Andropausa: o que é, sintomas e como lidar?

Com o passar da idade, nosso organismo apresenta mudanças fisiológicas naturais que podem trazer algum desconforto. É o caso da menopausa nas mulheres, que marca a interrupção da menstruação e a redução na produção de hormônios. Mas e quanto à andropausa? Você sabia que os homens atravessam uma fase semelhante?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

A seguir, saiba mais sobre essa etapa da vida masculina e esclareça suas dúvidas sobre sintomas e possíveis tratamentos!

O que é andropausa?

A andropausa, também conhecida como “menopausa masculina”, é a fase marcada pela redução do hormônio testosterona na corrente sanguínea. Geralmente atinge homens dos 40 aos 55 anos.

Vale destacar que, ao contrário do que ocorre com as mulheres, a andropausa não leva à interrupção da condição reprodutora (ou seja, não cessa a produção de esperma). No entanto, ela pode vir acompanhada de sintomas desagradáveis que afetam a qualidade de vida.

É interessante lembrar, ainda, uma outra diferença significativa em relação à menopausa: a andropausa pode se estender por muitos anos, não sendo uma fase que “se inicia e termina” em um determinado período de tempo.

Andropausa e queda da testosterona

Produzida nos testículos e nas glândulas suprarrenais, a testosterona é a responsável por conferir características tipicamente masculinas aos homens, tais como pelos no corpo, musculatura, voz grave e também a fertilidade.

Como vimos, a andropausa é definida pela queda desse hormônio, que ocorre naturalmente mas de maneira lenta com o avançar da idade. Ainda assim, mesmo com níveis mais baixos, sua taxa no sangue podem ser considerados dentro da normalidade em muitos homens.

O envelhecimento, no entanto, não é a única causa da queda da testosterona: alterações endócrinas, estresse, sedentarismo, obesidade e depressão podem provocar a andropausa.

Sintomas da andropausa

Aqui, é importante sinalizar que nem todos os homens apresentam os sintomas típicos da andropausa. Os sinais aparecem somente naqueles que contam com uma redução mais significativa dos seus níveis hormonais. Ainda assim, as manifestações são menos expressivas do que nas mulheres.

De toda forma, os sintomas podem aparecer e devem ser devidamente valorizados. Confira os principais:

  • fadiga e sensação de perda de energia;

  • diminuição ou perda da libido;

  • disfunção erétil;

  • perda de massa muscular e óssea;

  • alterações de humor e mudanças no padrão de sono;

  • aumento da gordura corporal;

  • perda de pelos do corpo.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Tratamento

Para os homens que sofrem com os sintomas dessa fase, a boa notícia é que buscar ajuda é fácil e efetivo. A recomendação é procurar um médico endocrinologista, que poderá identificar o problema de acordo com as dosagens sanguíneas e prescrever o tratamento adequado.

A reposição hormonal costuma ser bastante eficiente (com a aplicação de testosterona via adesivos ou injeções). Há também a terapia através de medicamentos, que estimula a produção do hormônio no organismo.

Por fim, é fundamental reforçar que a manutenção de um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, também é valiosa para aliviar os sintomas da andropausa e prevenir as doenças associadas à queda da testosterona.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Como lidar com a andropausa?

É preciso ter em mente que a andropausa é um processo absolutamente natural na vida do homem, mas que merece cuidados e acompanhamento. Com hábitos saudáveis e o apoio de um médico especializado, quaisquer incômodos podem ser superados sem grandes dificuldades. Investir em saúde e bem-estar sempre vale a pena!

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

E então, gostou de saber mais sobre a andropausa? Para ficar por dentro de mais conteúdos relevantes para sua qualidade de vida (e a de quem você ama), assine nossa newsletter e receba as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *