Crise de labirintite: o que fazer e como conviver?

Você já ouviu falar em labirintite, certo? Provavelmente sim, mas o que ninguém te conta é como proceder diante de uma crise de labirintite e como conviver com isso, porque não deve ser nada fácil. Mas fica tranquilo(a), porque a Corretora Cedro chegou para te ajudar!

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Durante este artigo, você vai conseguir perceber quando está em uma crise de labirintite, o que fazer e como conviver com essa doença. Além disso, ainda vamos te apresentar a chamada labirintite emocional. E aí, ficou curioso para saber mais? É só continuar acompanhando o artigo. Boa leitura!

Crise de labirintite: quais são os sintomas?

Apesar de ser uma doença relativamente comum, a labirintite ainda não é muito comentada. Em outras palavras, as pessoas ainda não tem tanto conhecimento sobre essa doença e tampouco conseguem distinguir os sinais de uma crise.

Antes de mais nada, labirintite é uma doença do ouvido interno e consiste em uma inflamação do labirinto, o qual é responsável pela audição e percepção do corpo, sobretudo pelo equilíbrio. Além disso, existem dois tipos de labirintite: viral ou bacteriana ou emocional.

Sabe aquela tontura associada àquela sensação que as coisas estão rodando? Pois é, são apenas dois dos sintomas mais comuns de uma crise de labirintite. A seguir, confira outros sinais:

  • Vertigens;
  • Desequilíbrio;
  • Náuseas e vômito;
  • Zumbido no ouvido;
  • Suor excessivo;
  • Perda da audição;
  • Cabeça zonza;
  • Dor de cabeça.

Após o início da inflamação, os sintomas começam em 3 ou 4 dias. No que diz respeito à sua duração, pode ser desde minutos até dias, isso vai depender da causa da doença. Por outro lado, se a condição se encontra na fase aguda, os sinais podem surgir de repente.

Devido aos sintomas também serem comuns à outras doenças, o diagnóstico da labirintite se torna difícil. Por isso é tão importante que você busque ajuda médica assim que perceber alguns dos sinais mencionados acima.

Labirintite emocional

De antemão, a labirintite pode ser causada por vários motivos, sendo a alteração emocional um deles. Para exemplificar melhor, o excesso de estresse, depressão e ansiedade podem gerar uma inflamação dos nervos do labirinto.

Com relação aos sintomas da labirintite emocional, podemos dizer que são semelhantes aos citados no tópico anterior. Os principais sinais são: náuseas, tonturas, dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição, zumbidos e sensação de ouvido entupido.

De modo geral, estes sintomas aparecem como consequência de uma forte crise emocional na vida do indivíduo, como: perda de emprego, síndrome do pânico, falecimento de um ente querido, excesso de estresse, cobranças no trabalho ou estudos e outros.

No que diz respeito ao tratamento da labirintite emocional, um dos pilares é a psicoterapia, porque vai auxiliar na identificação da causa principal. Pode ser feita apenas para fortalecer o emocional da pessoa, mas também estar associada ao uso de medicamentos em casos mais severos.

O que fazer quando se tem uma crise de labirintite?

Primeiramente, sofrer uma crise de labirintite é algo extremamente incômodo e desconfortável. Afinal, ninguém gosta de sentir tontura ou aquela sensação de que tudo ao seu redor está girando. Pensando nisso, decidimos trazer um tópico específico sobre como proceder diante de uma crise de labirintite. Vamos lá?

Quando você perceber que está tendo uma crise de labirintite, é recomendado que você faça o seguinte: vá para um lugar arejado, fique sentado de olhos abertos e mantenha o olhar para um ponto fixo na parede. Além disso, evite deitar para que o quadro de tonturas não se agrave.

Se alguém ao seu lado está tendo em meio a uma crise e deseja ajudá-lo, nunca ofereça medicamentos ou alimentos/bebidas estimulantes. A recomendação acima segue a mesma: mantenha o indivíduo sentado.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

Como conviver com a labirintite?

Algumas pessoas sofrem com crises de labirintite frequentemente, então, se faz necessário aprender a conviver com esta doença. O ponto chave é a mudança no seu estilo de vida e nós vamos dar algumas dicas para te auxiliar neste processo. Dá uma olhada:

  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas álcoolicas;
  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Aumentar a ingestão de água;
  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Não ficar sem comer por muito tempo;
  • Fazer atividades que te façam bem;
  • Evitar sucos de fruta industrializados;
  • O repouso é importante, mas você não deve abusar.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Crise de labirintite: saiba mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou de saber um pouco mais sobre crise de labirintite? Esperamos que sim! Indo além, nós queríamos te aconselhar a assinar nosso newsletter. Dessa forma, você adquire ainda mais conhecimento e fica por dentro de vários assuntos relevantes e que vão contribuir para que você aumente a sua qualidade de vida!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *