um excesso de pele na parte abdominal.

A diástase ocorre quando os músculos do abdômen se afastam, após a gestação. Geralmente acontece quando o bebê é muito grande, gestação múltipla, ou excesso de líquido amniótico, por exemplo.

O afastamento é normal, pois o corpo está dando espaço para o bebê crescer, porém, em alguns casos, o afastamento é além do normal, rompendo a membrana que liga os dois músculos abdominais, o que acarreta na dificuldade da volta dos músculos ao normal.

Exercícios para diástase

No site da Hotmart consta um programa chamado Receitas para Secar com acesso ao grupo vip de 75.000 alunos, você pode conhecer como funciona neste link.

Antes da gravidez, que é a principal causa da diástase, há como se prevenir deste mal que as mulheres tanto querem fugir. Alguns exercícios físicos podem ajudá-las. Veja alguns:

  • Prancha: Fique de bruços e alinhe os cotovelos e antebraços aos ombros, apoiando-os no chão, e coloque as pontas dos pés no chão, alinhando-as com os cotovelos. Deixe o corpo ereto, e eleve o quadril até a altura dos ombros, contraindo o abdome.Faça 5 séries de 45 segundos, mantendo um intervalos de 20 segundos entre elas;
  • Abdômen infra:Deite de barriga para cima, alinhando a lombar, os ombros e a cabeça ao chão. Estenda os braços ao lado do corpo, e leve o joelho até a cabeça, tirando o quadril do chão, depois, desça lentamente. Faça 3 séries com 10 repetições;
  • Prancha lateral: Fique de lado, com as pernas esticadas e unidas. Apoie o cotovelo e o antebraço no chão, mantendo o cotovelo na direção do ombro, apoiando a outra mão na cintura. Estando na posição, eleve o quadril devagar, mantendo a posição por 30 segundos, contraindo o abdômen. Faça 3 séries com 30 segundos cada;

Os exercícios fazem bem tanto para o corpo quanto para a cabeça, pois os efeitos psicológicos da diástase podem ser mais difíceis de tratar, já que muitas mulheres entram em depressão. Por isso a prevenção é tão importante.

Exercícios para diástase na gestação

Se você não teve como se prevenir, saiba que ainda é tempo, mesmo durante a gravidez. Veja alguns exercícios que a gestante pode praticar.

  • Pilates: Ele fortalece a musculatura das partes inferiores e centrais do corpo, portanto, os músculos abdominais e pélvico, o que vai ajudar na diástase e no parto;
  • Caminhada: Mantém um ritmo de vida mais saudável, principalmente se a gestante levava uma vida sedentária, ajuda no fortalecimento da musculatura;
  • Musculação: Com o aconselhamento do sei médico e de um profissional da área, pode fazer exercícios de baixo impacto e que não forcem a dobradura do tronco.

Exercícios para corrigir a diástase

Mesmo que ocorra a diástase, após a gravidez ainda há como corrigi-la. Veja alguns exercícios para a diástase para serem feitos no pós-parto.

  • Tesoura: Deite no chão, apoiando a lombar, os ombros e a cabeça nele. Eleve as pernas, mantendo os joelhos flexionados em 90 graus. Contraindo o abdômen, desça uma perna de cada vez, sem permitir encostar o pé no chão. Faça 10 vezes com cada perna, alternando-as;
  • Giro de quadril alternado: Na mesma posição inicial que a anterior, com os joelhos flexionados 90 graus, gire-os, juntos, para um lado e depois para o outro, devagar, e com o abdômen contraído. Faça por 20 vezes, alternando os lados.
  • Ponte elevando pernas: Ainda com a posição inicial dos exercícios anteriores, eleve o quadril, travando os glúteos e o abdômen. Tire uma perna do chão, esticada, elevando-a e voltado. Faça 10 repetições por perna.

Atenção, estes exercícios são apenas exemplos. Não faça sem acompanhamento. Os exercícios devem ser acompanhados por um profissional da área e por seu médico, que lhe dirá os exercícios mais indicados e vai tirar suas dúvidas, por exemplo, sobre como se exercitar enquanto ainda amamenta.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades, para o seu bem estar, e o seu bem estar da sua família. Confira conteúdos sobre saúde, e também artigos respondendo dúvidas como por exemplo “O Plano de Saúde aceita União Estável?” entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *