Plano de saúde cobre cirurgia de fimose: saiba mais sobre o procedimento

A verdade é que muitos homens ainda insistem em negligenciar os cuidados com a saúde e só decidem ir ao médico quando realmente precisam e, em alguns casos, depois de muita insistência de pessoas próximas. E, quando o problema ocorre na região íntima do corpo, ou seja, os órgãos genitais, a tendência é que haja ainda mais resistência: é o caso da fimose. Além disso, ainda tem o agravante se o plano de saúde cobre cirurgia de fimose.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

É comum ter dúvida se o plano de saúde cobre cirurgia de fimose. Por isso, nós vamos responder a sua pergunta e explicar o que é fimose, os benefícios da cirurgia e a diferença entre realizar a cirurgia pelo plano de saúde e pelo SUS.

Neste artigo, nós vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a fimose: causas, sintomas e tratamento. Além disso, ainda te explicaremos mais sobre como funciona a cirurgia de fimose, quais são as complicações, cuidados que devem ser mantidos e muito mais. Então, se você ficou interessado pelo assunto deste conteúdo, continue lendo o texto. Boa leitura!

O que é a fimose?

De antemão, a fimose é quando o prepúcio (pele que recobre o pênis) forma um anel fibroso que não se retrai. Ou seja, não é possível que a glande (cabeça do pênis) seja exposta.

Essa condição é comum em bebês, porém deve desaparecer naturalmente ao longo dos anos. Mas em alguns casos essa situação permanece, sendo necessário tratamento ou cirurgia para remoção do prepúcio.

No caso da fimose em adultos, ela pode causar câncer de pênis e problemas no desempenho sexual. Então, é de suma importância que o homem busque ajuda médica para tratar o quanto antes e, assim, obter uma melhor qualidade de vida.

Tipos e causas da fimose

Existem dois tipos de fimose, a fisiológica e a secundária.

  • Fimose fisiológica: esta condição acontece desde o nascimento, ou seja, ocorre nos primeiros meses ou anos de vida. A boa notícia é que é transitória e a tendência é que aconteça uma resolução espontânea. Neste caso, é considerada normal e não traz grandes preocupações. Ela acontece por meio de uma aderência entre normal entre as camadas internas do prepúcio e a glande.
  • Fimose secundária: ocorre após uma infecção ou traumatismo no local, portanto pode acontecer em qualquer fase da vida e não apenas na infância ou adolescência. Geralmente, os médicos diagnosticam a fimose secundária quando a criança continua incapaz de expor a glande, mesmo com o passar do tempo. Nesta situação, o tratamento é fundamental e extremamente necessário. No caso da fimose secundária, uma das principais causas é a falta de higiene no pênis que, por sua vez, proporciona o acúmulo de suor, bactérias e sujeiras, tornando o ambiente perfeito para infecções e uma inflamação chamada de balanite.

Graus de fimose

Você sabia que a fimose masculina é dividida em graus de acordo com a quantidade de glande exposta? Pois é! Os graus da fimose são:

  • 1: a retração é completa, não há estreitamento atrás da glande e podem existir aderências balanoprepuciais; 
  • 2: retração completa e há o estreitamento atrás da glande;
  • 3: a exposição da glande ocorre de forma parcial;
  • 4: a retração do prepúcio é bastante reduzida, quase não é possível expor a glande;
  • 5: forma mais grave da fimose, onde não há nenhuma retração prepucial.

Quais são os sintomas da fimose?

Antes de mais nada, o sintoma mais frequente é a incapacidade de expor a glande de forma completa, limitando a qualidade da higiene íntima. No caso das crianças, elas podem sofrer com dificuldades na micção ou, o também conhecido balão miccional. 

De modo geral, os principais sintomas da fimose são:

  • Dor na retração ou ereção do pênis;
  • Secreções com mau cheiro;
  • Inchaço;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Assaduras e cicatrizes;
  • Dificuldade ao urinar;
  • Sangramento.

Fimose feminina: isso existe?

Sim, mulheres também podem ter fimose. É muito raro, mas os pequenos lábios da região pélvica feminina podem se aderir e cobrir a entrada da vagina. Nesses casos, é sempre necessário o tratamento com pomadas e em algumas situações, cirurgia.

Fimose X Aderência: qual é a diferença?

Em primeiro lugar, a aderência é uma condição comumente confundida com a fimose, mas é importante saber que não são iguais e nós vamos te explicar a diferença entre elas agora!

A aderência é como se fosse uma cola na pele, ficando grudada na cabeça do pênis (a glande). Contudo, esta aderência tende a ceder de forma espontânea, dispensando a necessidade de procedimentos cirúrgicos para tratá-la.

Por outro lado, a fimose ocorre quando a pele aperta e impede que a glande seja exposta, não estando grudada à ela.

Quais são as complicações da fimose?

De antemão, é fundamental realizar o tratamento adequado assim que o médico diagnosticar o seu quadro. Caso contrário, a fimose pode predispor o homem a algumas complicações, tais como:

  • Infecções urinárias (ITU): a fimose modifica e favorece a intensificação da colonização bacteriana balanoprepucial.
  • HPV e cranco do colo uterino: alguns autores afirmam que a circuncisão reduz o risco de infecção pelo HPV nas mulheres.
  • Infecções Sexualmente Transmissíveis: a probabilidade de homens não circuncidados contraírem doenças sexualmente transmissíveis é maior.
  • Carcinoma de pênis: a fimose é considerada como um grande fator de risco para o desenvolvimento do cancro de pênis que, provavelmente, acontece devido a uma deficiência na higiene do pênis.
  • Parafimose: quando há um anel prepucial apertado, a probabilidade de uma parafimose se formar aumenta. Isso acontece quando a zona de aperto fica retraída atrás da glande e começa a ficar inflamada.

Como ocorre o diagnóstico da fimose?

Em primeiro lugar, é indispensável que você marque uma consulta com um médico urologista, pois este é o profissional responsável por fazer uma avaliação clínica. No caso das crianças, o pediatra pode fazer este diagnóstico.

Durante a consulta com o urologista, um bom exame físico já é suficiente para saber se o indivíduo possui fimose ou não e determinar se é primária ou secundária.

A primeira verificação é feita ainda no bebê recém-nascido, mas vale lembrar que faz parte das consultas com o pediatra até os 5 anos de idade. Já no caso da fimose secundária, o próprio homem é capaz de observar se há alguma dificuldade em retrair a pele. Em caso positivo, o próximo passo é buscar um médico urologista para fazer uma melhor avaliação e indicar a melhor forma de tratamento.

Como tratar a fimose?

Como dito anteriormente, a fimose fisiológica tende a evoluir para a resolução de forma natural e espontânea. Por outro lado, quando a fimose é secundária, existem algumas formas de tratamento. Veja quais são:

  • Pomadas à base de corticoides: as propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antibióticas contribuem para que a pele deslize sobre a glande.
  • Exercício de retração: é indicado para meninos de até 5 anos de idade. Este tipo de tratamento visa soltar a pele aos poucos e deve ser realizado de forma que não cause muito esforço ou dor.
  • Cirurgia: é realizada quando as outras formas de tratamento não surte efeito. Neste caso, tanto pode ser feita a retirada completa de pele que recobre a glande quanto é possível fazer pequenos cortes que permitam a retirada da glande. 

Além de retirar a pele, ainda é possível que o médico realize um corte para liberar o freio curto do pênis.

Tudo que você precisa saber sobre cirurgia de fimose

De antemão, o objetivo da cirurgia de fimose (também conhecida por postectomia) é retirar o excesso de pele do prepúcio do pênis. Vale ressaltar que a cirurgia só é indicada quando as outras formas de tratamento não apresentam resultados positivos.

No que diz respeito à anestesia, tanto pode ser geral quanto local . De toda forma, trata-se de um procedimento cirúrgico simples e seguro.

Quando a cirurgia de fimose é necessária?

Como visto anteriormente, a cirurgia de fimose é indicada quando o paciente não alcança resultados satisfatórios com os outros tipos de tratamento. Mas não é apenas isso, então fique atenta às próximas informações!

No caso da fimose fisiológica, a cirurgia pode ser recomendada quando não há resultado positivo com o exercício de ginástica prepucial associada a infecções urinárias, alterações na micção, esvaziamento incompleto e balanopostites.

Com relação à fimose patológica, a cirurgia é comumente indicada, pois se trata de um caso que raramente a terapia médica surte o efeito desejado.

Benefícios da cirurgia de fimose

A cirurgia de fimose consiste na remoção da pele que recobre a cabeça do pênis. O procedimento traz uma série de benefícios, tais quais:

  • Diminui o índice de infecções urinárias;
  • Elimina a dor durante uma ereção ou relação sexual;
  • Diminui o risco de contração de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Reduz o risco de câncer de pênis.

Apenas um médico urologista pode diagnosticar a fimose e avaliar a necessidade da cirurgia. Pois, às vezes é possível tratar a fimose apenas com pomadas e exercícios para soltar o prepúcio.

Uma vez que a fimose pode causar desconforto durante uma relação sexual e até mesmo afetar a autoestima, quanto antes é feito o diagnóstico e o tratamento ou cirurgia, melhor.

Como é a recuperação da cirurgia de fimose?

Antes de mais nada, todo procedimento cirúrgico necessita de alguns cuidados especiais durante o período de recuperação e com a postectomia não seria diferente. No entanto, não há motivo para desespero, porque a tendência é que o paciente se recupere rapidamente.

Com 8 dias após a realização da cirurgia ainda é possível sentir algum desconforto ou sangramento decorrente de ereções durante o período do sono, mas a partir do décimo dia já não há dor ou sangramento.

Além disso, é provável que o médico recomende a troca de curativo logo no dia seguinte pela manhã. Para isso, basta retirar a gaze cuidadosamente e lavar o local com água e sabão. A pomada só deve ser aplicada ao final da higienização e, após isso, é preciso cobrir com uma gaze esterilizada.

Os pontos costumam ser retirados no oitavo dia. E, para garantir uma melhor recuperação, é indispensável que o paciente mantenha os cuidados a seguir:

  • Evitar esforços durante os três primeiros dias;
  • Ficar em repouso;
  • Aplicar uma compressa gelada para reduzir o inchaço e dor;
  • Seguir rigorosamente a prescrição do médico e tomar os medicamentos nos horários corretos;
  • Para pacientes com vida sexual ativa, é recomendado não ter relações sexuais por 1 mês após a cirurgia.

A cirurgia de fimose pode trazer complicações?

Apesar de ser considerado raro quando o procedimento é realizado em ambiente hospitalar, os riscos de complicações para a saúde do paciente existem. Veja quais são:

  • Infecção;
  • Sangramento;
  • Estreitamento do meato uretral;
  • Assimetria prepucial;
  • Retirada insuficiente ou excessiva do prepúcio;
  • Necessidade de uma nova cirurgia.

Qualquer plano de saúde cobre cirurgia de fimose?

Sim! A cirurgia de fimose está listada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, portanto, todos os exames e tratamentos necessários para fimose possuem cobertura obrigatória pelos planos brasileiros.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Plano de saúde vs SUS

É possível realizar a cirurgia de fimose pelo SUS, caso indicado por um médico. Entretanto, para fazer a cirurgia pelo SUS é necessário entrar em uma fila de espera. O tempo de espera pode ser longo, afetando negativamente a qualidade de vida do paciente. Afinal, como já foi dito neste artigo, quanto antes for feito o diagnóstico e o tratamento ou cirurgia, menos o paciente sofrerá com a doença.

O plano de saúde cobre cirurgia de fimose, por isso é a melhor opção! Afinal, o paciente não precisa enfrentar uma fila de espera e pode ter uma melhor qualidade de vida o quanto antes.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Saiba mais e mantenha uma boa condição de saúde!

Neste artigo, foi possível adquirir muito conhecimento sobre a fimose, as formas de tratamento existentes e, inclusive, se o plano de saúde cobre cirurgia de fimose. Indo além, nós te informamos sobre todas as informações que você precisa saber sobre o procedimento cirúrgico em si, tais como os cuidados com a recuperação e como ela é feita.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou dessa informação? Assine nossa newsletter para receber em seu e-mail mais conteúdo relevante para a sua saúde e da sua família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *