TDAH: saiba mais sobre sintomas e se é possível tratar pelo plano de saúde

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, TDAH, é uma alteração no neurodesenvolvimento. No entanto, mesmo o termo sendo conhecido pela população, ainda existem pessoas que não conhecem a fundo sobre essa disfunção.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Crianças e adolescentes são os mais atingidos por essa alteração. Por isso, o tratamento é diário e eles necessitam de bastante atenção. É importante lembrar também que esse tipo de transtorno não significa que todos possuem a hiperatividade. Porém, a principal regra é a desatenção.

Para esclarecer melhor sobre o que é TDAH, preparamos esse artigo. Portanto, continue acompanhando para saber sobre os seus principais sintomas e o tratamento. Boa leitura!

O que é TDAH?

O TDAH é uma síndrome com raízes genéticas bem relevantes. Afinal, o déficit de atenção está relacionado com a regulação de um conjunto de funções do cérebro e com comportamentos referentes a ele.

Portanto, esse é um transtorno hereditário. Isso quer dizer que uma criança que possui TDAH herdou isso do seu pai ou da mãe. Além disso, há fatores ambientais que contribuem para que o bebê adquira essa alteração. São eles:

  • Nascimento com baixo peso;
  • Prematuros;
  • Mãe fumante durante a gravidez;
  • Uso de drogas ou álcool no período da gestação.

Sendo assim, é importante que a mãe tenha muito cuidado durante a sua gravidez e tenha um rigoroso acompanhamento médico.

Essa é uma síndrome que pode ser classificada em três tipos:

  • TDAH com predomínio em sintomas de desatenção;
  • com predominância de sintomas de hiperatividade;
  • TDAH combinado.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Quais são os principais sintomas do TDAH?

O TDAH é um distúrbio que afeta entre 3% a 5% das crianças em idade escolar, sendo que a incidência maior é entre os meninos. Os principais sintomas desse transtorno são:

  • Desatenção;
  • Hiperatividade;
  • Comportamento impulsivo;
  • Reflexos negativos ao convívio social e familiar;
  • Baixo desenvolvimento escolar;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cometer erros por absoluto descuido;
  • Distração com facilidade;
  • Esquecimento das atividades ou de onde colocam seus pertences.

Quando a hiperatividade prevalece, os portadores do distúrbio são bastante inquietos, agitados e falam demais.

Portanto, atividades mais calmas não são as mais atrativas para eles e manter o silêncio durante a realização de trabalhos ou brincadeiras é quase um sacrifício.

Há pacientes que manifestam essa alteração na fase da adolescência ou adulta. Porém, os sinais de hiperatividade são mais baixos, mas outras dificuldades são notáveis como, por exemplo, o esquecimento ou impaciência. Além disso, os reflexos negativos sobre a autoestima se destacam.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como é feito o diagnóstico e o tratamento do TDAH?

Os sinais do TDAH, normalmente, se manifestam na infância e o diagnóstico é sempre realizado por um médico. A criança começa a manifestar os sintomas antes do sete anos de idade em, pelo menos, dois ambientes diferentes como escola e casa. É necessária a observação deles por, em média, seis meses.

Os pais começam a ter essa percepção dos filhos quando eles entram para a escola. Mas vale ressaltar que os sinais de TDAH estão presentes desde o nascimento.

Normalmente, os professores quem alertam os responsáveis sobre o possível distúrbio. É importante que eles levem a criança a um profissional para que o diagnóstico seja feito corretamente.

O tratamento varia de acordo com o tipo de TDAH e em que fase ele se encontra. No entanto, basicamente, se resume em psicoterapia e a prescrição do uso de um medicamento psicoestimulante. Dependendo do estágio, há a recomendação médica para o uso de antidepressivos.

Realizar o tratamento do TDAH com um profissional é extremamente importante. Porém, quanto mais cedo o paciente iniciar, melhor será para a sua saúde mental.

Essa disfunção pode ser tratada por planos de saúde.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou desse conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba mais artigos como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *