5 fatores sobre dieta cetogênica que você precisa saber

Já ouviu falar em “dieta cetogênica”? Indicada principalmente para quem deseja perder peso, essa modalidade alimentar também pode trazer benefícios relevantes para pessoas que apresentam determinadas condições de saúde.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Quando o assunto é restrição no cardápio, no entanto, sempre vale lembrar da importância do acompanhamento profissional, do conhecimento das contraindicações, do papel indispensável dos exercícios físicos e, acima de tudo, da manutenção de uma vida saudável.

Com isso em mente, listamos 5 fatores que você precisa saber sobre a dieta cetogênica, seu funcionamento e como apostar na técnica com segurança. Confira!

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Afinal, o que é dieta cetogênica?

A dieta é assim nomeada devido ao processo de cetose, que consiste na indução da queima de gordura através de uma redução drástica no consumo de carboidratos. Dessa forma, quem aposta no método minimiza esses nutrientes no dia a dia e faz com que o organismo busque outras fontes de combustível para ganhar energia (em especial a gordura).

É interessante acrescentar que, ainda que a dieta tenha na perda de peso seu principal objetivo, muitos especialistas defendem seus benefícios para quadros de epilepsia e mesmo para o tratamento do câncer.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Dieta cetogênica: 5 coisas que você precisa saber sobre dieta cetogênica

1- A dieta privilegia o consumo de gorduras e proteínas

Dentre os alimentos permitidos na dieta cetogênica, estão as carnes vermelhas, azeite de oliva, peixes, frango, oleaginosas (como amêndoas e castanhas), requeijão, manteiga, verduras em geral e leguminosas (incluindo feijão e lentilha). Abacate e coco – que contam com alto teor de gordura – também estão liberados!

No campo das bebidas, é permitido beber água, café e chá não adoçado.

2- Produtos processados e carboidratos devem ficar fora do cardápio

Nada de arroz, pães brancos, massas, doces, farinhas e amidos. O consumo deve privilegiar os alimentos naturais (evitando embutidos e processados) e evitar também tubérculos como inhame, batata, mandioca e cenoura. Bebidas alcoólicas e sucos são outros itens que devem ser eliminados.

3- Existem contraindicações para o método

Não, nem todo mundo pode apostar na dieta cetogênica com segurança. Os grupos de risco incluem:

  • pessoas acima de 65 anos;

  • mulheres grávidas ou amamentando;

  • crianças e adolescentes;

  • diabéticos;

  • indivíduos com histórico de doenças nos rins, fígado e problemas cardiovasculares;

  • pessoas que fazem uso de medicamentos compostos por cortisona;

  • pessoas com pedra na vesícula.

4- A dieta deve ser acompanhada por um profissional

Além de possuir restrições, como conferimos acima, a dieta cetogênica também pode trazer efeitos colaterais significativos, incluindo a alta no colesterol e a hipoglicemia. Por isso, é fundamental buscar o acompanhamento profissional de um nutricionista.

Com o checkup médico e a avaliação nutricional completa em dia, você poderá saber se é um candidato seguro para o método alimentar.

5- O emagrecimento proporcionado é rápido

Como o consumo de carboidratos é drasticamente reduzido, o organismo de quem aposta na dieta perde sua maior fonte de energia e precisa buscar outras alternativas para o processo (em especial o glicogênio, uma reserva energética muscular e hepática). Essa nova configuração, de fato, proporciona uma rápida perda de peso.

Diante dos resultados, a tendência é que a pessoa se mantenha motivada e prossiga firme no cardápio cetogênico, futuramente desenvolvendo uma saudável reeducação alimentar.

E então, gostou do conteúdo? Esperamos que você tenha esclarecido suas dúvidas sobre dieta cetogênica! A Cedro Corretora de Seguros acredita na importância de levar esse conhecimento a quem mais precisa e está ao seu lado na busca por mais saúde e bem-estar.

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Assine agora nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *