Escleroterapia pela Unimed: como tratar varizes pelo plano de saúde

Você sabia que, aproximadamente, 30% da população mundial têm varizes? Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as mulheres são mais afetadas do que os homens: 70% e 30%, respectivamente. Mas será que é possível tratar com escleroterapia pela Unimed?

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

As varizes não trazem apenas problemas estéticos e podem causar queimação, fadiga e outros sintomas que diminuem o bem estar do indivíduo afetado. Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre escleroterapia e a importância de cuidar das varizes.

Vamos começar? Então, não perca nenhuma informação e tenha uma boa leitura!

 O que é escleroterapia e para que serve?

Antes de tudo, vamos ao conceito de varizes: veias anormais, superficiais, tortuosas ou alongadas e que caracterizam uma alteração na circulação venosa. As principais queixas dos pacientes estão relacionadas aos sintomas: dor do tipo queimação, fadiga, sensação de peso nas pernas e inchaço.

Mas, afinal, o que é escleroterapia? Esse procedimento é realizado pelo médico angiologista e é indicado para diminuir ou eliminar as veias. Geralmente, é feita através da aplicação de uma substância e, por isso, pode ser chamada de “aplicação para varizes”.

Existem 3 tipos de escleroterapia, são eles:

  1. Com glicoce: essa técnica é utilizada para tratar vasinhos e pequenas varizes. Neste caso, é aplicada uma injeção de glicose diretamente na veia, provocando irritação e inflamação do vaso, resultando em fechá-lo.
  2. Laser: a escleroterapia laser é bastante usada para eliminar os vasinhos localizados no rosto, pernas e troncos. Aqui, um pequeno laser é utilizado para elevar a temperatura do vaso e causar sua destruição.
  3. Com espuma: é mais utilizado em varizes mais grossas. Na escleroterapia com espuma, o médico aplica uma injeção de espuma de dióxido de carbono, ocasionando uma irritação na variz e desenvolvendo cicatriz.

O tratamento de varizes é coberto pelo plano de saúde?

Agora que você já sabe como funciona o tratamento de varizes, você precisa saber se o plano de saúde cobre. Afinal, será que é possível escleroterapia pela Unimed?

A boa notícia é que os convênios médicos oferecem cobertura para o tratamento e para a prevenção das varizes. Contudo, é válido ressaltar que é indispensável procurar um profissional especializado para avaliar o seu caso e indicar a melhor forma de tratá-las.

Escleroterapia pela Unimed: perguntas frequentes

Por ser um assunto de saúde, nós separamos este tópico para responder às principais dúvidas sobre escleroterapia e você entender melhor sobre o assunto. Acompanhe:

  • Quantas sessões são necessárias?

Em primeiro lugar, o número de sessões vai depender de cada caso. Alguns casos podem precisar apenas de uma, já outras pessoas podem necessitar de mais. Apenas um médico pode avaliar o seu caso e definir o número de sessões.

  • É possível fazer escleroterapia pelo SUS?

Você sabia que, desde 2018, já é possível fazer escleroterapia pelo SUS? Para isso, você deve se consultar com um médico no posto de saúde, fazer exames para avaliar a sua saúde de modo geral e, por fim, entrar na fila de espera para a realização do procedimento.

  • Posso sofrer com efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais da escleroterapia podem ser: formação de pequenas bolhas no local, queimação após a injeção, manchas escuras, hematomas e inchaços. Entretanto, a tendência é que esses sintomas desapareçam espontaneamente.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

A importância de cuidar das varizes

A verdade é que as varizes indicam não só um problema estético, mas também de circulação do sangue no organismo. Logo, é essencial manter os cuidados necessários.

Agora, confira algumas dicas que separamos para te ajudar a evitá-las. Confira:

  • Evite o ganho excessivo de peso;
  • Não fique muito tempo em pé ou sentado;
  • Faça exercícios físicos com supervisão médica;
  • Não fumar;
  • Manter uma dieta rica em fibras para auxiliar o trânsito intestinal;
  • Não use cintas abdominais muito apertadas.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Escleroterapia pela Unimed: para saber mais

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou de ler este artigo sobre escleroterapia pela Unimed? Sim? Então, não perca mais tempo e assine nosso newsletter para ter acesso a mais conteúdos extremamente úteis para a sua vida como um todo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *